quinta-feira, 29 de junho de 2006

Disse ou não disse?

Sim, vocês já leram ,viram e ouviram várias vezes desde ontem: o presidente andou declarando que fazer política para os pobres é uma coisa prazerosa.

Acontece que saíram várias versões da mesma declaração na imprensa. Então, para que não digam que estamos a editar o discurso presidencial, eu fui conferir a transcrição do pronunciamento no site da Presidência da República . Ei-la:


" Outra coisa, Patrus, que eu queria dizer a você e ao povo de Contagem, é que seria tão fácil e tão mais fácil, meu caro Newton Cardoso, você que foi governador, a gente governar um país, um estado, uma cidade, se a gente tivesse que cuidar só dos pobres. Os pobres, na verdade, não dão trabalho. Por isso é que durante muito tempo eles ficaram esquecidos, porque os pobres não têm dinheiro para ir protestar em Brasília, os pobres não têm dinheiro para alugar ônibus, os pobres, muitas vezes, não estão nos partidos políticos, muitas vezes não entram na universidade. Muitas vezes os mais pobres não vão sequer até o sindicato, eles vão à igreja rezar e pedir ajuda a Deus e, muitas vezes, os governantes não olham para eles porque eles não estão na rua fazendo passeata e fazendo protesto contra os governos.

Muitas vezes o pobre quer apenas um pão, enquanto muitas vezes o rico, cada vez que encosta perto, quer 1 bilhão. Então, fazer política para pobre é uma coisa prazerosa, porque a gente sente que a comida chega na casa das pessoas."

Não sei se estes discursos recebem algum tratamento antes de serem publicados - quero acreditar que não. Mas quem se interessar - e tiver paciência para tanto - poderá descobrir facilmente: é só comparar o trecho acima com as gravações do realizadas durante o evento. Depois me contem.

9 comentários:

Filemon WildWood disse...

Que afronta ao homem humilde. Primeiro, ao falar de cuidar dos pobres, é demagogia. E os movimentos sociais pacíficos e sérios (os que não invadem prédios, depredam, recebendo dinheiro dos cofres públicos?) não são pobres, pois alugam ônibus e quebram a Câmara dos Deputados e empresas produtivas. Serão vândalos financiados pelo Poder Público? A oposição é uma tartaruga... E o lucro fantástico dos Bancos? Aliás, Igreja, Banco, Partido Político, 500 maiores empresas, Cartórios, Corpos Diplomáticos (ah, Angola, Itália, Portugal - lá vem o tablóide gratuito, burlando o STE, a Justiça Eleitoral), não pagam IR. Segundo, é humilhação. Como deixar o povo na miséria? O Bolsa-Família deve ser uma transição para o trabalho próprio, honrado, produtivo, capacitando homens, não uma aposentadoria dissimulada sob a forma de auxílio. Uma legião de ociosos pagos pelos aposentados, pensionistas, servidores e empregados privados. E chamar o moço do partido do presidente do congresso de "Meu caro", paciência, é o cúmulo da hipocrisia e elogio falacioso. E tem mais a história da falsificação da carta por Sarney, o maior blefe republicano (aliás, o maior erro). Não é possível que se prossiga "deitado eternamente em berço esplêndido".

abstrato disse...

NG, falando agora sobre a politica "caseira", Leonel Pavan confirmado como vice do Luiz Henrique??...isso nao tem a minima chance de dar certo na minha opiniao...sao dois protagonistas da cena politica nacional, Pavan jamais se contentara em ficar de coadjuvante - papel que geralmente cabe aos vices - no governo pmdbista...esse governo - se eleito - tem tudo pra ser um festival do "fogo amigo"...capaz que o Pavan vai engolir sapo do Luiz Henrique e ficar de bico fechado, ainda mais que esse posto de vice-governador so servira mesmo ao Pavan como vitrine pra uma proxima eleicao de governador, pois pra quem tem intencoes de ser governador de um estado, ser senador da republica eh um cargo que de nada adianta, esta muito longe do alcance dos olhos do povao.:)

Nina disse...

Até bem pouco tempo eu hesitava em chamar Lula pelo nome. Não gostava - não gosto - de pronunciar, escrever, ler. Vê-lo e ouvi-lo, para mim, ainda que necessário, é um sacrifício.

Então ao me referir ao sujeito, eu usava "presidente". Mesmo que infantilóide - confesso - fazia questão de grafar com 'p' minúsculo. Impossível resistir.

Com a proximidade das eleições e a temperatura das campanhas aumentando, a ficha caiu.

Lula nunca deixou de ser Lula. Assinou a posse e recebeu a faixa mas não se tornou de fato presidente. Nem um minúsculo presidente.

Não age nem trabalha como presidente. Não se comporta como presidente. Não pensa como presidente e sequer fala como presidente.

Vimos emergir do limbo um nada, nem mais da esquerda radical, nem com coragem de assumir uma direita neoliberal.

Lula não é comunista nem democrata. É um demagogo.

(Desculpe-me entupir sua caixa com esse texto longo. É meio que do tamanho do nada que ele representa, e do desencanto que sinto pelo povo "deste país", principalmente o "povo pobre deste país" não ter oportunidade de saber O QUE É Lula. Um beijo grande pra você.)

abstrato disse...

"Árbitro inglês deixa quadro internacional após grave erro na Copa" ..."- O que aconteceu é algo que lamento profundamente. Cometi um erro e sobre isso não pode haver discussão. Não foi causado por um dirigente da Fifa ou porque eu estivesse apitando de forma diferente em relação ao futebol inglês. Simplesmente errei - declarou.
O árbitro inglês confessou que só percebeu seu erro quando foi informado do mesmo após o término do jogo, e que isso tirou seu sono por várias noites." .......NG, me desculpe o clipping gigantesco e fora do ambito politico, mas foi inevitavel...so quis deixar registrado aqui a maneira honrosa e merecedora de inumeros aplausos que esse arbitro ingles encontrou para fazer seu "mea culpa"...se tivessemos 1/3 dessa sinceridade transferida a nossa politica nacional, ja seria o suficiente para termos certamente um outro tipo de pais....alguem aqui ja viu algum politico brasileiro perder alguma noite de sono por qualquer motivo que seja??? - excetuando-se claro, ter algum interesse pessoal ferido - fonte: http://jbonline.terra.com.br/

Angelo da CIA disse...

Muito em breve, os pobres que Lula governará serão apenas os empregados das mansões dele e do filhinho esperto.

Guilherme disse...

Porrada no Lula. Quem disse que não cola. No auge da crise ele não desabou? A maioria da população não esta nem aí para política. Só se interessam e acompanham quando veiculam o horário político obrigatório. Jornal, semanários e internete, só meia dúzia, que de ouvir o nome do Lula, vomitam. Aqueles que se informam via TV aberta, notóriamente a Globo, viram a crise de óculos cor de rosa. 45 dias de ataque frontal e objetivo (munição é o que não falta), vão abalar o coisa ruim.

Marcos C. disse...

Então tá resolvido Nariz Gelado, como LuLla e o PT tornarão nosso país cada vez mais pobre com suas políticas desastrosas, vai ficar fácil ele governar.
O próximo passo é destruir o que resta da agricultura com a saída do Rodrigues, assim não teremos mais tratores protestando em Brasília e assim por diante.
A não ser que nosso povo acorde e de um basta nisso em outubro.

Jorge Nobre disse...

Eu ia dizer quase a mesma coisa que o Filemom: O Lula é tão burro que sequer percebeu que estava admitindo que os "movimentos sociais" nada têm a ver com os pobres.

Anulado disse...

Nada melhor do que ser pobre e morrer na mão do Jatene...