segunda-feira, 1 de maio de 2006

Presente boliviano

Presente para o presidente-operário neste primeiro de maio: Evo Morales anuncia a nacionalização das jazidas de hidrocarbonetos.

Segundo a Agência Boliviana de Información, " o decreto supremo indica que as empresas que operam no país estão obrigadas a entregar para a Yaciamentos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) toda a sua produção".

É o investimento da Petrobrás indo pelo ralo.

Feliz Dia do Trabalho, Lula.

11 comentários:

Claudio Roberto Ribeiro disse...

E o presente boliviano para o amigo Lulla?



PS: (acesso o site só para ver a foto da índia...)

Angelo da CIA disse...

Olá Nariz!

Tô passando para lamentar mais esta cagada dos nossos parceiros de escambo da América do Sul, mas também para informar qeu criei meu blog: http://www.angelodacia.blogspot.com.

Ainda tô melhorando, tá bem feio, mas um dia chego lá.

Filemon WildWood disse...

O melhor 1º de maio em décadas? Ele não sabia? E se não sabia é um saltimbanco. O grave na questão: avisou ao Congresso? Dezenas de vates! Segundo, não há suficiência, será alcançada, se continuar o "crescimento baixo", em abril de 2007 (crescimento de China e outros, seria só em 2010/2014). A propaganda é enganosa. O Evo pelo menos sabe e não nega, como se faz aqui, a existência de uma "quadrilha", como disse o Procurador, a CPMI. É preciso ser fátuo para nada sentir.

Marcio disse...

Olá Nariz!
So faltava essa!
Não digo nem a Petrobras, mas o nosso país cada vez mais perdendo suas riquezas. Dessa forma melhor seria que entregasse à iniciativa privada.
Olhando e conhecendo. Iniciando um blog para confrontar outras idéias.
Um abraço.

frank rosolino disse...

Espero que você eo Coronel estejam bem.
De qualquer modo quero , por incrível que pareça, elogiar a coerência de Evo Morales.
O que ele fez foi o que ele disse que faria durante a campanha eleitoral.Não houve nenhuma chantagem nesse caso.
Diferente do PT que durante a campanha fez , ele sim, a chantagem eleitoral prometendo desde o aumento dramático do salário mínimo até o rompimento com o FMI e não pagamento da divida externa , além de uma política econômica totalmente diferente de FHC.
Isso foi chantagem eleitoral.Evo fez o que prometeu - para o bem ou para o mal ele não enganou o povo boliviano.

Alzira disse...

Ói, Nariz!
Foro de São Paulo rachado: Lula se sente traído por Chávez, porque Venezuela vai assumir negócios de gás da Petrobrás na Bolívia
Edição Extra desta segunda-feira do Alerta TotalPor Jorge Serrão

Exclusivo - Hugo Chávez traiu Luiz Inácio Lula da Silva. Depois da reunião com Evo Morales e Fidel Castro, em Havana, ficou decidido que quem vai assumir os investimentos da Petrobrás estatizados na Bolívia vai ser a estatal venezuelana PDVSA. A Petrobrás investiu US$ 7 bilhões de dólares em território boliviano. O índio Morales preferiu confiar no líder bolivariano. José Dirceu, que assessora Cháves em lobbies na América Latina, já foi escalado para tentar apagar o incêndio.

Lula soube da informação, e considerou que levou uma pernada de Hugo Chávez. O caso cria o primeiro grande atrito no chamado Foro de São Paulo. Lula ligou para Nestor Kirchner, e o presidente argentino lhe comunicou que partiu de Chávez a idéia de assumir os lucrativos negócios do gás boliviano, que estavam em mãos da Petrobrás. Lula tentou falar com Chaves, mas o venezuelano não quis atendê-lo no telefone.
Abraços,
Alzira

Cristal 53 disse...

E ele disse, que seria o melhor 1* de maio dos últimos 2 anos.

hehehehehehehehe...kkkkkkkkkkkk...rsrsrsrsrs...

Ele merece! ele merece! ele merece...

Renato Martins disse...

A mudança de paradigmas num mundo em tempo real para não radicalizar de fato usa do expediente de criar sensações. Uns chamam a isso de "factóides", mas diante da miséria humana que o neoconsumismo espalha pelo mundo, pode ser benéfico. O comunismo revelou-se quando se despertou para a impossibilidade de gerar conforto adequado para todos igualmente sem suplantar o tempo de reposição das reservas naturais, energéticas e tais esgotando-as antes. Alguns milhões seriam eleitos para ficar na fila de espera. A América Latina está na fila sendo esgotada por limitações inventadas nas políticas, por exemplo do FMI, das quais o neoliberalismo privacionista irrefletido faz parte. Não somos radicais e cegos ao ponto de desprezar a solução que é a gestão criteriosa da iniciativa privada que só pode sobreviver bem atendendo seu público consumidor, mas convém neste ponto examinar as circunstâncias que nos trouxeram até aqui e endossar a mudança de paradigmas. Porque é o equilíbrio social do nosso quintal que nos afeta o cotidiano e a paz que está em jogo. Isto serve para Lula e para Alckmin assim como, por pouco, serviu a Tancredo e Mário Covas.

Sharp Randon disse...

Evo Morales está "cumprindo a palavra" empenhada na campanha. Se é apenas um executor popular de um ideólogo mentor tanto faz, foi eleito baseado nisso. Nosso Lula nos traiu. Nosso Lula é corruptível. Creio ser tempo de minimizar, relativizar a questão e em dois dois ou tres dias obter posicionamentos respeitosos de Morales. É preciso deixá-lo criar sensações para seu povo. É preciso ao Brasil valorizar sua tradição de afabilidade e sendo o pólo mais rico, transmutar a soberba da auto-suficiência do petróleo em parceria digna e soberana para ambos. Há um rico filão para a diplomacia explorar e inovar. Hugo Chávez não tem diplomatas tão capazes como os profissionais do nosso Itamaraty.

Camarada Arcanjo disse...

Dias atrás, a Petrobrás estava negociando, e acho que concluiu o negócio, com a Shell seus interesses na Bolívia. Desconfio que agora os acionistas da Petrobrás estão mais bêbados que o calango.

Nada disso está acontecendo sem o estímulo do calango.

Moebius disse...

Será que o Lula irá dizer que foi traido pelo Morales?