segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Pensando bem...

Foi quase unânime a condenação da estratégia de campanha de Geraldo Alckmin - principalmente na primeira semana, quando o uso da biografia chegou a virar tema de piada para línguas mais afiadas como a do prefeito Cesar Maia.

Mas, coisa curiosa, notícias de São Paulo dão conta de que, desde a semana passada, Mercadante adotou a fórmula biográfica. Dizem que até o Quércia entrou no embalo. Também alguns senadores estariam apresentando uma biografia - modesta, é verdade, mas que lembra muito aquela utilizada pela campanha de Alckmin.

Pergunta obrigatória: porque políticos de outros partidos estariam adotando uma estratégia fracassada?

Ou será que entre as pesquisas e as urnas há mais do que pode supor a nossa vã filosofia?

21 comentários:

Lefebvre disse...

As pesquisas de impacto no público demonstra que o povão não gosta de políticos criticando outros políticos diretamente. A avaliação cai vertiginosamente.

Vai entender...

A minha teoria é a de que o povão (leia-se pobre sem nem o primeiro grau) acha que o sujo não pode falar do mal-lavado. Isso explica a popularidade do Lula.

Nina disse...

NG,

Eu engrosso o coro dos descontentes com a postura de Geraldo Alckmin. Não acho entretanto que ele deva usar o programa eleitoral para esse fim.

Penso que Geraldo Alckmin pode ser mais duro com Lula em suas aparições públicas, nas declarações para a imprensa e por aí afora.

O uso do horário eleitoral para esse fim nem pensar, já que favorece a concessão de direitos de resposta. Mas vamos combinar que quem quer ser eleito pelas diferenças tem que ser claro na hora de mostrar quais são e quantas são essas diferenças.

No mais, talvez a gente exagere mesmo nessa vontade de ver o Lula atingido no fígado (ops, sem trocadilho. Não, com trocadilho é melhor) por uma sede de mudança proporcional à indignação que sentimos.

Exagerada ou não, a única certeza que tenho é que não vou desistir de acreditar na saída do Lula se Deus quiser para sempre do Planalto Central.

Um beijo para você. E sucesso, sempre.

Praetur Peregrinus disse...

Desconfio que o Alckimin não entrou na campanha prá valer. A campanha do PSDB é mais para ele se tornar conhecido do que para ganhar eleição. Até o amadores da política sabem que o que está aparecendo na TV é material para campanha majoritária à presidência. Como jaboti não sobe em arvore ...

recasampa disse...

o que eu mais espero, NG, é a que estas pesquisas estejam equivocadas.

stefano disse...

...é sempre assim...leio as notícias do mundo real e asqueroso (ex.: acaba de sair a CNT/Sensus onde Lulla cresce mais e Chuchu empaca), e corro pra cá, esperando algum sopro de otimismo e esperança...ainda não deu tempo, não é, Nariz? ..ok...voltarei mais tarde...

Angelo da CIA disse...

Mercadante e Quércia bateram, bateram e não surtiu efeito. Agora, estão mudando de estratégia.
Geraldo apresentou seguidamente sua biografia. Nâo adiantou e ele continua com a mesma estratégia ( ao menos no quesito "não demonstrar a corrupção do governo Lula" ). Estou aguardando uma mudança na campanha de Geraldo. E também que ele cresça!

paulo leme disse...

Prezada Nariz
Qdo o candidato não tem carisma, não_agrada, não_impacta, não tem jeito - se estiver batendo como Mercadante, se torna conciliator, e se ao invés, como Alckimin, estiver ameno atrás de idéias e propostas - parte pra briga -
No caso de Alckimin, vários erros,
subestimaram Lula, depois Alckimin atropelou, tomou a dianteira e obteve a_fóceps de um Serra reticente sua candidatura, e na campanha acentuou um perfil ameno, professando um_discurso elaborado, pomposo, politicamente correto, e repleto de economês.
Agora nos resta entender a reeleição de Lula, a_frente de um governo inepto e corrupto,
q não trouxe nada de novo e traiu promessas, e porquê PSDB e PFL com Alckimin fracassaram miseravelmente (alguma dúvida?).
Em democracias imagem e percepção preponderam -
e desculpe-me Alckimin o tempo todo apático, distante e jogado as traças simplesmente não convenceu, e sem Lula jogar pesado.

Robson disse...

NG,
Qual sua opinião sobre a tese da "cristianização" do PSDB que alguns jornalistas citam?
Será que esse "jogo político" contempla "bolos fecais" do tipo "quanto mais bate, cresce"?
O Bob Jefferson falou menos do que sabia? A oposição subestimou Lula? Ou realmente está de olho apenas em 2010? O que estão fazendo com nosso Brasil? Vamos ver um presidente tirar o terno e vestir a farda de comandante supremo?
Já está dando nó nas tripas...
Que raio de pesquisas são essas, pelos deuses?
;^/

recasampa disse...

Conversando este final de semana com o agricultor, ele disse que tem perguntado aos trabalhadores rurais em quem eles irão votar. Resposta: não votam no Lulla. Justificativa: ele era pobre e agora está muito rico. E como isto não aparece nas pesquisas?????

lenita disse...

Pois o meu palpite é que a maioria do eleitorado não tem a mínima idéia do que o Lula e o PT andaram aprontando neste país. Sabem vagamente que houve aí umas encrencas, mas como não acompanharam as CPIs, não lêem jornais e o Jornal Nacional tem grande audiência porque está com a TV ligada, mas é a hora do banho, ou do jantar, ou nem todos chegaram em casa ainda, ou hora de colocar os menores na cama para poder assistir a novela em paz, tudo foi esquecido e ficou esse apelidinho simpático, curto e ligado ás benesses de uma cesta básica, que adia a fome e o desespero.
Torço para o PSDB acordar, sem agressões exageradas, não precisa, o Lula e o PT têm um verdadeiro catálogo telefônico de malfeitos para serem mostrados. Material é o que não falta.

jml disse...

Ilustre amiga,

Longe, longe de mim querer banca o desmancha prazeres. Mas convém ler o texto da Lúcia Hippolito, publicada hoje no site do Noblat (www.noblat.com.br):

Gerson disse...

Querida Nariz, acho que você está tentando tirar esperança daonde ela não se encontra. O Xuxu claramente está fora do ar. E o PSDB cXXX e anda pra ele. Na verdade o PSDB está tendo um comportamento indigno de um partido que se propõe a chegar ao poder faz tempo.

No 1o turno voto no Buarque. Pelo menos ele está falando algo sério. Mesmo sem chances. E até agora me parece honesto.

E o pior é que ele teria chance se quem vai votar no Geraaaaaldo ou n'A Passionária o apoiasse.

Eu_Não_Sei_de_Nada disse...

Cara NG,

Complementando o que os companheiros já disseram, acredito que esta, seja uma tática para quem aposta no futuro, lá na frente, pensando por exemplo em 2010. Na minha modesta opinião, Alckmim enganou todos vocês (claro que ele acreditava que era capaz de ganhar a presidência, aglutinando toda a oposição à Lulla). Realmente era e é possível, ainda. Não quero ser pedante, muito menos chato, mas prefiro falar agora e correr o risco de queimar a língua, mas a verdade é que nunca acreditei na personalidade do Alckmim. Muito fraco. Eu já o acompanho desde o tempo em que era deputado federal. Mas isso é outro papo. Acontece, que a presidência do país não é o governo de São Paulo e Lulla não é Marta, nem Suplicy e muito menos Mercadante. Com relação ao fato de Quércia e Mercadante usarem o mesmo estilo, é fácil concluir. Eles sabem que não têm a mínima chance. Estão plantando para 2008 e 2010, meus caros e minhas caras. Saudações Democráticas.

Eu_Não_Sei_de_Nada disse...

Cara NG,

Bater em Lulla, não significa, necessariamente, ser grosseiro. Há formas e formas de se desconstruir Lulla. E quanto mais elegante, melhor. Não é necessário gritar como a gralha da querida senadora Heloísa Helena e nem como o folclórico Enéas. Aliás, as críticas construtivas, bem feitas, mas contundentes, de forma bem clara e objetiva, mostrando, sem subterfúgios, quem Lulla realmente é e o que ele realmente fez. Quem são seus amigos e o que eles fizeram. Seria fantástico e produziria um efeito vagamente devastador. De preferência, da boca do próprio Alckmim. Sem apelações, mas firme, convicto, com indignação contundente. Resta saber se o ex-governador tem coragem para isso. Parece que o seu telhado é de vidro. Não só o seu, mas do PSDB de um modo geral. Infelizmente.
Saudações Carinhosas

Blogue da Magui disse...

Mero palpite mas eu acho que Alkmim vai mal pq so fala em Sao Paulo.Como e desconhecido fora de SP fica muito ruim.

Ruy disse...

Mercadante e Quércia como exemplos, Nariz? Hummm. Vai ver que é a estratégia que combina mais com os pífios índices de ambos. :)

E você sabe que é possível inverter sua pergunta, né? Ou seja, indagar por que o Alckmin abandonou agora a "bem-sucedida" fórmula biográfica. Já sei, está tudo planejadinho, combinado com o adversário e tal. Por enquanto, ainda acho que -passe o clichê do futebolês- estão deixando o sapo barbudo gostar do jogo.

Outra coisa: quando todas as pesquisas apontam na mesma direção, não há grande diferença entre elas e as urnas, com ou sem vã filosofia no meio. Desgraçadamente, hélas. :( Beijos.

Alexandre disse...

NG. Acredito integralmente na afirmação final do post: "entre as pesquisas e as urnas há mais do que pode supor a nossa vã filosofia".

As "pesquisas viciadas" estão "pavimentando" o resultado das "urnas viciadas" que estão por vir.

E já que falei em "pavimentação": que tal a propaganda do PT onde diz que LULA "modernizou as rodovias"?
Não sei se é prá rir ou pra vomitar...

vlady oliver disse...

Querida NG: Estive fora por uns tempos pois mudei de mala, cuia e papagaio para sampa. Mas não deixei de acompanhar seus posts, sempre elegantes. Não é de hoje que o povo brasileiro dá sinais claros que não aguenta mais a figurinha fácil do político profissional; estilo pastorzinho neo evangélico; terninho, gravatinha e falando asneiras. Geraldo é demodée, querida. Este é o problema. É nada de novo no front. Pra isso é melhor ficar com o bode velho. Pelo menos ele não oferece mais nenhum perigo real e imediato, pensarão os simplistas. Um belo dia ouvi uma queixa engraçada, de uma gerente de banco: lembra do confisco ? Pois é. Nunca mais ninguém confiou em passar um cheque em branco para um ilustre desconhecido. Especialmente se ele vem naquele modelito neo-yuppie, esbanjando economês... desculpe, querida. Mas ô povinho bumba esse!!! grande beijo e não esqueci de nossa menina... depois te mando outras poses dela. bjs

Eu_Não_Sei_de_Nada disse...

Interessante !!!

NG !

Parece que cê num gosta do Serra, né ?!!!

Bjs e uma ótima noite.

(N.G.: imagine! Adoro o Serrinha. Acho que será um excelente governador. Apenas estou mais preocupada - há quase quatro anos, diga-se de passagem - com a presidência.)

jorge nobre disse...

O Serra está achando bom o fracasso de Alckmin, porque acha que daqui a quatro anos será o candidato natural dos tucanos.

Eu não sei não.

Será que o PCC deixará ele governar?

Ana disse...

Eles devem ter jogado a toalha tb.