segunda-feira, 29 de maio de 2006

Teimosia

Sei que estamos às vésperas da Copa, que Lula está liderando, com folga, todas as pesquisas e que o PCC faz e acontece. Ainda assim, eu insisto em perguntar:

Quem quebrou o sigilo do caseiro Francenildo?

Mais do que isso: porque a imprensa simplesmente abandonou o assunto?

Onde estão, afinal de contas, os jornalistas indignados que não pararam de cobrar uma solução para o caso? Desanimaram tão logo o sigilo do Nildo deixou de vender jornais e revistas?

É admissível que um caso que provocou a demissão do Ministro da Fazenda fique sem solução? É aceitável que todos esqueçam o assunto, fazendo de conta que ele nunca existiu?

14 comentários:

Soube? disse...

- Soube
- Do quê?
- Pronto, as coisas estão mais claras agora...
- É!
- Os dois governantes candidatos passaram por provações...
- É!
- Como o poder pertence a Deus, acredito que Ele já deva ter escolhido um deles para abençoar com o poder...
- É!
- A resposta não é dada agora, somente em outubro saberemos...
- É!
- Ele deve ter considerado o arrependimento e o perdão interior, pelos erros de cada um...
- É!
- E isso só Ele sabe!
- É!
- Afinal somos todos humanos...
- É!
- Mas a caminhada continua, Deus continua olhando e suas palavras não devem ser desprezadas...
- É!
- A Paz esteja com você!

Angelo da CIA disse...

Você tem toda razão Nariz. Por conta da displicência e preguiça da imprensa, assim como da nossa fraqueza institucional, partícipes da quebra do sigilo de Francenildo continuam por aí fazendo as mesmas malandragens só que em outros escândalos. A reunião para acalmar Dantas é uma evidência disto.

Isabella Maddi disse...

Os ataques do PCC foram providenciais. A onda de violência em SP desviou a atenção de outros assuntos muito intrigantes. Por exemplo: a sigilosa e suspeitíssima reunião entre Bastos e Dantas, na calada da noite, na casa do Heráclito Fortes, humm...

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

está aí a pauta para os jornalistas. Bem lembrado. Mas de toda essa história do lulo-petismo, o que causa arrepios são informações dando conta de que Lula, já considerando as eleições favas contadas, veria como simpatia Stédile como seu sucessor. Vc já imaginou? Não duvido não. É de arrepiar.

Cordial abraço do

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

marcos ramos disse...

Nariz


os ataques do pcc solucionaram um monte de problemas do pinguço corrupto.

tirou do ar vários assuntos:

-o sigilo do caseiro;
-a tomada da petrobrás bolívia pro evo moralles, com a conivência do lulla;
-as contas no exterior, da quadrilha toda (por sinal, foi o que desencadeou o ataque);


e de quebra, e o principal ganho político da organização criminosa, abalou a candidatura do alckimin, talvez de forma irremediável.

marcos ramos disse...

putz!!!

esqueci de uma das principais maracutaias, talvez a maior, ocultadas pelo ataque do pcc: o OKAMOTTO!!!

ninguém mais fala nele também!!!

Luis disse...

Juro que essa eu não entendi. Foi tudo perfeitamente divulgado: quem quebrou o sigilo foi um gerente da CEF, a mando de uma superintendente, a mando do presidente da CEF, a mando do Ministro da Fazenda, sendo que estes dois últimos perderam o cargo e o ex-ministro já foi indiciado por este crime e, para aproveitar a oportunidade, por diversos outros que já estavam sendo investigados, mas sem conseqüência pela sua anterior condição de ministro. Escrevi tudo sem período, para ver se a história está completa e parece que está.

Este crime está sem solução? Não, acho que não. A menos que você ache que a solução é a condenação definitiva do citado réu, o que espero que aconteça, mas que tem que ter seu trâmite legal perfeitamente observado, não é?

Enquanto crime, esta história já está resolvida e, graças a pressão da imprensa, foi um dos mais rapidamente resolvidos da história do país. O que sobra agora são apenas as conseqüências políticas do crime, que devem repercutir, dependendo da competência da oposição, durante o processo eleitoral.

Spirit disse...

n,
um dia esse período da história brasileira será objeto de teses universitárias... e ninguém saberá explicar o que passava por mentes e corações da sociedade brasileira, em especial, entre os cidadãos comuns, que batalham atrás do pão de cada dia, são honestos, pagam impostos e votam. como puderam se manter insensíveis a tudo isso?
já explicar o posicionamento da imprensa, judiciário, legislativo etc talvez seja mais fácil...

CORONEL disse...

Parabéns, Nariz.
Às 19 horas o Noblat voltou ao assunto do caseiro.
Ficas bem no papel de pauteira dos nossos caros jornalistas.
Valeu!

Peregrino disse...

Perguntar não ofende! Será que a imprensa brasileira faz parte da sociedade brasileira?

O Editor! disse...

Luis,

Permita-me discordar: O caso não foi devidamente solucionado, tendo em vista que temos algumas ramificações do caso:

1) Participação do Ministro da Justiça em "exposição genérica" sobre o assunto, feita na residência do Ministro Palocci, por um amigo do Dr. MTB, e a pedido deste (o que pode configurar o crime de Advocacia Administrativa, e derrubaria mais um Ministro da República);
2) Participação de outros funcionários do Ministério da Justiça no caso (e se for comprovado que eles cometeram algum crime, devem ser responsabilizados e perderem seus cargos, dentre outras punições possíveis)
2-B) Caso os seus subordinados tenham incorrido em crime, será necessário apurar a responsabilidade do Dr. MTB a respeito da quebra da "cadeia de comando, como dizem os americanos, por poder configurar tal displicência/ inépcia/ omissão na chamada "culpa in eligendo" (que é a responsabilização de alguém pois este tem responsabilidade pelos atos de seus subordinados);
3) Participação de terceiros na "exposição genérica" sobre o assunto, identificação desses terceiros e análise de suas condutas;
4) Participação direta ou indireta do Presidente da República no caso, e análise de sua conduta;
4-B) Caso não tenha participado da reunião, nem de suas decisões, nem beneficiado-se (ou tentado beneficiar-se) de seus efeitos, analisar a "culpa in eligendo" do Presidente da República tendo em vista a sua responsabilidade pela nomeação do (ex-) Ministro Palocci, do Sr. (ex-) Presidente da Caixa Econômica Federal, do Sr. Ministro MTB, e de demais envolvidos indicados direta ou indiretamente pelo Presidente.

Infelizmente, este caso não está resolvido. Como aliás, nenhum outro caso de corrupção cuja investigação tenha sido iniciada neste governo.

Abraços cordiais,

O Editor!

Rui disse...

a imprensa esqueceu mais assuntos,por exemplo:o ex presidente Genuino e seu irmão deputado,o adjutorio das Farcs,a aposentadoria do capitão do time, que se fezcom os 4 mi do PTB,e principalmente,pelo menos que me tenha passado desapercebido,de toda a verba gasta nestes ultimos anos-valerioduto-delubioduto e outros dutos,quanto realmente chegou a cada orgão de imprensa,quanto ficou com agencias,quanto se desperdiçou com propanda enganosa.

Luciano disse...

Aliás, ninguém fala mais nada do escândalo da operação tapa-buracos, que simplesmente foi a maior roubalheira escancarada, anunciada antecipadamente.
A imprensa tupiniquim, jé esqueceu.

Amigo do Moderador disse...

Olá Amigos!

Com raríssimas exceções, os nossos coleguinhas da imprensa bandeiam para o lado que paga mais.
Os comentaristas políticos são iguais aos jornalistas esportivos que chegam a vender-se por um jantar com jogador famoso.
Os petistas em 25 anos infiltraram-se em todas as camadas sociais e hoje manipulam quase todos os meios de comunicação.
Basta verificar a paparicação que fazem com Mercadante(o que tem vergonha de usar o sobrenome do pai) e Eduardo Suplício. Nunca vi nenhum dos dois apresentar qualquer projeto em benefício de São Paulo, muito pelo contrário, sempre defenderam os direitos dos bandidos e atacaram a polícia. Agora posam de salvadores do Estadoe a imprensa venal tece loas aos mesmos.