quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Direto do ninho

Três horas depois de ir ao ar o primeiro programa eleitoral em que Geraldo Alckmin se mostra mais firme em relação a Lula, começam a surgir manifestações da imprensa se auto-congratulando.

Tirem o pônei da chuva, queridinhos...A gritaria de vocês não teve a menor influência na campanha.

Antes de mais nada, leiam o artigo de Paulo Moura que indiquei no último post. A estratégia está quase toda ali. A subida de tom já estava prevista desde o início da campanha - e exatamente para este momento.

Depois, tratem de renovar suas fontes: quando o assunto é o projac tucano, vocês andam levando um baile.

Quanto a mim, quem me lê há mais tempo sabe que um certo tucaninho tem por hábito pousar na minha janela para contar as novidades - ou já esqueceram quem lhes diantou, com quatro dias de antecedência, que o candidato seria Alckmin?.

Se não lhes tenho revelado mais é porque há coisas que devem ser mantidas em segredo.

13 comentários:

Emiliano disse...

NG,

conta prá gente, te imploro, porque o Alckmin tem sido tão boicotado pelo resto do tucanato? Já dá até para sentir raiva do PSDB!

Ruy disse...

Fantástico, Nariz. Tudo planejadinho desde o princípio. Agora só falta combinar com o adversário, como dizia (dizem) o Garrincha.

Não quer dizer pra nós quando é que os eleitores, convencidos pela propaganda, vão pôr o Alckmin na frente? Você deve ter a data exata aí. Conte. :)

Beijos ainda desanimados.

Aluizio Amorim disse...

Nariz: tomara que esse tucaninho esteja falando a verdade. Que o programa melhorou, isto é certo. Mas ainda é pouco. Estou muito preocupado com o que está se armando. Leia o artigo do Otávio frias Filho na Folha desta sexta-feira. De certa forma emite as preocupações que fazem parte de um post que escrevi na tarde de ontem no meu blog analisando as declarações de Tarso Genro. Mussolini tem sacudido na tumba. Abs aluízio Amorim

Adalberto Braga disse...

NG,
Pecado e amigo é que são coisas pra se guardar. Segredos têm que ser contados, se não... viram pecados.

Gerson disse...

Concordo com o Ruy. Já se perdeu um tempo enorme.
E a campanha tá amadora. Ele devia colocar imagens do Lula falando uma coisa e depois outra. Não só dizer "o presidente disse". É preciso quebrar a confiança do povão no hômi.

coronel disse...

Cara Nariz

Historicamente, os derrotados são aqueles que, cegos de raiva contra o inimigo infinitamente mais poderoso, se jogam à luta sem definir uma estratégia - que é o como - e as táticas - que é o quê vamos fazer para chegar à vitória.

E aqui não fala um militar, que poucos sabem não sou, tendo em vista que este nick foi cuidadosamente escolhido para irritar petistas em blogs políticos, mas o marqueteiro de longos anos.

Guerras e campanhas políticas exigem frieza, estômago, maldade programada. Cada golpe deve ser medido e cautelosamente preparado porque, do outro lado do rio, existe uma horda de bárbaros sanguinários, capaz de tudo. Até de jogar fora os seus uniformes para, misturados à população, perpetrarem os piores crimes com um sorriso na cara.

A campanha do Alckmin, irritando ou não os mais sedentos, desarticulou os adversários da Imprensa, do PT e do PSDB. Agora que começa subir o tom, a agressividade não será sentida, pois isto ocorrerá gradualmente, baseada em credibilidade e na imagem construída a partir do menino simples, honesto e trabalhador de Pindamonhangaba.

Acredito na estratégia proposta, mesmo considerando que a campanha é muito difícil. Se começasse a bater antes do tempo, a exemplo do Mercadante, o Alckmin já estaria acabado. Ninguém bate em miseráveis que recebem esmolas ou em miseráveis que recebem propina, benesses e subornos, sem dizer quem é, o que faz, do que se alimenta e o que está fazendo aqui.

Não podemos esquecer que a primeira batalha é o segundo turno. Para vencer esta etapa, não precisamos, que pena, trucidar todos os petistas. Temos apenas que conseguir a deserção de alguns simpatizantes e indecisos, trazendo-os para o nosso lado.

Nosso objetivo, agora, é vencer uma batalha. A guerra deixa pra depois, pois ela será com arma branca, com muito sangue, como todos desejam: olho no olho, cara a cara, frente a frente.

Um abraço. Coronel.

jml disse...

Quisera eu ter sua confiança, cara amiga. Quisera eu...

Solange disse...

VAMOS FAZER NOSSA PESQUISA!

FACAMOS UMA PESQUISA ENTRE OS ELEITORES AQUI DESTE ESPACO PARA TERMOS UMA IDÉIA SE ESTAS PESQUISAS SOBRE AS ELEICÕES SÃO VERDADEIRAS OU COMPRADAS. É ESTRANHO QUE TRABALHO EM BAIRROS MUITO POBRES E NÃO ENCONTRO UM SÓ ELEITOR QUE DIGA QUE VAI VOTAR EM LULA. A MAIORIA DIZ QUE AINDA NÃO SABE EM QUEM VOTA MAS QUE NUNCA MAIS VOTARÁ EM LULA DE JEITO NENHUM. QUANDO PERGUNTO O MOTIVO, A RESPOSTA É A MESMA: 'ELE PENSA QUE ENGANA', 'ELE PENSA QUE NÓS É BURRO E NUM VÊ QUE ELE ROUBA É MUITO', 'O FILHO DELE TÁ RICO', 'OS AMIGOS DELE ROUBA MUITO PRA DIVIDI COM ELE', 'OS CRIMINOSOS TÃO TUDO PIOR', 'NÓS NUM TEM EMPREGO', 'SALÁRIO NUM AUMENTOU', 'A COMIDA TÁ MUITO CARA E ELE ENGANA NÓS COM BOLSA-FAMÍLIA', ETC.

- PESQUISE NO SEU BAIRRO E ANDE UM POUQUINHO NAQUELE BAIRRO MAIS POBREZINHO PARA PESQUISAR. VAMOS TIRAR A DÚVIDA, COLEGAS!

- MEU VOTO: NUNCA LULA. NÃO DECIDI ENTRE HH E CRISTOVAM AINDA.

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Eu sei que esse tipo de estratégia dá nos nervos.
- E como!
- Entretanto, também sou favorável a ela.
- Geraldo iniciou tirando os discursos de Lula e está pautando os debates (ver o caso da reforma política e do combate à corrupção), isso é muito importante.
- Me parece que Geraldo tentou se identificar com os eleitores de Lula. Por isso os programas parecidos.
- É!
- Todo esforço de Lula está sendo para o primeiro turno.
- É!
- Creio que vai haver segundo turno e aí Geraldo entra em vantagem psicológica, pois Lula não venceu no primeiro turno.
- Aí sim... é só mostrar o verdadeiro Lula (ou bater, como queiram!!!).

Peregrino disse...

Sei não, Coronel!

Apesar das possibilidades da estratégia adotada pelo canditado Alckmin, ainda acho que uma boa exploração da ligação entre Lula e Bruno Maranhão será o soco no fígado que está faltando.

PS: Perdôe-me NG, por dirigir-me diretamente ao Coronel.

paulo leme disse...

prezado Nariz
Não há nada no horizonte de ALckimin q justifique seu otimismo, mas quem sabe ....
No blogue do Noblat a referência a um comercial de Busch q virou a eleição contra um Dukakis favorito, expondo seu pensamento "soft".
Há q se fazer algo de impacto, q desnude Lula, mostre sua falta de compromisso e oportunismo q_norteiam sua história.

Samambaia disse...

NG
Confio cegamente no faro daqueles em que o meu faro me diz para confiar. O faro do seu narizinho gelado está incluído nesses.
Bjs, Samambaia

Adalberto Braga disse...

Eu imaginei uma técnica de guerrilha política para essa campanha. Imaginei um teco-teco sobrevoando os comícios do Lulla; na ida despejando panfletos com o timbre do Ministério da Justiça, o número e um resumo do processo e o nome dos quarenta ladrões, na volta arrastando uma faixa com os dizeres: OLHE NO PALANQUE E DO SEU LADO, SE ACHAR UM DELES, VOCÊ ESTÁ DO LADO ERRADO.