quinta-feira, 27 de abril de 2006

Cadê o plano de vôo?

A imprensa está batendo forte na candidatura Alckmin. E algumas das criticas são justificadas.

Considerando-se apenas sob a ótica da campanha - e não das condições do candidato em si para assumir a presidência do país -, falta força no discurso de Geraldo Alckmin. Eu mesma já andei falando sobre isso outro dia.

Pois de segunda-feira para cá a imprensa aumentou o volume. Já se fala de uma mudança de candidato - motivo pelo qual Serra estaria relutante em dar o pontapé na sua campanha para o governo de São Paulo.

Não sei o que há de verdade por trás deste zum-zum-zum.

Mas eu não vejo um só deputado ou senador do PSDB subir à tribuna para responder a isso. Aliás, a reação do PSDB às críticas feitas a candidatura Alckmin praticamente inexiste.

Eu gostaria de saber: até quando o partido pensa que é prudente levar as coisas neste fogo brando?

Se os tucanos não definirem, rapidinho, o seu plano de vôo, esta - ou qualquer outra campanha - não vai decolar. Pior do que isto: o PSDB como um todo arrisca chegar ao final do pleito mais depenado que o próprio PT.

14 comentários:

Vinci disse...

Nariz,

o governador possui adversários interna corporis. Leia, por favor, este lúcido artigo do Nivaldo Crodeiro sobre os riscos que ele corre:

http://www.nivaldocordeiro.org/osriscosdealckmin.html

Mas o governador é um homem determinado, tímido é verdade, mas determinado. É, também, um homem sério. Ele não lutou pela sua candidatura para se enfiar numa aventura. Confio em que ele saberá enfrentar e vencer os adversários do seu próprio partido.

Sharp Randon disse...

Caríssima NG, estamos lidando com bandidos. Ladrões descarados que compram votos. A imprensa não está preparada para lidar com o timming imposto pelo crime organizado. Os jatinhos estão voando. Zé Dirceu está livre. Celso Daniel está morto. MTB assimilou o golpe. Duda pagou prá ver. Os senadores não podem pegar em armas. A AL com razão quer o imediato, qualquer migalha a mais. Os norte americanos pisam nas consciências, mentem, invadem e promovem a carnificina. Os tempos são chegados minha querida guerreira. Temos que nos entender telepáticamente, subliminarmente e então chegaremos em frente ampla, cara a cara com o povão e eles acreditarão em nós.

Nina disse...

Nariz,
Como ele próprio - Geraldo - diz ultimamente, é preciso chacoalhar as estruturas. Eles nos deixam numa agonia só, já que a imprensa deita e rola no esquema petista de propaganda sub-liminar.

Acredito que eles precisam ouvir/ver mais este tipo de feedback. A gente defende, conversa, argumenta, pede votos e ali naquele ninho os pássaros fazem que não querem voar.

Acredito também na capacidade de sair dessa inércia, tanto do candidato quanto do seu partido. Também não podemos nos esquecer que o presidente pode falar/fazer tudo, já que está em exercício do cargo e todos fingem que não vêem o próprio em franca e aberta campanha.

Penso também que falta um "conselho político" formado. O Geraldo Alckmin tem coordenador, tem agenda de pré-candidato, mas percebo que falta uma certa consistência.

Mas a gente desabafa porém sem perder o ânimo. Vamos seguir com nosso papel, com a responsabilidade que chamamos para nós, que você chamou para si e muito bem, vamos em frente, a fila tem que andar.

Kika disse...

Nariz,

Vou usar aqui parte de um texto que vou publicar no blog do Carl.
Tomara que eles entendam.

Raquel disse...

Nariz,
faço eco — Cadê, cadê, cadê o plano de vôôôôooooo!!!! Se me permite uma palavra com Kika, no seu espaço...
Kika, a minha maior diferença com Geraldo era não ter feito um sucessor, mesmo que de outro partido, e entregar para o PT (é surprendente a quantidade de mulheres que votariam/ão em Marta porque é mulher, argh!, mesmo achando o PT e o Lula um horror) o estado que Mário, abaixo de pancadas(literalmente) arrumou. Agora quero muito que Serra seja governador. E concordo contigo — mova-se PSDB!

Adelice disse...

Nariz

Você tem razão: que dificuldade é ter que apostar no PSDB, os autênticos "em cima do muro" para ganhar do Lula. Estamos mal.

(N.G.: desculpe, Adelice, mas não foi isso que eu disse. Eu simpatizo - e muito - com o PSDB. Não sou filiada mas simpatizo. E é na condição de simpatizante que estou cobrando o partido.)

Kika disse...

Raquel,

Acho que já não são tantas as mulheres que ainda votariam em Marta. Veja a lavada que ela levou para a prefeitura.
Concordo com você que Geraldo cometeu o pecado mortal de não formar um sucessor.
Por isso, hoje estamos sem opção em SP. É Serra ou Serra.
E o PSDB, ao invés de perceber e resolver...
Continuo esperando que eles nos PERMITAM ajudá-los.
Estou aqui (e muitos outros estão também) à disposição, esperando que alguém grite: Vamos!

frank rosolino disse...

Na minha opinião, a candidatura Alkimin caminha para o processo de cristianização.A temperatura morna com que o PSDB leva a campanha - você assinalou isso em sua postagem; a dubiedade do PFL em lançar o candidato a vice; a ausência de pronunciamentos fortes de apoio à candidatura mostram o total esvaziamento do nome de Alkimin.
Se nenhum fato novo acontecer, o tucano foi pro brejo´confirmando as opiniões de muitod no sentido de que a candidatura do e-governador não tinha força suficiente para empolgar o eleitorado.
Mas como a esperança é a última, vamos aguardar que novos acontecimentos possam modificar esse panorama.

Jarbas Cordeiro de Campos disse...

Calma, um pouquinho de calma e logica não faz mal algum. Primeiro, não existem candidaturas oficiais, em nunhum partido. Até as convencões que devem se realizar até 30 de junho, são pré-candidatos e todos sem amparo legal para constituir comites, comandos de campanhas e conselhos políticos que são estruturas de campanhas que custam dinheiro e nenhum deles podem entrar em campanha fora do período estipulado pela Lei. Estamos no primeiro momento de articulação e conversas pré-convenção. Depois da convenção ai sim tudo pode e sera organizado.
Alckimim e o PSDB estão com a faca e o queijo na mão. A solução para o Pais é a mudança do regime de Presidencialista para Parlamentarista. Só assim o povo brasileiro não precisara assistir a transformação do Pais nesse lamaçal do Governo Lula. Alckimim pode assumir o compromisso de implantar o Parlamentarismo no primeiro ano de mandato, entrar para história e devolver o poder ao povo. É passar o Brasil a limpo.

Renato Martins disse...

Aleluia irmãos e irmãs. Começam a despontar as luzes "Parlamentaristas" no horizonte do "O Brasil". Já afirmávamos, anteriormente, que esta fosse a última eleição presidencialista no país. Não apenas um choque de gestão mas uma indigestão mortal aos chavismos e todos os "ismos" absolutistas. Creio em Deus Pai Todo Poderoso. Os rumos do Brasil já estão traçados. Viva o Brasil. Esta noite vou sonhar, não custa nada e fortalece a verve e o coração.

Adelice disse...

Ok, Nariz. Desculpe. Havia entendido de outra forma. Abraços.

stefano disse...

Cara NG

...ou sou eu que não entendo mais nada...que tática inovadora é essa, dos çábios do PSDB?
...é inacreditável ter que assistir, na tv Senado, parlamentares do PFL (!!) citando o nome Alckmin! Aqueles do PSDB, NUNCA, JAMAIS, fazem uma mençãozinha sequer...eles devem ter medo, não sei do quê.
...mas tenhamos certeza de que eles sabem o que fazem (para a reeleição do outro).

Dervil disse...

Eita, Vinci! Você é o brogômano melhor dotado de ubiqüidade que eu encontrei até agora. Onde quer que eu vá, tá lá o cê. Tá muito difícil pra mim superar esta, rapaz! Fui lendo, um a um, os comentários, a adrenalina se concentrando, olhos injetados, cheguei no penúltimo, fumaça já saindo pelas ventas: “Vou chutar o pau desta barraca!” E AÍ CHEGUEI NO ULT... e era o Vinci dizendo com toda a maciez mais ou menos o que eu estava pra saraivar. Uma das amigas aí acima diz que confia na competência do nosso Chuchu, ou algo assim. Ele é craque, né? Viu como ele se elegeu contra a grana do Maluf? Viu? Queimou cartuchos logo de cara, como a “preocupadíssima” mídia dimeinsteinica tem acotado que ele está fazendo agora? Quando a porcentagem dele começou a crescer? Quando ultrapassou o frangoso? Foi logo de cara? Xingou a mãe de alguém? TENHAPACIÊNCIA GENTE! O CARA TÁ FAZENDO PRECISAMENTE O QUE DEVE FAZER, O QUE SEMPRE DEU CERTO NÃO SÓ COM ELE, COM O COVAS TAMBÉM, E COM O FERNANDO HENRIQUE! Acho que ele pode realmente se lascar e perder a eleição. Mas na minha opinião essa possibilidade cumpre-se no caso dele ler alguns dos comentários acima e levar a sério. Desculpem-me, mas não creio que eu esteja maluco: parece-me ÓBVIO que ele ganha essa com um pé nas costas, e o papo acima passa muito longe dessa minha visão. Vejam: eu disse algo no e-agora que mereceu honrosos elogios de Vinci – de quem passo muito longe de ser correligionário (mais que quanto ao alquiminismo) – e que transcrevo aqui: “Vocês não perceberam que a tarefa de momento do Alckmin não é elevar seu índice? Elevar pra que? Se sobe muito bate no teto, e no frigir dos ovos só poderá cair. Agora é hora de ELEVAR O TETO, NÃO DE ALCANÇÁ-LO. Pra isso, haverá tempo, e a publicidade do Lula estará em exaustão”.

Anonymous disse...

Longe de mim a pretensão de interpretar o pensamento de milhares de brasileiros. Mas uma coisa posso garantir: todas (sem uma única exceção!) as pessoas com as quais tenho conversado, expressam as mesmas dúvidas, os mesmos sentimentos.

Vamos raciocinar juntos? Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes:

- O PT hoje é o mal maior. Nada pode ser mais nocivo que Lula e seus apaniguados, amigos, irmãos, cumpanhêros, quadrilheiros, por mais 4 anos. Quanto a isso, não temos dúvidas.
- Alckmin fez um belíssimo trabalho em SP. Alguma dúvida até aqui? Se tiver, caro leitor, converse com paulistas informados e participantes e eles confirmarão a mudança que o trabalho de Alckmin produziu em SP.
- Alckmin se colocou a serviço do partido e numa demonstração claríssima de determinação e vontade lançou-se à luta. Competência + vontade + determinação = Alckmin.
- Serra tem uma missão pela frente: evitar que o trabalho feito pelo PSDB em SP seja destruído por um possível governo do PT. As pesquisas já apontam que os paulistas querem, exigem, precisam disso. Neste ponto não podemos esquecer que estamos falando do maior orçamento do país! Cofres cheios e PT são coisas incompatíveis e configuram um cenário extremamente perigoso.

Pois bem, na cabeça das pessoas com as quais tenho trocado idéias, isso tudo é claro e óbvio. Por outro lado temos:

- As pesquisas apontam que Serra poderia ganhar de Lula com mais facilidade. OK. Mas não podemos esquecer a missão de Serra em SP. Evitar o PT é o foco. Novamente, estamos falando do maior orçamento do país.
- Alckmin tem chances. Claro que tem! Como alguém, em sã consciência, pode afirmar o contrário?
- Para que a candidatura decole, é preciso que o Brasil o conheça. Ele jamais fez o estilo falastrão/salvador da pátria. Trabalhou quietinho, com competência.
- Para que o Brasil o conheça, o PSDB precisa ajudá-lo.
- Como ajudá-lo? Simples! Mostrem-no ao Brasil e parem de brigar entre si, senhores!
- A imprensa vem fazendo ácidas críticas à campanha. O apelido picolé de chuchu foi promovido de brincadeira à marca. E não vemos um só senador, um único deputado responder à altura em plenário.
- Os petistas falam, acusam, inventam, agridem. Resposta? Nenhuma. Esclareçam tudo. Com rapidez e precisão.
- A lógica aponta para Serra governando SP e Alckmin presidindo o Brasil. Já notaram o desespero dos petistas para plantar fofocas e afirmar que o candidato à presidência será Serra? A coisa é tão óbvia que chego a duvidar que os senhores psdbistas não a tenham entendido: Serra substitui Alckmin, instala-se o racha dentro do PSDB, Lula vence (sim, os petistas dão isso como líquido e certo!) e São Paulo passa às mãos do PT. Resultado: PT no Planalto de novo e com o maior orçamento do país nas mãos!
Assumam de uma vez por todas a candidatura de Alckmin e entendam que, do lado de cá, há um exército de brasileiros dispostos a ajudá-los, com um único interesse: salvar o Brasil.
Mexam-se!