segunda-feira, 19 de junho de 2006

Blogando

Neste último ano, proliferaram os blogs políticos. Alguns de opinião, outros fazendo clipping das matérias jornalísticas, outros misturando as duas coisas. Este aqui, que está no ar desde março de 2003, é um blog de opinião.

De um modo geral, publico matérias apenas quando tenho interesse em comentá-las. Não faz sentido querer competir com portais de notícias, que possuem excelentes equipes jornalísticas para cumprir esta função. E acho uma graça quando recebo e-mails de leitores cobrando que eu deixei de "publicar" esta ou aquela notícia.


Um outro aspecto desta mesma questão são os leitores que resolvem transformar a área de comentários em clipping jornalístico. Investidos do nobre intuito de bem informar, eles colam matérias inteiras na caixa dos comments. Como tenho moderação antecipada, costumo deixar apenas o primeiro parágrafo e puxo um link para a matéria - e seria interessante se os próprios comentaristas se habituassem a agir assim . Dois aspectos devem ser considerados aqui: primeiro, que comentários muito longos prejudicam a dinâmica do blog. Segundo, que é correto prestigiar com visitação a fonte original da notícia.

Entendo que, no geral, os leitores assim agem não porque queiram prejudicar ao blog mas porque, uma vez que ainda estão se ambientando com esta nova ferramenta, demoram um pouco a perceber estas sutilezas.

Mas eles não estão sozinhos. Há, também, os novos blogueiros. A maioria deles é afoita: criam um blog hoje e amanhã já querem ganhar link nos blogs mais antigos. Alguns chegam a tratar a coisa como aqueles sistemas de vendas piramidais, no pior estilo Amway.

Não é assim que funciona. A comunidade blogueira tem seus próprios ritos. Tais ritos são reflexo da própria natureza anárquica dos blogs. No que respeita aos links, a pior coisa que um novato pode fazer é encher as caixas de comentários de outros blogs com pedidos do tipo "linquei você...por favor, me linque aí também." Tudo o que ele consegue com este tipo de mensagem é a fama de inconveniente.

Quem quiser ser reconhecido, terá que percorrer um longo caminho. Terá que comentar nos blog de sua preferência, sem nada pedir. É pela pertinência e inteligência de seus comentários que chamará atenção para seu próprio blog. Basta, para isso, que o blogueiro cuide de preencher o espaço destinado à sua URL, disponível na maioria dos sistemas de comentários - sim, há um lugar para isso; o que significa que não é preciso repetir o endereço do blog no final do comentário.

Para terminar, uma última observação: se você tiver um blog e gostar do post de outro blogueiro, não deixe de divulgá-lo. Mas faça-o do jeito certo: publique apenas um trecho do post e convide os leitores a lerem o restante no blog de origem. Mais uma vez, vale o que foi dito a respeito das matérias postadas nos comentários: é elegante prestigiar com visitação a fonte original de um artigo. E, embora sejamos bastante informais e truculentos, nós ainda não abrimos mão da elegância.

10 comentários:

jorge nobre disse...

Eu escrevi um post sobre a copa do mundo (estou em clima de copa!) e aí alguém colou uma matéria sobre o envolvimento de políticos tucanos na lista de furnas.

O que pode ser? Pode ser algum olavete chateado porque eu critico o antitucanismo do Olavo de Carvalho no Orkut. Pode ser algum petista que acha que eu sou "tucanófilo" (aspas, sinal de ironia). Pode ser alguém que acha que eu sou mesmo antitucano e resolveu, digamos, me apoiar.

Bem, eu não vou censurar o rapaz. Mas eu acho que seria melhor ele colar alguma matéria que tivesse algo a ver com o post, pelo menos.

Lefebvre disse...

A dinâmica vai assim até terminada a eleição. Depois disso, muitos blogs vão desaparecer até meados de 2008.

Marcos V disse...

Boa NG!

Nada como uma blogueira experiente e charmosa para dar noções de netiqueta.
Nariz Gelado é nossa Danusa Leão em versão mais jovem e agradável.

lenita disse...

Concordo com o Lefebvre. Mas enquanto há essa inundação de blogs, o que temos que fazer, nós os que gostamos de freqüentar blogs, é ver bem onde metemos o nariz...
Neste Nariz Gelado podemos meter nosso nariz tranqüilamente, pois é o mais elegante tanto no trato com os comentaristas, quanto no trato dos assuntos que publica.

(N.G.: Lenita, querida...obrigada pela paerte que me toca.)

jml disse...

Ó, NG, depois do que li, tenho a dizer que "linquei você...por favor, me linque aí também." Brincadeirinha... Nem blog eu tenho ! Mas o fato é que é correto seu pensar. Esta história de que "nada se cria, tudo se copia", não é legal, não...

abstrato disse...

bom, eu fui economico nos meus "clippings" ai...colei apenas aquela triste, porem ja famigerada declaracao do JJ sobre o habito etilico do presidente...alias, parece que hoje o Aecio deu declaracao que compactua com a minha opiniao em relacao a essa frase mal cunhada pelo JJ, certo? nao estou sozinho, ufa! ...e de JJ ja me bastava aquele cara do Dallas, que por sinal, era intragavel... :)

(N.G.: Aecinho disse isso, foi? Quão em cima do muro anda esse nosso mineirinho...Alguém deveria dar-lhe um empurrãozinho para ver se ele se define.)

abstrato disse...

foi so eu clicar no "post" que eu me lembrei o nome do sujeito do Dallas...ahahha..era JR...fiquei mais de cinco minutos tentando lembrar o nome correto do cara e quando consegui, obviamente, nao deu mais tempo..:)

Gerson disse...

Tá bom, NG. Se eu enviar algo será só o comecinho, com link.

E procurarei fazer isso só se estiver relacionado ao post.

(N.G.: "só se tiver relacionado ao post" é criação sua. Veja bem: não me importo que o pessoal deixe notícias aqui, mesmo que elas não estejam diretamente relacionadas com o tema postado. Apenas acho que devemos prestigiar o site que deu a notícia.)

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

que categoria! Vc disse tudo e com uma leveza que revela ser vc realmente uma mulher com a sensibilidade à flor da pele. Meus cumprimentos.

Abs
Aluízio Amorim

Sidarta³³ disse...

NG, bom dia!!!
Muito bom... ácida com uma suavidade peculiar... educada como sempre.
Continuo diariamente visitando sua casa ... (narizgelado.apostos.com).
Abraços a todos.