domingo, 28 de maio de 2006

Bad monkeys

walken.jpg

Há um filme classe B chamado, aqui no Brasil, "Anjos Rebeldes" cujo único mérito, na minha opinião, é trazer uma caracterização inusitada do arcanjo Gabriel. Lindamente interpretado por Christopher Walken, este Gabriel é de uma maldade só.

O fato é que tornou-se uma espécie de cult movie, chegando a gerar duas seqüências. Não assisti à terceira. Mas corri para ver a segunda tão logo saiu pelo mero prazer de assistir ao Gabriel de Walken chamar aos humanos de "bad monkeys." Isso e a forma displiscente como ele ateava fogo em tudo simplesmente mandando um beijo. De tal forma me fascinaram as duas coisas que até hoje, quando encontro acidentalmente o filme na TV, paro para assistir.

Pois lembrei do filme e da exímia performance do Christopher Walken ao passar pelo blog do Aluízio hoje cedo. Alí encontrei um link para um vídeo muito, mais muito interessante. Clique aqui. Prometo que você não vai se arrepender.

9 comentários:

Sharp Randon disse...

Nas experiências de quase morte (EQM) relatam que em determinado momento vem à tona vívidas sensações dos reflexos das ações menos corretas praticadas contra os outros. Quem narra alerta para a clareza consciencial de sentir na própria pele as dores morais inflingidas aos outros. O desejo de reparação é instantâneo. O remorso e a culpa assomam proporção inimaginável. "Ressuscitado", o paciente, via de regra, volta transformado desejoso de viver para o amor incondicional. Experiências de "iniciação" em várias culturas fazem uso de alucinógenos encontrados na natureza. Os urbanos documentaristas que se submetem, relatam a culminância de viver as dores provocadas, nos que com eles conviveram, durante certas fases do transe. Transformam-se. Voltam à civilização reconciliados com Deus em busca de reparar a mal cometido. Dentro de cada um está a parcela do todo, o potencial de expansão infinita. O caminho mais seguro e mais rápido, o amor. O intermediário entre nós e Deus, aqueles que estão ao nosso redor. A ponte segura, cada ação que realizamos convictos de que é o que desejamos que nos façam também. Muita Paz.

(N.G.: queira desculpar a ignorância, Sharp...Mas não entendo como é que este comentário se encaixa no post em questão.)

Helena disse...

Maravilha, Nariz! Amei o vídeo! Obrigada a você e ao Aluizio pela indicação

beijos,

Helena

Peregrino disse...

Cara Nariz Gelado,

Todas as espécies, cedo ou tarde, experimentarão a extinção. Algumass espécies têm processos de extinção naturais, em um sentido de surgirem, se desenvolverem e se extinguirem, em razão de um processo evolutivo "continuado" (exceto nos casos em que uma espécie superior interfere no seu processo evolutivo e a extingue antes da hora). A espécie humana também terá um fim, pelo menos na forma que nos vemos. No entanto, o processo de extinção da espécie humana será um tanto diferente em razão da própria noção de consciência da existência e, por extensão, da noção de ego que leva, finalmente, à acirrada competição por recursos excassos. O resultado disso são CONFLITOS (todas as guerras são conflitos causados por competição entre países ou facções em um mesmo país por fatias maiores de poder político, de renda etc). É isso que extinguirá a espécie humana.

PS: Filminho fantástico este que você e o Aluizio indicaram! Parabéns aos dois!

Sharp Randon disse...

NG, nós os macacos maus não sabemos o quanto ferimos a nós mesmos quando agredimos outros macacos. A ciência vem demonstrando o que para a religião é ponto pacífico. Eu simplesmente assisti o vídeo e deduzi a quantas anda a falta de rumo dos macacos bons e maus. Desculpe. Procurarei dar um enfoque político nas próximas. Obrigado pela paciência. :>

(N.G.: não é questão de enfoque político, Sharp Pode-se falar de tudo por aqui...É que eu realmente não tinha entendido.)

Cristal 53 disse...

Nariz !!!

Que beleza! Obrigada pela dica, valeu a pena.

Caixa Preta disse...

Grato a todos os comentaristas que estão aqui ao meu redor.
Fiquei emocionado !
O intermediário entre nós e Deus são aqueles que estão ao nosso redor.
Muita Paz.

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Não sou um macaco...
- É!
- Sou um macaco...
- Eis a questão!
- Quem somos nós para decidir...
- É!
- Tanto faz, somos todos criaturas da mesma origem...
- É!

Vinivga disse...

NG,

Não sei de onde tirou isso, não concordo. Agora dá licença que já é meio dia e tenho que comer minha banana.

Christian disse...

Roteiro escrito pelo Peter Singer?