terça-feira, 18 de abril de 2006

48 horas

Participar, a partir do privilegiado ângulo dos bastidores, de um evento do Intituto Teotônio Vilela, com direto à aparição Geraldo Alckmin. Não pensei duas vezes ao receber o convite. E, num piscar de olhos, lá estava eu, em plena manhã de Páscoa, embarcando para Cuiabá.

Na bagagem, aquela receita infalível da minha vó: aprende mais quem pouco fala e muito ouve.

Quarenta e oito horas entre a fina-flor do tucanato e cá estou eu para lhes dizer uma primeira e importante coisa: esqueçam qualquer idéia que vocês possam ter a respeito de "maximização da crise" ou algo do gênero. Em on ou em off, a indignação tucana com a barbárie do governo Lula é a mesma.

Os discursos que vemos nas tribunas - volta e meia tachados de "pirotecnia" - são repetidos à mesa do café-da-manhã, no interior das vans e no lobby do hotel. Reúna dois tucanos e, em cinco minutos, você passará a ouvir declarações de surpresa e revolta com tudo o que tem acontecido ao Brasil. Surpresa, sim: eles poderiam até antever incompetência, mas jamais imaginaram tamanha lambança por por parte do PT.

Segunda e importante coisa: a despeito de qualquer divisão surgida do processo de escolha do pré-candidato, prevalece a coesão. A indignação de que falei acima é a "cola" que está unindo o partido em torno de uma idéia que qualquer um, aqui do lado de fora, pode entender: não permitir que o PT continue enterrando o país neste mar de lama.

Terceira e importantíssima coisa: só conheci gente bacana. Repito: "gente" e "bacana". Os tucanos parecem sempre tão racionais que eu,confesso, me surpreendi com o alto nível de calor humano. Só por isso, não vou resistir à brincadeira: dividirei o troféu simpatia entre o ex-governador Dante de Oliveira e o deputado federal Sebastião Madeira.

3 comentários:

marconi campos disse...

E eu estou surpreso com tanta babação.
Quer dizer que vc não encontrou "nem um" que não fosse "gente bacana"?
Deve ser por isso que os oito anos de FHC não reelegeu, digo, elegeu o Serra: Só tinha "Gente Bacana", nenhum "desta raça", que vai reeleger o Lula.
O que me impressiona é que se o Lula não tivesse sucedido um governo tão ruim, com certeza o povo já estaria pedindo sua cabeça. Fosse o governo FCH minimamente honesto, menos corrupto e dilapidador dos bens públicos do que foi, e o Lula já teria um pedido de impedimento instalado.
E agora você vem dizer que só tem BACANa.
é,eu conheço muita gente BACANA também.

Marconi

marconi disse...

Parece que vc nao leu todo o comentario.
Eu não neguei as lambanças do Governo e do seu partido, mas eu disse justamente que se este governo tivesse sucedido um governo composto só por gente bacana, já estaria fora a muito tempo.
Alguém já disse que o porquê dessas denuncias não mobilizarem a população não está nas denúncias, mas nos denunciantes, que não conseguem passar essa imagem de gente bacana.
Eu entendo o que NG disse. Mas este calor não faz parte do mundo politico. A não ser antes das eleições.

Nina disse...

Democraticamente esse é um belo fórum de discussão aberto para nós. Não vou fazer dele palco pessoal.Mas se esse comentário meu não ofender ninguém, eu gostaria de registrar para Marconi: parece que você não leu todo o comentário. Você está convidado a conhecer esse calor humano que você nunca enxergou em ninguém.Nem antes nem depois de eleições. Deixe de amargura, permita-se acreditar nas pessoas (não em todas, olha o monte de gente que acreditou no Lula e a m...da que deu). Bom, sua convicção é sua, seu direito a defendê-la é seu também.Mas não compartilho dela. Pois do mundo político em que vivo, faz parte sim. Do mundo político absolutista, ditatorial, perseguidor, pagador de mensalões e mensalinhos, que se mantém em uma falsa alta graças às liberações de recursos (públicos) para comprar a mídia que se presta a esse desserviço, nesse mundo político realmente não existe calor humano. Grande e saudoso Franco Montoro já definia muito bem o calor humano no meio político: "Longe das benesses do poder, mas perto do pulsar das ruas"
Saudações.