segunda-feira, 8 de maio de 2006

URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina?

"A Petrobras se queixa de ter dado vários avisos ao governo de que estava prestes a estourar o problema com o gás na Bolívia e sempre ter recebido, em troca, orientação para não agir."

(Painel, Folha de São Paulo, hoje)

Ainda segundo a Folha, o discurso do Planalto e do Itamaraty para justificar tamanha passividade era que a Petrobras teria tratamento diferenciado, caso Evo Morales resolvesse nacionalizar a exploração de gás.

Não acredito nisso.

Estou ficando cada vez mais convencida de que a política externa brasileira - e neste episódio da Bolívia em especial - está afinadíssima com os compromissos de "integração latinoamericana" que o PT assumiu junto ao Foro de São Paulo, desde sua fundação, em 1990.

Consta da Declaração Final* do XII Encontro do Foro de São Paulo, ocorrido em julho de 2005, na capital paulista:

"Declaramos nosso compromisso de trabalhar, desde nossos partidos, para impulsionar esta nova integração em marcha, cuja agenda deve ampliar-se cada vez mais para atender aos interesses de nossos povos.(...) O projeto integrador regional necessita considerar os diversos níveis de desenvolvimento e a heterogeneidade existente na região. Para ser justa e solidária esta tarefa deverá estabelecer mecanismos preferenciais, tendo em conta as assimetrias e desigualdades da região. Um princípio importante é promover ações para alcançar uma adequada eqüidade."

*A tradução para o português é nossa, já que o documento só se encontra disponível em espanhol.

11 comentários:

Vinci disse...

Nariz,

e como construir este equilíbrio e esta igualdade entre as nações latino-americanas? Ora, com o dinheiro arrancado de nós, brasileiros, através de impostos escorchantes.

Ao Brasil cabe o papel de pagar a conta!!!

Vinci disse...

Nariz,

a confirmação de que cabe a nós pagar a conta da tal integração continental:

De um artigo do Olavo de Carvalho, Traição Anunciada - http://www.dcomercio.com.br/noticias_online/600512.htm:

Num texto publicado em 2003, bem lembrado pelo articulista Cristiano Romero no jornal Valor, o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, expunha o que tem sido a diretriz básica da política externa do governo Lula. Diz Romero:

"Generosidade’ nas relações com os vizinhos sul-americanos é um conceito caro a Samuel Pinheiro Guimarães. Num texto intitulado ‘O Gato e a Onça: ameaças e estratégia’, ele defende, como ‘objetivo fundamental’ da política externa, a construção do que chama de espaço econômico e político sul-americano. Diz que o Brasil deve fazer isso sem qualquer pretensão hegemônica e com base na generosidade ‘decorrente das extraordinárias assimetrias entre o Brasil e cada um de seus vizinhos’. ‘É necessário praticar o princípio do tratamento especial e diferenciado quase que na proporção das assimetrias reais."

Isso já era, antecipadamente, o nosso presidente defendendo o direito que "um povo sofrido" tem de romper contratos e assaltar seus parceiros de negócios.

Pois é, o Brasil diminue, los hermanos crescem. Simples assim.

Cristal 53 disse...

Nariz !!!

Acaba de sair o resultado:" OAB rejeita o pedido de impedimento de Lulla".
País de homenzinhos de M...!!!!!

Filemon WildWood disse...

A OAB "detonou"! Humilhante fragilidade. A sua notícia, NG, virou traque. Olhe, deu "chabu". Acabou! O caseiro, sumiu! A operação pegando os parlamentares na saúde, é um foco. A operação pegando ricos, artistas, jogadores, etc, outro foco. O tal do rapaz do partido fez a fofoca para afetar o resultado da prévia paulista. Acabou! NG, não fique triste. É a vida. É o destino de uma "Nação" que ainda "não nasceu".

(N.G.: Deu "chabu", sim...OAB está encaminhando representação de ordem criminal à PGR contra o presidente.)

Angelo da CIA disse...

A OAB seguiu a lógica... do petismo! Nada de seguir a lei, nada de vivermos um pleno Estado de Direito. O que vale é a vontade das massas. Mesmo que seja uma massa corrompida e manipulada.

O Brasil merece a OAB. E o Lula! Triste Brasil

Úrsula disse...

NG, estou desde o dia 4 de maio evitando rum, conforme sua recomendação. Devo continuar ou você acha que liberou geral?
Um abraço.

(N.G.: Eu ainda aguardaria até final do dia de amanhã. )

Sharp Randon disse...

Alerta. Haverá fraude via sistema.

(N.G.: Qual sistema, Sharp?)

Roberto Antonio disse...

Nariz, cadê a bomba que vc, ficou de detonar aqui no seu blog ainda na semana passada que passou para essa semana.
Abraços.

(N.G.: Roberto, não sou eu que estou com o dedo no detonador. Se não explodir até o início da noite de amanhã, jogarei a toalha.)

ph disse...

Olha soh um exemplar do conceito de democracia do sujeito:

http://www.youtube.com/watch?v=AMWXetdC0vI&search=evo%20morales

Alias, no youtube tem umas coisinhas interessantes. Tem um video onde o presidente do Chile praticamente ignora Hugo Chavez na cerimonia de transmissao do cargo (hummm... acho que o Chile eh o unico pais na AL que estah no caminho certo...)

jml disse...

Ô Nariz, já estou com crise de abstemia. Cadê a bomba ? Fica difícil continuar convencer a manter os meninos dentro de casa, com medo da radiação...

Angelo da CIA disse...

Nariz, tá todo mundo cobrando. Não nos deixe só! Já nos basta conviver com o temor pela saúde de Reinaldo Azevedo, você nos deixa também com mais esta ansiedade? Conte o segredo, até Reinaldo vai ficar melhor quando souber desta "bomba"