domingo, 2 de abril de 2006

Blogs, comentaristas e democracia.

Soares Feitosa amanheceu discutindo a relação entre blogs, blogueiros e comentaristas. É matéria interessante, que ainda vai render muitas laudas.

A dificuldade maior parece residir na natureza mesma de um blog. Um blog é algo absolutamente pessoal. Cabe ao dono, como bem observa o Feitosa, decidir se quer a participação dos leitores ou não - e, no caso de querê-la, se vai ou não moderá-la.

Tenho acompanhado a busca do Noblat por uma fórmula que permita a participação instantânea e, ao mesmo tempo, possa preservá-lo de complicações jurídicas. Até agora, ele está se mantendo firme no sistema de moderação a posteriori. O sistema é, obviamente, problemático em virtude do caráter subjetivo inerente a qualquer atividade de apreciação. Mas deve-se, no mínimo, reconhecer que a tentativa é louvável - mais fácil seria a moderação antecipada e ponto final.

O fato é que estamos todos aprendendo a conviver com esta nova forma de interagir com a informação. E o estamos fazendo empiricamente, através de um processo diário, mediante erros e acertos que, pela própria natureza da coisa, podem ser apreciados e julgados por todos.


Por aqui, depois de dois anos de comentários liberados, fui obrigada a adotar a moderação. O blog se tornara mais popular e, com isso, atraíra gente que aparecia apenas para lotar o espaço dos comments com impropérios.Somente muito depois me dei conta de que isto também poderia me livrar daqueles que até aqui vinham para fazer apologia de um governo que eu não apóio.

Por qual razão permitiria que este pessoal ficasse falando aqui? Este não é um blog jornalístico; não é mantido por qualquer tipo de patrocínio e conta apenas com o meu empenho para se manter.

Isto aqui é a minha casa. E na minha casa só entra quem eu quiser.


11 comentários:

Lefebvre disse...

O blog jornalístico não é um jornal instantâneo. É um blog com um tema, como tantos outros. Faz parte da blogosfera (como já falei ao Noblat) ter a delicadeza de deixar os comentários abertos. Faz parte da blogosfera não fazer apologias em comentários.

Por isso eu gosto de certas ferramentas de publicação. Palvrões estão na minha lista negra. Se colocou, não é aprovado no instante.

O problema do Brasil é que não se entende o conceito de Blog. Ele é uma publicação pessoal, mantida por nós mesmos. Quem faz as regras é o dono - afinal, ele responde pelo conteúdo.

Uma pessoa pode falar o que quiser do meu texto, problema dele. Mas se quiser caluniar, difamar, que faça seu próprio blog. Na minha caixa de comentários eu não deixo.

Flamarion disse...

Em relação aos leitores, eu prefiro qualidade e não quantidade.

Mas as vezes aparece alguém tolo ou malcriado. Eu ignoro os comentários tolos e deleto os grosseiros.

(N.G.: Sábia decisão, Flamarion! Bom vê-lo por aqui.)

Carl Amorim disse...

É isso aí Nariz,

Não se comporta em casa, vai para a rua.

Eu pessoalmente deixo os comentários sem moderação, afinal acho gostoso ver meu comentário publicado imediatamente, estendo o direito aos leitores.

Agora, não se comportou, está fora. Aceito até a discórdia, afinal debate é debate e ninguém do lado deste governo medíocre conseguiu postar um argumento que preste. No Direita Volver gente educada sempre será ouvida.

Até hoje só um comentário foi deletado por não atingir um nível mínimo de educação para ser publicado.

Qualidade é tudo e vale a regra de ouro: "quem tem o ouro faz a regra". Como quem paga minhas contas sou eu, eu mando.

Beijos

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

vc tem razão. Mas vi hoje no Noblat que parece que ele se viu obrigado a moderar os comentários antes de publicá-los. Muitas pessoas ainda acreditam que a web significa uma coisa que possa garantir o anonimato e que seja fora da lei.

abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

(N.G.:é verdade, Aluízio. Como diz uma amiga minha, "tem muita gente que pensa que monitor é escudo. Fui olhar lá: o Noblat segue com a moderação a posteriori. Um abraço.)

Cristal 53 disse...

Nariz !!!

Apesar de fazer algum tempo que não comento no Noblat, gosto do sistema que ele sempre adotou e acho que esse é o diferencial dele e por essa razão se tornou o blog mais conhecido do Brasil.
Acho lamentável ele mudar.
Concordo com Carl Amorim.

Renato Martins disse...

Ainda sou daqueles que sentem um choque incômodo na altura do chakra umbilical quando leêm algo negativo e inesperado. O dilema-mór da blogosfera, no que diz respeito à interatividade, é, na minha opinião, a censura. Hoje, tive o desprazer de ler um comentário pornográfico no Noblat reportando o mesmo comentário original no Josias de Souza. Não acreditei. Fui conferir. Estava deletado mas já havia outro de conteúdo ainda mais negativo. Como no caso do spam, o filtro que realmente funciona ainda é o filtro humano. Estamos num momento crucial de interesse na política do país e os blogs de referência são muito importantes para serem negligenciados. Postergar a solução eficaz pode significar um delay maior entre o fato e o envelhecimento das contribuições elucidativas dos mais bem informados anônimos. O ápice do processo decisório do eleitorado se aproxima e a demanda por formar opinião acompanha num crescendo. Por uma imposição de modelo áreas de comentários fundem-se com chat. O desconhecimento técnico das possibilidades da ferramenta causa um desperdício de energia, talento e tempo resultando um comodismo favorável à desinformação e seus terroristas.

Muriu disse...

Corretissima,publique na hora. Quem abusar é deletado no futuro e pode mudar de blog. Somente será aceito novamente quando se desculpar pelas inconveniencias e juras de não mais infringir as regras:
Palavrões
Tentar se esconder no anonimato para denegrir alguem
Ser contra abusadamente do candidato de NG

(N.G.: Muriu, não há como fazer o que você propõem. Não posso passar o dia aqui, lendo e deletando as ofensas postadas. E as ferramentas de bloqueio de IP - que, em tese, poderiam evitar o acesso daqueles que ferem as normas - são inúteis em função dos IPs flutuantes.)

jorge nobre disse...

Falando no Noblat, você viu que um dos que tiveram seu comentário deletado está querendo processar ele?

(N.G.: Vi,sim,Jorge.Mas acho que não vai dar em nada. Beijo!)

Swordfish disse...

Eu li na The Economist...

Politics this week
Mar 30th 2006
From The Economist print edition

In a unanimous vote, the Federal Election Commission decided that political websites, such as internet blogs, can remain broadly unregulated in what they publish (except for paid political advertising).

Quiteria disse...

Voce está certa em "pesar a mão" quando corta comentários que não lhe interessam.
Mande brasa.
A Internet é livre e quem quiser opinar pode fazer seu proprio blog.

Um outro fator que acho que deve ser considerado é que, a menos que seu autor queira, um blog não é espaço para debates. Para isso existem newsgroups .

Louvo a atitude do Noblat de tentar liberar ao maximo as críticas, mas desde muito avisei a ele não ser aconselhavel, que ele teria um dia de reconsiderar. Já ha algum tempo não sou aceita como comentarista lá, o que me entristece pois tenho muita consideração pelo jornalista que ele é e pelo fantastico alcance de seu blog. Poderia inscrever-me com outro nick/email mas não o farei. Meus principios impedem.

Em breve estarei publicando o meu. Aguardarei lá a todos.

abraços

(N.G.: Não deixe de nos avisar quando isto acontecer. Beijo pra você)

helena disse...

Você está certa, querida. Não é obrigada a receber no seu blog quem não quiser. A grande vantagem dos blogs pessoais é a esta - a liberdade de opinião e a exclusão de indesejáveis.


beijão,

Helena