sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Da vida à política

"O importante na vida é aprender a usar seus direitos de forma construtiva, e não para criar cizânia e não levar a resultado nenhum."

A declaração acima é do senador Delcídio Amaral, Presidente da CPI dos Correios, ao comentar a possibiidade do PT apresentar um relatório paralelo ao final dos trabalhos daquela CPI. Os "direitos" a que se refere o senador, dizem respeito ao regimento do Congresso, que permitiria este tipo de estratégia por parte do PT - ou de qualquer outro partido.

Me parece que o senador está confundindo as coisas: vida e política estão, muitas vezes, separadas por quilômetros de diferenças - a maioria delas, advindas de questões éticas.

Vida é a família, os afetos, os sonhos, os amigos e as realizações pessoais de cada um. Naquilo que normalmente conhecemos como vida, algumas posturas são inadmissíveis já que, quando adotadas, provocam rupturas - por vezes definitivas.

A política, ao contrário, parece aceitar tudo. Se levarmos em conta a nossa política nacional, então, veremos que nada é suficientemente grave para provocar grandes conseqüências: das alianças eleitorais entre inimigos, passando por chantagens e traições, e caindo na simples e velha roubalheira - nada parece constranger aqueles senhores engravatados que dizem defender os interesses do povo.

Delcídio Amaral tem jeito de ser uma boa pessoa. Mas não parece saber muito bem onde está metido. Nem em termos de ambiente e, muito menos, em temos de partido.

Nenhum comentário: