segunda-feira, 1 de maio de 2006

A fé e a razão

Um dos mais populares e tradicionais métodos de expiação das culpas, o jejum está presente em quase todas as religiões. É através dele que o homem de fé purifica-se.

Em algumas religiões, o jejum não limita-se apenas a interrupção da ingestão de alimentos. Há o jejum do sexo, da palavra ou de qualquer coisa que se apresente como prazer para aquele que se propõe a jejuar.

Politicamente, a decisão de Anthony Garotinho é um verdadeiro desastre. Um sinal de seu completo desespero diante das denúncias vindas à tona na última semana.

Do ponto de vista do humor, Garotinho está fornecendo um material riquíssimo - e eu chego a duvidar que outro episódio venha a fazê-lo com tanta propriedade ao longo deste ano.

Mas a incógnita maior desta curiosa atitude diz respeito ao capital simbólico envolvido na questão. É quase certo que, ao ver-se politicamente acuado, Garotinho resolveu lançar mão daquilo que,ao que tudo indica, pensa estar ainda preservado: sua representação, enquanto homem religioso, junto a uma massa de eleitores que são, também, seus irmãos em fé.

O anúncio da greve de fome no final da tarde de domingo pode ter atrasado uma reação mais significativa por parte de seus eleitores. Mas se a greve prosseguir por mais 24 horas, ela virá.

Uma análise ligeira poderia nos levar ao óbvio: some o político para que reapareça, majestoso, o fiel.

Não se apressem. A história nos ensina que, quando religião e política são reunidas em uma mesma equação, tudo é possível.

Nenhum comentário: