terça-feira, 18 de julho de 2006

Que ética, cara pálida?

Detesto pendenga entre blogueiros a céu aberto. Sempre penso que o espaço de um blog deva ser ocupado com informação e opinião. Acontece que, em algumas ocasiões, trazer à luz alguns comportamentos da blogsfera pode ser bastante elucidativo.

Embora eu nunca tenha sido leitora assídua do Minuto Político, sempre admirei a capacidade de combate do Nino. Durante toda a crise política, ao longo do ano passado, Nino mostrou-se implacável. Tão defensor da ética ele é que, por conta de vestidos e outras firulas mais, nega-se a apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin.

Pois bem..Ocorre que a ética do Minuto Político, pelo menos no que me diz respeito, é bastante relativa. E assim afirmo porque tenho sido plagiada com alguma freqüência por lá.

De um modo geral, fico sabendo dos plágios por conta de leitores meus que, indo até lá, me escrevem indignados. Portanto, não sei se os casos que ilustram este post são isolados ou se há mais deles que simplesmente escaparam aos leitores.

A primeira vez que me chamara a atenção para a coisa, foi por ocasião da morte do Bussunda (o meu post e o deles).

Depois, um post meu a respeito do comportamento de blogueiros e comentaristas serviria de "inspiração" para um post de despedida - não concretizada - de um dos colaboradores do Minuto Político. ( o meu post e o deles.).

Finalmente, aconteceu o mesmo com o adesivo que publiquei ontem (o post deles).

Sei que o que eu faço aqui tem um valor efêmero. Não há qualquer traço de obra de arte nos meus textos ou nas imagens que, muitas vezes, eu produzo especialmente para este blog. E várias vezes me posicionei a respeito deste tema : gostou de algo publicado aqui ? Ótimo. Pode reproduzir à vontade. Mas dê o devido crédito a quem de direito. De preferência, puxe um link para cá. É exatamente assim que eu me comporto com as criações alheias. É o mínimo que se pode fazer para mostrar respeito ao trabalho dos colegas blogueiros.


Quem acompanhou os links já percebeu que os dois plágios e a "inspiração" tem um só autor, que se assina Gian Carlo. Mas eu não quero falar com o Gian Carlo. A ele eu escrevi por ocasião do post do Bussunda. Jamais recebi uma resposta.

O meu assunto, agora, é com o próprio Nino. Não acredito que ele não saiba o que está se passando em seu próprio blog. Depois de criticar tanto o Lula, o Nino não poderia se dar ao luxo de não saber de que maneira os seus colaboradores vêm abastecendo aquele espaço.

Então, creio que caiba ao Nino tomar uma atitude - que, no caso em questão, começa por dar os devidos créditos ao que já foi publicado e termina por não mais permitir que algo assim volte a acontecer.

Faça isso, Nino. Ou vai ser difícil você continuar usufruindo da confiança e credibilidade dos seus leitores. Quem comete plágio não tem a menor condição de falar em ética.

Nenhum comentário: