quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Pacotes

Enquanto estive às voltas com fitas e presentes, Osmar Serraglio entregou seu pacotão ao Brasil.

Nada que a gente já não soubesse: o relator da CPI dos Correios atesta que houve mensalão - quiçá um "semanadão" - e que é provável que tenha sido pago com dinheiro público advindo, principalmente, do Banco do Brasil, dos Correios, e da Eletronorte. O documento apresentado por Serraglio também confirma que há uma evidente conexão de datas entre os saques dos mensaleiros e as votações que eram do interesse do governo. Outro ponto que parece comprovado, é o pagamento para a migração de parlamentares a partidos da base governista.

Indigesto para o governo Lula e o PT, o pacote de Serraglio bate de frente com a cassação de Roberto Jefferson e a recente absolvição de Romeu Queiroz. Obviamente, ele reforça o acerto do congresso no caso de José Dirceu.

Mas o relator da CPI dos correios parece ter cometido um erro muito comum nesta época do ano: esqueceu umas lembrancinhas do lado de fora do pacote. Serraglio excluiu o seu partido, o PMDB, da relação de partidos beneficiários e não listou os deputados que teriam recebido dinheiro do caixa dois do PT. Também não incluiu irregularidades apontadas pela auditoria do Banco do Brasil em antecipações feitas pela Visanet a agências de publicidade entre 2001 e 2002.

Distraído ele, não?

Nenhum comentário: