quarta-feira, 12 de julho de 2006

Peixe fora d'água

"Estou com medo de cumprimentar um ministro e já ser acusado de pedir voto".

De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, esta foi a queixa de Lula no dia de ontem.

Há mais de uma semana que estamos ouvindo, todos os dias, alguma queixa presidencial. Tudo porque a lei eleitoral restringiu suas atividades e o está obrigando a fazer apenas aquilo para qual ele foi eleito há quase quatro anos: governar. E, talvez, só agora ele esteja se dando conta de que não dá para a coisa.


Nada disso pode impressionar àqueles que, como eu, vinham dizendo, desde o primeiro mês do Governo Lula, que ele não descia do palanque. O que impressiona, porém, é a incompetência dos assessores palacianos que, ao que tudo indica, não estão conseguindo impedir estas demonstrações públicas do incômodo presidencial.

Longe de mim desejar mazelas desta ordem. Mas estou quase prevendo um quadro depressivo. Além de se ver tolhido em seu único talento, o presidente tem, agora, que conviver com uma mídia que está obrigada a distribuir de forma igualitária o tempo que dedica a ele e a seus adversários de pleito.

Impedido de subir em palanques, bravatear, falar mal da oposição e da imprensa, xingar os governos passados e fazer aquele usual levantameno histórico de nossos males quinhentistas, o presidente é um peixe fora d'água. E eu desconfio que ele seguirá nesta agonia, se debatendo e perdendo progressivamente o fôlego, até outubro.


5 comentários:

Angelo da CIA disse...

O que deveria causar indignação e condenação por parte do povo e da mídia brasileira é o presidente usar o palácio do planalto para fazer negociatas eleitoreiras com sanguessugas e velhas raposas da política.

Mas, na verdade, o que causa indignação é saber que nada mais nos deixa indignados!

Rodrigo Xavier disse...

Olá Nariz,

Que suas palavras se realizem. Na verdade o Marajá de Garanhuns é um inadequado para postura executiva. Ele é doutrinado, desde os anos 70, para se configurar como líder popular.

Nunca se preparou para uma experiência administrativa. Na verdade, Lula é mais um cooptado para estabelecer as bases do governo mundial. Vejam em . Inclusive faço uma chamada a este link em meu blog.

Abraço.

MamaLua disse...

Oi, Nariz Gelado.
Tem muita importância a comparação em período eleitoral. Calma, não digo em levantar a "herança maldita" do FHC e ver se o Lula fez mais (parece piada). O négócio é pegar aquela Carta ao Povo Brasileiro, de 2002, e procurar alguma evolução de toda aquela conversa nos tempos de hoje.
Se for mesmo para comparar Lula com FHC, temos um bom elemento: o ganho patrimonial entre o 1º mandato e a busca pela reeleição. Segundo fontes tucanas, FH enriqueceu muito pouco entre um mandato e outro (proliferaram-lhe, em verdade, os cabelos brancos). Agora, o Lula...e diz a boca pequena que ele não mostrou todo o cofrinho (o outro: aquele que tem braço dado com o Lulinha).
Um abraço.

Marcos C. disse...

Maravilha de texto NG, é isso aí, bravatear e fazer campanha por 3 anos e meio é muito mais fácil que governar por apenas 6 meses.

lenita disse...

Cada vez que o coitadinho se queixa, seu nome aparece em algum lugar. Esperto ele é.
Mas é melhor ele não se queixar muito, vai pegar mal já que seu nome irá aparecer muito, agora que SP entrou em Guerra Civil.