quarta-feira, 28 de junho de 2006

À flor da pele

Há choro e ranger de dentes nos bastidores petistas.

Tudo por conta de rumores de que o final de semana virá acompanhado de números que mostram Alckmin subindo nas pesquisas.

Enquanto a coisa não se confirma, vale especular que, embora os números possam se apresentar ainda tímidos, a notícia faria cair por terra aquela teoria de que "bater em Lula é uma péssima estratégia."

Caso a imagem de Geraldo Alckmin tenha realmente apresentado alguma melhora junto ao eleitor, já não haverá mais dúvidas a respeito de qual é o "caminho da roça": PFL bate e PSDB apresenta o candidato.

Natural que os petistas estejam com os nervos à flor da pele. Se a estratégia se mostrar adequada, será levada adiante. E nem mesmo eles têm certeza de que a imagem de Lula resiste a uma surra de três meses.

11 comentários:

Maridalva Vinhas disse...

Deus te ouça, eu estou contando é com uma seleção uniformizada em verde e amarelo, com muito orgulho em ser brasileira, jogando com muito empenho para vencermos esta já no tempo regulamentar.
Nossa taça?
O resgate da ética e dos valores morais, que realmente irão dignificar nossa nação.
Chega de tanta imoralidade!

O Editor! disse...

NG,

Como bem lembrou Reinaldo Azevedo em seu novíssimo blog, essa estória de que em eleição não adianta você bater no outro candidato, é pura balela de marqueteiro.

Sempre usam as não eleições de Lulla para comprovar essa tese. E eu, do alto de minha ignorância digo: Bobagem! Lulla nunca venceu antes por causa do discurso esquerdista extremado. Nunca venceu antes porquê sempre competia com imagens mais palatáveis ao público do que a sua de metalúrgico-que-vai-entrar-e-meter-a-porrada-na-Zelite.

Em 1989 perdeu para o "garanhão das Alagoas", o viril e macho candidato que iria colocar o País na linha(como bem disse João Ubaldo).

Em 1992, não teve eleição e veio o Itamar "VW" Franco. (talvez - conjectura minha - se o Lulla disputasse naquela época com o Itamar uma eleição ele ganhasse)

Em 1994 veio FHC com o Plano Real (imbatível com o controle da inflação)

Em 1998 veio FFHH, apoiado num primeiro Governo que, embora tenha tido vários erros e problemas, ainda podia ser considerado o melhor Governo do Brasil desde, pelo menos, o início da Ditadura.

Já em 2002, com crises mundiais, sem o Sérgio Motta, e sem FHC disputando, Lulla foi esperto, contratou o marqueteiro do Maluf, mudou a imagem de metalúrgico-raivoso, apareceu de terno, e ganhou a eleição.

Mas mesmo com essa mudança feita por Duda Mendonça, ele ainda utilizou a mesma tática que vinha usando desde que fundou o PT, e com mais força ainda desde 1994, quando perdeu a primeira vez para o FHC: Bateu muito no antecessor. Bateu nos programas, no aspecto social, nas origens de FHC, na "compra da emenda da reeleição", nas "privatarias" (como eles adoram essa palavra!), etc, etc, etc.

Elle sempre teve seus 30% de votos cativos. Mudou de imagem para agradar a classe média, para dar segurança aos bancos e investidores nacionais e internacionais. Mas nunca deixou de bater. Aliás, desde que foi eleito até hoje não para de bater, gritar, xingar e querer se comparar ao FHC. É por isso que a "popularidade" do nosso ex-presidente não está muito boa. Em parte se deve às suas falhas. Mas também tem o dedo do PT, que nunca deixou de bater no FHC e no PSDB. O povo tem memória curta, e por saber muito bem disso é que o PT bate nos erros (e até nos acertos) do PSDB no mínimo 2 vezes por mês.

Bater no Lulla é a única forma de ganhar (óbvio que não apenas bater nele, tem que mostrar o que FHC fez, o que Geraldo fez, o que o PSDB fez...).

Por fim, você diz que "nem mesmo eles têm certeza de que a imagem de Lula resiste a uma surra de três meses". Cometeste um erro NG. À fé que lhe digo: Eles tem CERTEZA que a imagem de Lulla não suporta uma surra ininterrupta.

O maior ídolo brasileiro até o início do ano de 2006 era o Ronaldo Fenômeno. Foi necessário menos de 2 meses de exposição contínua na Globo para que todos se voltassem contra ele, o xingassem, colocassem o peso de uma eventual derrota da Seleção exclusivamente em suas costas.Tudo porquê ele estava 10% acima do seu peso.

E Lulla e o PT sabem que seus erros não vão sumir apenas com um "regiminho".

Beijos,

O Editor!.

Peregrino disse...

Nariz Gelado,

A análise de O Editor! é perfeita. O Lulão não resiste a três meses de exposição de suas picaretagens, nem com reza brava. Imagina ele ter de explicar que os amiguinhos dele foram todos denunciados pelo PGR e, ainda assim, são candidatos aos mesmos cargos que ocupavam e pelos quais foram denunciados; ter de explicar, também, como o primeiro filhinho é esperto: um dia anoiteceu como estagiário-alimentador de hipopótamos (?) em um zoológico e amanheceu, no dia seguinte, feliz sócio da Telemar, com R$ 15 milhões; ter de explicar porque a primeira-dama solicitou cidadania italiana, achando que a "famiglia" terá mais oportunidades lá, do que cá. Sinceramente, eu acho que ele não consegue. Será uma carnificina e eles já estão receosos disso.

Angelo da CIA disse...

Será que os petistas se comportarão de forma tão amadora com os resultados de pesquisa? Assim o fizeram tucanos e pefelistas neste período em que Lula se distanciou: bateram cabeças, xingaram a mãe dos parceiros, ameaçaram abandonar o barco...
Vamos torcer para que os petistas ajam assim também.

jorge Nobre disse...

Deus te ouça.

lenita disse...

Creio que a oposição não pode deixar passar em branco os horrores cometidos pelo PT e seu governo. Ficar na base civilizada de programas de governo, é coisa para jornais, revistas e algumas palestras. Para o povão devemos usar as mesmas armas do PT, a fim de evitar a catástrofe que seria uma vitória do Lula.

abstrato disse...

foi-se o ultimo ministro que eu conhecia...agora nao consigo distinguir Jesus de Genesio no oceano de figuras sem expressao que ocupam a principal cadeira dos ministerios.

abstrato disse...

pena que nao voto em Sao Paulo...deu chapa pura por la!!!! mais 1000 pontos no conceito do Serra comigo...teve peito, barrou o fantasma do Quercia e ta indo pelo caminho certo...falando serio, Serra e Goldman no Planalto seria de se retomar o gosto por viver nesse pais.

Eliane Moura disse...

Devemos lutar contra Lulla e o PT usando de todos os meios, inclusive os legais! :-))

Bjins, Eliane

recasampa disse...

Ótima notícia!

Soube? disse...

Claro que bater faz parte de uma campanha política. O problema é acertar o tom para que fique verossímel e sem parecer desespero.
Aliás, apresentar as mazelas e crimes do govenro Lula não é bater, é prestar um serviço à nação.
Sempre afirmei que Lula deve ser confrontado com ele mesmo. O resto vem ao natural...
Geraldo é um bom candidato e vai ser um bom Presidente.