quinta-feira, 18 de maio de 2006

Apocalipse

Quando alguém do PFL começa a usar o termo "burguesia" em seu aspecto mais pejorativo e marxista, concluo que está tudo dominado. Quando avança o sinal preconceituosamente, para dizer que esta burguesia é "branca e má" me bate a certeza de que o Estado que ele governa está às portas do Apocalipse.

Cláudio Lembo fez e disse muitas bobagens desde o último final de semana. Agora, atrapalhado para justificar seus erros, resolveu fomentar uma guerra social. Seu desastrado discurso tem um alvo facilmente identificável: preocupado com a exporação política dos ataques terroristas em São Paulo, Lembo resolveu angariar simpatias junto a população "pobre e negra" adotando aquela demagogia clássica que caracteriza os partidos de esquerda.

A população "pobre e negra" não precisa de mais políticos a lhe fazer discursos simpáticos. Precisa é de gente que trabalhe para lhe garantir uma vida descente e chances de mobilidade social. A "burguesia branca" não precisa de mais políticos a lhe fazer discursos ofensivos. Precisa é de políticos que façam bom uso dos altíssimos impostos que ela paga.


Logo, com o perdão da expressão, o atual governador de São Paulo está se borrando nas calças. Parece que polícia e população estão abandonadas a sua própria sorte.

9 comentários:

Sharp Randon disse...

Analisando exclusivamente a entrevista, Lembo mostra lealdade e honestidade, qualidades que hoje se deturparam em cinismo e "transparência". Lembo critica a hipocrisia da elite branca. Ele tem idade suficiente para evocar a escravatura. Critica aqueles que distante dos perigos dos acontecimentos não cedem à nobreza de caráter e se expõem pequeninos a criticar sem sentir na pele. Todos, indistintamente todos que não largaram futilidades para vir em socorro de SP são desprezíveis se ousam debochar da solução adotada. São ex-autoridades e outros endinheirados amantes do luxo. Estão vendidos nesse episódio e não se dão conta do ridículo a que se expõem. Se Lembo estava magoado com a falta de solidariedade, já passou. O povo de São Paulo sabe por os pingos nos "is".

Sharp Randon disse...

Creio ser, a situação, muito mais complexa e a infiltração do crime organizado mais extensa do que sonha nossa vã filosofia. Afirmam que gente do PCC treina com gente do morro da Mangueira no Rio que por sua vez foi treinada pelas Farc. Que o MST treina familiares de presos para manifestações públicas. Que o MST ajuda a coordenação dos levantes nas penitenciárias. Que José Dirceu a pretexto de consultoria está tentando cooptar megainvestidores para o plano de poder do PT. O mesmo JD que trama a própria volta ao poder. Que a federal das estradas estaria contaminada a serviço do tráfico de armas e drogas sob a fachada de mero descaminho paraguaio. Que o combate seletivo do crime organizado sugerido por Silvio Land Rover é política de governo. Que o Judiciário quer distancia do PCC e cede sempre que a brecha na lei o permita. Que o volume de dinheiro conhecido pelas CPIs é uma ponta de iceberg. Que Lula fomenta um estado pré-revolucionário com políticas de colapso premeditado. Como disse com propriedade o Sr. Berzoini na propaganda do PT "nada nos impedirá". A militância do PTCC captou a mensagem.

Robson disse...

Olá NG,
Desculpe, sei que foi erro de digitação. Mas, por favor, corrija no terceiro parágrafo a palavra "descente" para "decente". Vc sabe... sempre vai ter um ou outro para interpretar erroneamente e ao pé-da-letra aquilo que se posta, mesmo erros de digitação.
Um Abraço

frank rosolino disse...

Oi Nariz

Nova filosofia politica inaugurada pelo Lembo

Groucho-marxismo.

Aluizio Amorim disse...

Caríssima Nariz,

se não desse uma passada por aqui agora iria escrever algo semelhante. Li ontem de madrugda na Folha essa entrevista cretina do Lembo. Fiz a mesma e idêntica leitura que vc faz desse desastre que saiu da boca do Cláudio Lembo. Isso demonstra que realmente ele está em pânico. O governo sabe que esses ataques podem mobilizar a turba. Há algum tempo escrevi um artigo no meu blog e que também foi publicado pelo jornal A Notícia de Joinville, intitulado "Um novo contexto político". Nesse escrito trato de mostrar que as elites escravocratas exploraram tanto a Nação que acabaram levando para a periferia a classe média. Isto está acontecendo em todo o continente latino-americano. Ajunto agora ao que disse naquele artigo que o azar da América Latina é continuar a ser "pré-capitalista". Criou-se uma imensa massa de miseráveis que agora é parcela que decide as eleições no continente. A esquerda, literalmente, descobriu o caminho da roça e neste momento ajudar a esmagar o que resta da classe média. Todos os países evoluídos do mundo tem uma classe média fortíssima. Onde não existe essa mediação tem-se o caos. Por enquanto parece que os ataques terroristas são perpetrados apenas pelos meliantes profissionais. Mas corremos o risco de ver, de repente, a malta ignara, o lumpemproletariado juntando-se à esculhama que espalha o terror. E também já escrevi o que Lula e o PT devem estar esfregando as mãos. Quanto pior melhor para eles politicamente, que querem meter a mão em São Paulo. Lembo tem razão numa coisa: a denominada "burguesia", os endinheirados e que detêm o poder econômico, podem de fato fazer alguma coisa e já deviam ter começado a fazer há muito tempo. Contam-se nos dedos as empresas que investem na área social seriamente ou as que aplicam recursos em forma de doações às universidades, aos centros de pesquisa e escolas. Essa usura contumaz também contribui para o descalabro social, embora isso não justifique assassinatos e violência. Se fosse por falta de educação e marginalidade, o próprio Lula e seus companheiros de sindicato estariam por aí assaltando e matando pessoas.

abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Vinci disse...

Nariz,

o Lembo atirou na cara de quem é responsável por este descalabro a culpa devida. Quem engendrou este inferno? Religiosos, cineastas, poetas, dramaturgos, cientistas sociais, filósofos, políticos, empresários. Estes são gente do povo? Estes não são, na sua maioria, brancos? Estes não são burgueses? Estes não são elites?

O Lembo enfiou o dedo na causa fundante de ser, este, um país de miseráveis: quem tem qualquer responsabilidade, quem tem o direito e o dever de conduzir os destinos deste país NÃO AMA O POVO.

Se a nossa elite dirigente -seja a falsa direita ou a esuqerda - tivesse amor ao povo, jamais teríamos assistido as cenas de barbárie, jamais teríamos assistido as cenas de selvageria destes últimos dias.

Em nome de um projeto de poder, em nome de manter vivo este projeto de poder, assassinou-se em massa.

Vivemos tempos repugnantes, vivemos tempos nojentos. Estes que hoje nos dirigem, quando pediram nossos votos, nos ofereceram a oportunidade de uma nova vida, nos prometeram o paraíso. Confiantes na promessa lhes entregamos os votos e o poder de mando. Acreditamos que iríamos receber um mundo novo. Nos entregaram o inferno!

Marcelo Alves disse...

Claudio Lembo está sofrendo a "Síndrome de Estocolmo". Caso clássico. Mostra que não está apto para o exercício do cargo. Ele achava que ia levar o governo do estado em "fogo brando" até a posse do eleito em outubro. Está perdido. Foi ameaçado de morte no meio desta crise. Espero que não acabe cedendo às pressões dos "defensores dos direitos humanos"!

Helena disse...

Groucho-marxismo é perfeito. Este Lembo é um idiota. Seu discurso é o do medroso querendo parecer um "perigoso marxista" como diria o Nelson. Meu Deus, estão voltando os clichês, estamos submersos por clichês e mentiras, os clichês nos sufocarão. Socorram-me subi no onibus em Marrocos.

beijos do outro lado do rio,

Helena

O Editor! disse...

NG,

Infelizmente o que temos neste país (em sua maioria ao menos), são políticos depreparados, que fazem de tudo para continuar no poder, para manter a aura de "bons moços" (mesmo que nunca tenham tindo tal imagem perante o eleitorado). O cidadão comum tem asco e vergonha dos quadros políticos que nos governam, e em sua maioria busca distância de cargos eletivos, pois não quer fazer parte desse "mundo sujo".

Muitas pessoas falam, como nosso Governador falou, da "elite branca" que dita os rumos. Gostaria que parássemos para pensar um minuto: Elite branca é aquela que tem computador em casa com internet banda larga. Elite branca é aquela que saiu do trabalho na segunda-feira passada para ver os comentários sobre o PCC na GloboNews, BandNews, CNN, FoxNews, ou qualquer outro canal de notícias da TV a cabo. Elite branca é aquela que reclamou da ofensiva do PCC, e depois tomou uma sopa (afinal estava frio), e foi dormir em um quarto quente, debaixo de um cobertor grosso.

Enfim, "elite branca" é a classe média. Porque comparados com os miseráveis desde país, todas estas qualidades são da "elite branca".

Muito se diz a respeito da "dívida secular" que a "elite branca" tem com os negros, com os nordestinos, com os índios, com Deus, etc. EU (e isso pode ser estendido a muitas pessoas do país inteiro) não tenho dívida alguma. Não socializem os débitos e guardem os benefícios para poucos.

Trabalho todos os dias. Pago meus impostos. Pago minhas contas. Busco ser honesto todos os dias.

Minha família veio do exterior (Líbano, Portugal e Lituânia, principalmente) após o final do regime escravocrata para trabalharem como assalariados, mas em condições que não diferiam muito da escravidão. Vieram, trabalharam e (Graças a Deus!) conseguiram vencer as dificuldades. Enquanto permanecer cumprindo minhas obrigações de cidadão e de ser humano como faço, não aceitarei ser "devedor" de nada!

E devo dizer que discordo da afirmação do colega "Vinci" a respeito da "responsabilidade das empresas em contribuir para o social".

A "responsabilidade" de uma empresa é de gerar lucros, gerar empregos ( e com essas duas distribuição de renda), pagar seus impostos devidos, e entregar o melhor serviço ou produto que puderem.

Quem deve lutar pelo "social" é o Governo, em suas três esferas (Municipal, Estadual e Federal). Quem deve cuidar da educação de jovens, da saúde das crianças e dos idosos, da moradia das famílias é o Governo, através dos impostos que todos pagamos (em maior ou menor grau), e não as empresas.

Acho extremamente engraçado (para não dizer trágico) quando reclamam que uma empresa, ao fazer um "projeto social", na verdade quer se promover e/ou está lucrando por trás dessa atitude. Minha resposta é: É óbvio que está! O lucro é o objetivo final de qualquer empresa. É com ele que a empresa se sustenta, paga salários, gera empregos e se mantém viva.

Para acabar, quero dizer que acho triste quando vejo que pessoas instruídas aceitam o que sucessivos governos, de todas as colorações partidárias, dizem: Os cidadãos tem que lutar por seus pares.

Não! Os cidadãos tem que lutar por sí, e serem honestos para com seus pares, pagando os impostos e sendo corretos. O Governo é quem deve cuidar da coletividade para que o tecido social não seja esgarçado e rasgue. A obrigação não é dos particulares (empresas e pessoas físicas), é do Poder Público.

Abraços,

O Editor!