quinta-feira, 16 de junho de 2005

Contudo, me sinto mal.

Eu poderia dizer que avisei.

Poderia comemorar os efeitos da crise sobre a eleição de 2006. Poderia, até, escrever com alguma ironia.

Contudo, me sinto mal.

Esta sensação estranha começou na última terça-feira à noite quando, comentando o mensalão com o filho de uma amiga, percebi que ele não lembrava do processo de impeachment do Collor. Olhei para aquele garotão de 18 e me dei conta de que já se vão 13 anos desde o ocorrido.

Meu primeiro sentimento foi de vergonha. Imensa vergonha. Naquela tarde, a televisão evidenciara que Brasília acolhe gente da pior espécie...Ainda...E exatamente como há treze anos.

Reflexo contínuo, fiquei aguardando a justificada reprimenda do garotão. Ela viria, segundo imaginei, em tom de brincadeira. Mas seria, antes de tudo, uma cobrança a respeito do quê nós, adultos, estivemos fazendo na última década.

Pois a reprimenda não veio - não sei se pela boa educação que ele recebeu da mãe...ou se pela péssima formação que recebeu na escola. E eu me senti pior ainda.

Uma visão histórica curtinha basta para concluir que não tomamos vergonha na cara.

Continuamos votando em porcos. Seguimos chafurdando na lama.

Nenhum comentário: