sexta-feira, 5 de maio de 2006

Esqueçam Chávez

Figura dominante na reunião de ontem, Chávez vem sendo tratado, desde o início da semana, como a grande liderança por trás da crise provocada pela expropriação do capital estrangeiro na Bolívia.

E ele de fato o é.

Ocorre que não podemos supervalorizar as atitudes do bufão venezuelano sob pena de esquecermos que o Brasil tem seus próprios bufões.

Hugo Chávez já invadiu o espaço aéreo brasileiro sem qualquer aviso prévio só porque queria churrasquear com Lula. Qualquer estadista que mereça assim ser chamado teria mandado o presidente da Venezuela de volta para casa, solicitando que ele agendasse uma visita ao Brasil.Não foi o que aconteceu: Lula mandou preparar um churrasco às pressas, na Granja do Torto, para recebê-lo.

Agora Chávez oferece retaguarda para que Evo Morales tome de assalto as instalações da Petrobrás na Bolívia. Qualquer estadista que se preze teria, no mínimo, se negado a participar de uma mesa de negociações que incluísse o demagogo venezuelano. Não foi o que aconteceu: Lula foi até lá e, sorridente como ele só, permitiu que Hugo Chávez fosse o grande destaque do encontro.

Não se iludam. Chavez não faz o que quer com os Estados Unidos. Também não o fará com a Espanha. Chávez só faz o que quer com estadistas fracos e despreparados.

Portanto, esqueçam Chávez. Embora ele nos cause problemas, ele não é o nosso problema. O nosso problema é Lula. E, se nada mudar nos próximos meses, o nosso problema vai se reeleger.

14 comentários:

jml disse...

Bem na mosca, NG. O fato é que nada podemos fazer em relação ao HChaves. Mas podemos fazer em relação ao LuLLa. A questão é: será que queremos ? Infelizmente, pelo que dizem as pesquisas, o desconhecimento dos fatos, aliado à ignorância (no bom sentido) da população de mais baixa renda, temo que a resposta, infelizmente, seja "não".

Vitor Santos disse...

Tem como derrotar o Lula - mas é para derrotar mesmo? Só o Serra ganha a eleição.

Mais de 50% dos brasileiros não querem o Lula, é só dar uma olhada nas pesquisas. Mas os brasileiros também não querem o Alckmin.

O PSDB deve ter enlouquecido.

Angelo da CIA disse...

É Nariz, se 4 anos de Lula foram dureza, eu fico imaginando o que serão estes outros 4. Ainda mais que, tudo indica, estarão junto com o sem-comentários PMDB... E ainda dizem que Deus é brasileiro

Sharp Randon disse...

O comando da campanha da oposição e a isso incluo as lideranças partidárias tem o dever de trazer os juristas para as telas principais. Já está na hora de explicar ao país que os crimes praticados por Lula e o PT são a razão de toda a incoerência, a fraqueza e a falta de investimentos e geração de empregos no país. É hora de mostrar ao povo que existe uma quadrilha impune dando o pior exemplo moral já experimentado. É preciso enquadrar o assunto em termos policiais e clarear ao povo as consequências disso no pedágio dos juros e do real hipervalorizado. A paralisia que isto gera e o futuro de mendicância que a população pobre vai viver sem investimentos e crescimento no país.

recasampa disse...

NG, mais 4 anos com este Senhor será a entrega definitiva do Brasil para este outro oportunista e populista, porém endinheirado Chávez.

Não posso crer que isto venha a acontecer!!!

Renato Martins disse...

Serra está sendo poupado como se representasse uma vacina estratégica contra a variante humana devastadora do H5N1. A repetição de 2002 será a devastação real. O povo não tomou conhecimento da traição de Lula sobre o proletariado e tampouco entendeu o montante de dinheiro desviado por um esquema concebido e ampliado além fronteiras. Se há incompetências na oposição, há tempo de remediá-las. Serra tem um gravíssimo desvio de caráter que o impede de doar-se aos objetivos maiores de livrar o país do socialismo baixo de enriquecimento e permanência no poder imaginado por José Dirceu e comprado por Lula e a corja que ainda permanece ao seu lado. Desvio que o submete físicamente. Desvio que o mantém cego como o salvador da pátria. A nação o está convocando em posição de igualdade com outros guerreiros não menos nobres e éticos. O país espera que o seu exemplo de solidariedade contamine de decência a campanha da coligação monstro que se levanta contra a QUADRILHA DE LULA.

Cristal 53 disse...

Nariz !!!

Se não encontrarem o tal "baton na cueca", infalizmente teremos mais 4 anos de LUlla.

Quitéria disse...

NG

Foi o Chavez que convenceu Lula que indio só quer apito.

Rodrigo Saturnino disse...

DA uma olhada no meu tb. Abracao;

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

vc está certa. O nosso problema é Lula. Só ele. Alias, se não fosse Lula, o PT já teria naufragado completamente. Entretanto, Lula garante que a proa da nau petista continue acima da linha d'água.

Abs
aluízio amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

P.S.: E a Globo deixou o Franklin falando sozinho.

(N.G.:Pois então, Aluizio? Será que é sinal de que a vênus platinada vai saltar fora?)

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

não acredito que a Venus tomará uma linha editorial diferente. Ocorre que a mídia tem de ter a mínima credibilidade. Os jornalistas que empregam têm de ter respeito do leitor, do ouvinte ou telespectador. Não dá para uma emissora como a Globo manter no ar um comentarista de política sobre o qual pese uma grave acusação de proximidade com o poder. E me parece que foi isso que aconteceu. Trata-se de uma situação intolerável porque turba aquele nível mínimo de credibilidade que impede que telespectadores fujam para outros canais. Esse é o ponto. A Globo, com todas as críticas que possamos fazer contra ela, tem um nível de profissionalismo que faz dela a emissora mais importante do país. E isto não é de graça. Podemos discordar de sua linha editorial, mas é uma empresa que tem profissionalismo jornalístico e emprega gente competente. Creio que a situação de Franklin tornou-se incompatível para a manutenção do nível mínimo de credibilidade. Não estou entrando no mérito da questão, se Franklin é ou não culpado, se tem ou não proximidade com o poder. A leitura que faço do episódio diz respeito, repito, à manutenção do nível mínimo de credibilidade que é o oxigênio de uma empresa jornalística.
Entretanto, vamos aguardar os desdobramentos.

Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Angelo da CIA disse...

Alguns Comentários: A saída de Franklin tem a ver com o ano eleitoral. Isto já foi noticiado pelo boletim do César Maia há mais de um mês. Jabor também não terá contrato renovado. A polêmica com Mainardi é coincidência. Ou não, talvez esperteza de Mainardi em bater em bêbado!

Leram a mais nova coluna de Diogo Mainardi? Sei que a Nariz não é chegada dele, não gosta. Mas, o cara tem prestado um ótimo serviço à nossa mídia em geral.

Mais informações em www.angelodacia.blogspot.com

HAGG disse...

nota publicada a pouco pelo inimigo número um do Noblat ...

Enviado por Jorge Bastos Moreno - 5/5/2006 - 23:19
A entrevista

Uma entrevista que o GLOBO publica na edição de domingo vai mexer com algumas pessoas da República. Parece que um dos personagens mais envolvidos com o escândalo do mensalão decidiu abrir a boca. Sobra para muita gente, inclusive um personagem que tinha escapado ileso até o depoimento de Duda Mendonça. Vamos aguardar. Quando souber de mais detalhes, eu conto aqui

Rodrigo Flores disse...

Hugo Chavez é megalomaniaco e durante muito muito tempo (porque ele não vai deixar o poder tão cedo) vai ser um fator de instabilidade na região.