quarta-feira, 3 de maio de 2006

O coro dos loucos amestrados

No Senado e na Câmara, nos blogs e fóruns da web, a estratégia discursiva dos petistas para a questão boliviana baseia-se em dois pontos: defender a soberania da Bolívia em relação à suas riquezas naturais e avisar que uma intervenção militar naquele país seria um descalabro.

O interessante deste discurso é que ele surge do nada.

Sim, do nada.

O leitor, por acaso, viu alguém contestar que os recursos naturais bolivianos à Bolivia pertencem? E conhece, a leitora, alguém que tenha proposto uma intervenção militar brasileira naquele país?

Certamente que não.

Então de onde os petistas tiraram este discurso? Porque estão a refutar afirmações que ninguém fez?

Fácil.

Como sempre, eles estão a produzir um discurso que busca desmoralizar qualquer um que ouse protestar contra o governo - no caso em questão, contra a frouxidão, o amadorismo e o despreparo do governo em lidar com a situação boliviana.

Resultado: pedimos que o governo proteja o capital brasileiro investido na Bolívia e o coro dos loucos amestrados responde: "as riquezas naturais da Bolívia pertencem à Bolívia!!!!" Pedimos firmeza nas negociações e os loucos amestrados devolvem: "intervenção militar é um absurdo!!!!"

Seria cômico se não parecesse que a ala de um hospício instalou-se em pleno Legislativo.

7 comentários:

Angelo da CIA disse...

Esta estratégia argumentativa, embora desonesta, é bastante comum. Quando não têm o que responder, eles respondem o que não foi perguntado! Quando não têm o que argumentar, argumentam contra o que não foi contestado!
É apenas a velha desonestidade intelectual da esquerda

Renato Martins disse...

Os graúdos do PT e coligados já estão em campanha e vão disputar a IMUNIDADE dos mandatos. O vale tudo e a incoerência verborrágica só tem um significado, livrar-se da punição e dos processos que se somarão. O líder da quadrilha foi dizer ao PT cara a cara que vale tudo prá se safar. O presidente do PT está na TV falando cara a cara com a militância que "nada vai impedí-los" ou seja, dentro de rol de "realizações de governo" preferem o "ato falho" supremo de mostrarem-se enrascados e prontos prá tudo. Salve-se quem puder.

Renato Martins disse...

Os graúdos do PT e coligados já estão em campanha e vão disputar a IMUNIDADE dos mandatos. O vale tudo e a incoerência verborrágica só tem um significado, livrar-se da punição e dos processos que se somarão. O líder da quadrilha foi dizer ao PT cara a cara que vale tudo prá se safar. O presidente do PT está na TV falando cara a cara com a militância que "nada vai impedí-los" ou seja, dentro de rol de "realizações de governo" preferem o "ato falho" supremo de mostrarem-se enrascados e prontos prá tudo. Salve-se quem puder.

João Luiz disse...

Nariz Gelado,

Você já imaginou se o presidente Bush tivesse feito isto que fez o Cocaleiro com os poços e refinarias da Petrobrás nos EUA? Pode sequer imaginar o barulho que essa gente estaria fazendo? Colocar a ideologia na frente da razão é isso aí.

Meus parabéns pelo blog. Está muito legal.

O Pensador disse...

Qual seriam os riscos?

Pela recente atitude da Bolívia e a apagada, quase inexistente reação Brasileira, com um discurso pra lá de antipatriota...

"Não existe crise Brasil-Bolívia. Não existirá crise. Existirá um ajuste necessário com um povo sofrido e que tem o direito de reivindicar e de ter mais poder.”, palavras do próprio Lula que por incrível que pareça não é presidente da Bolívia!

Nos da então a entender que para eles está tudo certo, afinal o gás é riqueza do povo boliviano...

Não importa que a Petrobrás venha transformando esse gás em desenvolvimento local, gerando empregos e royalties, com investimentos de mais de U$ 1 bilhão.
Tampouco importa um contrato assinado, o direito internacional e outros detalhes neoliberais.

O que importa é que está dada a senha aos paraguaios:

MOBILIZEM SUAS TROPAS E TOMEM ITAIPU!

Expropriem 51% da nossa parte na usina. Vocês ficarão com 75,5% e não precisam nos indenizar. Pelo contrário, vocês ainda podem sobretaxar em 82% a energia que consumimos e da qual não podemos prescindir.

É totalmente seguro. Não haverá retaliações. Desde que seus motivos sejam a 'usurpação histórica das elites' e a 'pobreza do povo' o grande líder da integração latina acalmará a sociedade brasileira, pois vocês estarão agindo em defesa dos seus direitos...

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

vc pegou bem a coisa. É isso mesmo. Os micos amestrados e dominados pela ideologia canhestra e extemporânea, mostram a sua incompetência. Em nenhum momento os que militam na oposição sequer contemplaram essa história de intervenção militar. Caramba! Dizem claramente que queriam que isto fosse pedido pela oposição! É Incrível!
Não há exclamação suficiente para acalmar uma mente sã e sensata quando se depara com disparates dessa natureza. O institinto belicoso expressado por essa gente é de meter medo. Aliás, vivem insinuando um levante popular se houver realmente um pedido de impeachment que prospere e coloque em xeque o poder do Lulo-petismo. Chamam de golpe aquilo que é legitimamente um direito da cidadania: desalojar imediatamente do poder os corruptos e ladrões.

abs

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Jarbas Cordeiro de Campos disse...

A proposito da expropriação boliviana com ou sem morales, basta o Brasil fechar as fronteiras, não deixar extrato de coca entrar que os empresários do narcotrafico boliviano arancam o Evo da cadeira e libera o fluxo de gás. Basta o Bastos cumprir suas obrigações constitucionais e tudo se resolve.