quinta-feira, 28 de setembro de 2006

"Será que até domingo o Freud entra na fase oral?"

(PEPELEGZ, em comentário no Blog do Noblat)

8 comentários:

Cris disse...

Os jornalistas deveriam se unir contra o que parece ser a volta da censura. Primeiro foi Larry Rotter, depois Boris Casoy e agora o Estadão noticia a "intimidação oficial" de Clovis Rossi e Herodoto Barbeiro. A alegação de "direito de resposta" vem por trás de patrulhamento inaceitável, com uma aparência jurídica que tenta justifica-lo, para calar opiniões contrárias ou críticas, que até então eram livres no Brasil. Hoje são eles os atingidos. Amanhã o Estadão pode voltar a ter que publicar receitas culinárias em lugar de editoriais. Estaremos "venezuelando"?

Gili disse...

Nariz,

E a ameaça de censura sofrida por Dom Assis Lopes da arquidiocese do Rio de Janeiro? Como fica? Também sem resposta, tal como os casos contra a liberdade de expressão mencionados anteriormente pela Cris?

Gili

Robson disse...

O que mais me está interessando, é que o apedeuta aparentemente vai no debate da Globo. É uma oportunidade que não deve ser menosprezada. NG, sabe algo dos preparativos para esse debate?
Abraços

Peregrino disse...

Está chegando a hora. Estou com um friozinho na barriga. E o pior é que tenho de votar em trânsito, em razão de mudança de cidade. Mas estou tentando lapidar meus alunos e meus colegas professores e funcionários para forçar o segundo turno. Agora vai ou racha.

O Editor! disse...

NG,

Peço permissão para utilizar seu espaço para isso, mas acho que é meu dever como cidadão de denunciaros "jornalistas isentos" D'estepaiz.

Entrei no mundo blogueiro em grande parte através do Noblat, que sempre me passou uma imagem de jornalista isento, que tinha suas opiniões e que tentava cobrir os assuntos com uma razoável imparcialidade. Mas é como me dizia minha avó: "nada como um dia após o outro e uma noite no meio para bagunçar tudo...". O Noblat passou, desde que os petistas descobriram seu blog e tornaram-se grande parte de sua audiência (não digo que este é o motivo, mas as épocas coincidem), a adotar um discurso fortemente pró-Lula.

Até que hoje cheguei ao meu ponto máximo com a "isenção" do jornalista. Em comentário a uma matéria do Estadão, em que 6 analistas foram consultados a respeito da eleição, Noblat faz sua leitura da reportagem e dispara:

"Analistas dão vitória de Lula como certa"

Todavia, lendo a matéria, vemos que os analistas dizem o seguinte:

(i) Antônio Lavareda: Eleição está indefinida.
(ii) Marco Antônio C. Teixeira: considera que a situação estabilizou e que dificilmente irá mudar.
(iii) Sidney Kuntz: poucas chances de alteração.
(iv) Fábio W. Reis: chances de mudanças são restritas.
(v) Carlos Alberto Furtado de Melo: grande probabilidade de vitória de Lula, mas ambiente conturbado pelas denúncias e o debate da Globo podem influir.
(vi) Gaudêncio Torquato: Eleição está consolidada com a vitória de Lula.

Assim, dos 6 analistas, 1 acha que nada está definido, 3 acham que é grande a probabilidade de vitória de Lula, 1 acha que há grande possibilidade de Lula ganhar, e 1 acha que a eleição já está consolidada.

Ou Noblat não leu a matéria, e deixou o resumo da mesma para seu filho, notório petista; ou ele leu a matéria e fez uma análise torta da situação. De qualquer forma, ele diminui seu blog e seu conceito enquanto jornalista com atitudes assim.

É deprimente o "jornalismo imparcial". É triste e revoltante ver jornalistas tornando-se "imparciais".

Beijos,

O Editor!

(N.G.: Beleza, Editor...Mas, perguntar não ofende: você deixou este comentário lá também? :-) Duvido que o Noblat me leia... )

O Editor! disse...

NG,

Já estou mandar um e-mail para ele faz tempo. Fui cortado tantas vezes pelos moderadores, que nem me importo mais em ficar criando contas de e-mails alternativas para postar mensagens lá.

Beijos.

Peregrino disse...

Tenho passado rapidamente pelo blog do Noblat e, vez por outra, com outro nick (esse aqui já foi degolado, faz tempo!), faço algum comentário, no mais das vezes, censurando a atitude do VELHO JORNALISTA IMPARCIAL. Ou ele não lê o que escrevo ou não liga a mínima, tanto que não impediu-me de continuar comentando. Como dizem por aí, TIRO TROCADO NÃO DÓI. Ele não lê meus comentários e eu não respeito o velho jornalista imparcial.

pepelegz disse...

Nariz .. amiga .. muito me orgulha ser lembrado aqui .. nesse seu espaço ..

Essa é a melhor calçada na web brasileira .. bacana .. !

Quanto ao Freud .. um dia , sonhando, ele fala .. rsrsrsrs

Beijos ..