terça-feira, 11 de julho de 2006

Números

Não sou especialista.

Portanto, faço uma anállise absolutamente amadora da pesquisa CNT/Sensus divulgada há pouco.

Primeiro: vale a pena bater em Lula, vinculando-o às denúncias de corrupção - e o PFL está de parabéns, pois foi exatamente o que fez naquele programa apresentado no mês passado. Em setembro de 2005, 13,5% dos entrevistados vinculavam o presidente aos casos de corrupção. Agora este número subiu para 18,2%.

Segundo: os ataques do PCC não prejudicaram a imagem de Alckmin, já que o tucano subiu cerca de quatro pontos nas pesquisas. Ou podemos admitir que, na verdade, não fosse a onda de violência em São Paulo, Alckmin teria subido mais? Fiquem com a teoria que melhor lhes parecer. Na minha opinião, qualquer uma das duas é positiva para Geraldo Alckmin.

Terceira boa notícia: Lula está estacionado. Se não crescer nos próximos dias, começará a cair.

Boa tarde.

12 comentários:

Robson disse...

Que os deuses a ouçam!!!
Tem mais é que bater e bater pesado mesmo.
Pesado, mas sem perder a classe. Dane-se a ternura! (Ao menos nesse caso específico!)
Abração

Kika Albuquerque disse...

Nariz

Espero sinceramente que a Coordenação de Campanha acorde definitivamente.
O fermento daquela massa na qual "quanto mais batesse, mais cresceria", estava vencido.
O que acontece com fermento vencido?
Exatamente o que vc disse: bate-se e a massa esfarela, desmancha.

Beijo


PS: Outubro, é logo ali! (risos)

Jorge Nobre disse...

A propaganda gratuíta ainda não começou. Se pode dizer que se Alckmin for competente, pode forçar o segundo turno. E no segundo turno, ele e Lula, ganha quem tiver mais jogo de cintura. Lula é ruim de debate. Veremos Alckmin.

Ah, ele tem chances!

recasampa disse...

NG devemos cautelosa e secretamente comemorar o estacionamento de Lulla e o crescimento de Geraldo, porém, não creio, que o PCC ficará quieto, até pq tenho a intuição de que tudo não passa de um grande acordão entre as quadrilhas, sabe, né? Ainda continuo receosa, mas trabalhando para mudar este quadro. Ontem em pesquisa divulgada em Goiás, o Geraldo reverteu por completo. Vamos continuar trabalhando!!

MamaLua disse...

Nariz Gelado,
O programa de apresentação do Geraldo Alckimin também foi excelente, pois mostrou que ele tem raízes, valores e batalhou muito para conquistar seu espaço. Desvinculou sua imagem da "zelite". Ele não é mais, para uma parcela da população, um político com origem rica.
Concordo que o PFL deve ser o batedor, enquanto o Geraldo apresenta programa de governo. E els parecem estar de acordo com isso, não é mesmo?

(N.G.: Olá, MamaLua. Parecem estar de acordo, sim. Escrevi sobre isso, outro dia, em um post intitulado "Divisão de tarefas". Um abraço).

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Eu não gosto do termo "bater", me parece muito agressivo...
- É!
- Dá um tom errado ao que deve ser feito.
- É!
- Deve-se apresentar todas as mazelas do governo Lula e contrapor ele com ele mesmo.
- É!
- De forma bem didática e incisiva, sendo verossímel, sem exageros que possam comprometer a credibilidade.
- É!
- Enfim, de maneira mais simples, é "bater".
- É!
- Também é uma avaliação amadora...

Peregrino disse...

Nariz Gelado,

Postei no Blog do Reinaldo Azevedo algo parecido com o que posto aqui neste momento, supondo não estar violando as regras do Blog, uma vez que os assuntos são bem parecidos.

Quem conhece um pouco de estatística sabe que cada pesquisa de intenção de votos, individualmente, é estática, por ser uma fotografia, um instantâneo. No entanto, o conjunto das pesquisas formam uma trajétória do processo eleitoral. Logo o conjunto de pesquisas é dinâmico. Neste contexto, a construção da trajetória (o conjunto de pesquisas) pesa contra Lula e a favor de Alckmin, se for bem explorada, porque cada pesquisa funciona como um novo parâmetro a ser incorporado no imaginário popular, que é limitado por natureza. O imaginário popular funciona como um feedback que despreza as informações anteriores e incorpora as novas. Neste caso, basta ao Alckmin (e aos outros candidatos da oposição) alimentarem a sociedade com novas informações sobre o Lula para garantir o segundo turno. Dadas as incursões do PFL na TV, há esperança de que isso aconteça de forma competente.

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

sua análise é pertinente. Todos os brasileiros precisam ser informados sobre o que aconteceu e continua a acontecer nas hostes do governo petista. Além disso, é preciso esclarecer os eleitores dos riscos que corre a democracia brasileira num eventual segundo mandato de Lula. México, Peru e Colômbia já disseram não ao populismo que a mídia equivocadamente qualifica como "esquerda".

abs
Aluízio Amorim

Zé Rabelo disse...

Acho que estamos acompanhando, ou enxergando, números diferentes.
Hoje Lula tem 53% dos votos válidos contra 26% de Alkimim. Não sei qual foi o ambiente de amostragem, mas ainda assim deve ser considerado.
O atual presidente venceria no 1º turno, e se, por acaso, fosse ao 2º, venceria qualquer um de seus oponentes.

Não faço nenhum tipo de manifesto pró-Lula, aliás já tem um bom tempo que procuro não versar sobre política. Apenas trago esta constatação, que, a meu ver deixa sem esperanças de alguma melhoria a todos nós que estamos cansados dessa demagogia, desse ufanismo barato e dessa apologia a um populismo medíocre e, eu diria mesmo, amador.

Abraços,
Zé.

Muriu disse...

Nariz,
Voce já viu coisa mais parecida com essa eleição do que a Copa do Mundo 2006?
Começou o Lulla reconhecido por todos o imbativel
so era esperar Outubro para levantar a taça.Zé, Dirceu, Genoino, Delubio, etc já alinhavam os braços para tambem erguerem.
No entanto aparece um Zidame, chamado Geraldo para botar agua na fervura...
Em Outubro vamos ver.

Eliane disse...

Será perseguição?
Quem tentar entrar no site do Ucho, que eu particularmente gosto muito como o seu, o da Gusta entre outros, vai encontrar o seguinte:
This Account Has Been Suspended
Please contact the billing/support department as soon as possible.
Tentem...é um absurdo!!!!
Http://ucho.info?

(N.G.: Eliane, testei aqui. o blog da Gusta está no ar. O do Ucho, de fato, sumiu. Mas aguardemos maiores informações. Pode ser um problema técnico qualquer)

Luciano disse...

Opa, a Kika falou em Fermento aí??

Olha NG, esta não será uma eleição como as que temos visto. Lula e sua turma ainda não esvaziaram toda a caixa de maldades. Se Alckmim crescer mais, pode-se esperar chumbo grosso do outro lado também. Pode apostar que haverá um racha e uma radicalização séria entre os dois lados. Se fosse pra apostar, eu diria que teremos muito pau e pedra ainda. No sentido figurado... e literal!
Luciano
PS: Citei voce no meu blog. Não sou a Yeda, mas minha mãe e minha vó sempre aparecem por lá! rs

(N.G.: Obrigada, Luciano. Fui lá no seu blog, mas não consegui comentar pois foi impossível visualizar o código.)