segunda-feira, 30 de outubro de 2006

E as pesquisas?

Quebrei a cara com as pesquisas. No segundo turno, fique bem claro. Porque no primeiro, foram elas que quebraram a cara.

No primeiro turno, as pesquisas publicadas erraram ao longo de quinze dias, dando vitória para Lula já em 1º de outubro. Mostravam, é certo, como querem alguns, uma "tendência de subida". Mas vaticinavam que a coisa se resolveria no primeiro turno, sim senhores, só se retratando na boca de urna. Na ocasião, perderam feio para o tracking telefônico, que avisava empate técnico uma quinzena antes das eleições. Por este motivo perguntei, à época: que raios de distorção é essa do tracking que consegue acertar mais do que as pesquisas que utilizam as metodologias convencionais?

Ora, vejam que interessante: no segundo turno, o mesmo tracking, feito pelos mesmos institutos, errou feio. E as pesquisas convencionais acertaram na mosca. Pelo tracking, a diferença entre Lula e Alckmin ficaria entre 7 e 10 pontos percentuais. Eis que a tal distorção da ferramenta, que praticamente não se fizera sentir no primeiro turno, mostrou agora todo o seu poder.

Pois eu gostaria que algum especialista viesse aqui nos explicar: porque as tão faladas distorções do tracking se apresentaram apenas no segundo turno?

É que estou tentando a colocar-me no lugar de um político que, diante de um novo pleito eleitoral, tivesse que decidir-se por contratar ou não o tracking telefônico. O que eu ouviria? Que o tracking é confiável, embora distorça, mas que, em algumas ocasiões, ele consegue ser mais confiável do que as pesquisas convencionais - estas também, totalmente confiáveis, embora, em algumas ocasiões sejam suplantadas por uma ocasional precisão do tracking?

Hum....pensando bem, é melhor colocar-me no lugar de alguém que venda trackings e pesquisas convencionais. Além de lucrativa, esta posição está me parecendo espantosamente mais cômoda.

21 comentários:

abstrato disse...

sinceramente, quem inventou essas verdadeiras pragas chamadas "pesquisas eleitorais" desferiu um golpe mortal na democracia plena...eh claramente um instrumento de manipulacao e de influencia de votos...pois sei la porque diabos - talvez um psicologo explique - uma boa parte das pessoas vota em que esta na frente nas tais pesquisas, mesmo que nao tenha afinidade alguma com o candidato e suas ideias...eh como se esse seu voto sem personalidade fosse uma vitoria pessoal...um medo inexplicavel de perder, de evitar o sentimento de derrota a qualquer custo, de nao "jogar fora" o voto...lamentavel!

abstrato disse...

Nariz, me perdoe se tenho comentado em demasia e contribuido para essa "overdose" de acessos ao seu blog, tornando-o assim, inativo por alguns momentos...mas vejo aqui um ponto de encontro de pessoas decentes, do bem, filhos legitimos da luz e que tentam evitar com que nosso pais se transforme numa republiqueta socialista, cujo simbolo nacional, a bandeira da patria, tende a ser substituida por um saco de cimento ou um kilo de frango mais barato...e eu jamais pensei um dia, em concordar com as palavras recentes do Lembo, mas o grande responsavel pela derrota de Alckmin foi, inegavelmente, o PSDB e seus egos internos.

Hugo A-go-go disse...

... bem, a oposição precisa se reciclar ... o PT controla todos os mecanismos da mídia, com exceção honrosa para a VEJA ... a comunicação com as massas simplesmente não existe ... o PSDB aposta tão somente na alternância de 8 em 8 anos para vencer ... é muito pouco e perigoso apostar que o PT vai entregar de mão beijada o poder em 2010 ...

abstrato disse...

essa foi a eleicao mais esquizofrenica que tenho noticia...pra mim um dos simbolos dessa situacao deu-se no Maranhao: Jackson Lago, adversario de Roseana Sarney, votou em Lula, que apoiou a sua rival (!!??), fazendo com que o PT local, enfurecido, nao apoiasse a candidata sustentada pelo seu guru (!!!)...ah, bons tempos em que oposicao era oposicao e situacao era situacao...

Ruy disse...

Nariz, querida, você sabe que as pesquisas não "quebraram a cara" no primeiro turno. Elas apontaram exatamente o que ia acontecer na eleição presidencial -ainda que você diga (e é verdade) que só fizeram isso mais tarde que o tracking, às vésperas da eleição.

Pode ser que os trackings a que você teve acesso tenham dado sempre distorção a favor do Alckmin -e, na semana que antecedeu o primeiro turno, a situação "real" se aproximou disso. De todo modo, também gostaria de ouvir o que os "especialistas" têm a dizer. (Algum dos institutos mais conhecidos vende trackings E pesquisas, aliás?) Beijos.

(N.G.: exatamente, Ruy. Aquele instituto bem conhecido além das pesquisas abertas, também comercializa trackings. :-), entendeu? )

Hugo A-go-go disse...

... o PSDB foi podre nessa eleição ... nos Estados em que não tinha chance - RJ, AM, MT, etc- ao invés de apoiar o PMDB, PFL, PPS, resolveu lançar candidatos próprios e acabou por jogar nos braços de Lulla os Governadores eleitos ou favoritos no segundo turno ... na Bahia o PSDB conseguiu ser cabo eleitoral de Lulla e do PT ... Aécio e Serra foram verdadeiros lordes durante a campanha ... um fiasco ... enfim, o PSDB, durante o primeiro governo de Lulla foi submisso, deixando para o PFL o papel de oposição verdadeira ... durante a campanha foi um saco de gatos ... e começará 2007 piscando o olho para Lulla ... triste ...

Paulo C disse...

Olha, me parece que o tracking telefônico errou tanto no primeiro quanto no segundo turno. Entretanto, três fatores atropelaram as pesquisas convencionais. Primeiro a repercussão contínua do caso do dossiê mas fundamentalmente os dois seguintes, a ausência de Lula no último debate e a exposição do dinheiro como um grande acontecimento na mídia.

Como estes dois últimos fatores aconteceram muito próximos da votação, nenhuma pesquisa convencional os captaria (ou seja, a margem de erro na boca da urna era possivelmente muito maior que a margem "matemática" declarada). Talvez por isto o Datafolha tenha se abstido de realizar uma pesquisa de boca de urna.

Ou seja, uma massa de eleitores indecisos migrou para Alckmin nos três últimos dias, "ajustando-se" ao tracking telefônico.

Esta mesma massa de indeciso imediatamente após a eleição passou a migrar no sentido contrário, junto com os votos de Heloisa e Cristovam. Aí o defeito sempre apontado destes trackings ficou visível - a votação de Lula no Nordeste, onde se concentra o maior número de eleitores sem telefone fixo, foi muito maior que no primeiro turno. Ou seja, a divisão social do eleitorado distorceu muito o tracking.

Mas os institutos se precaveram - basta ver o tamanho absurdo da amostra usada pelo Ibope em sua boca de urna (uma vez na vida exata, aliás).

recasampa disse...

NG a única coisa que me chama muito à atenção é que o resultado de 2006 foi praticamente igual ao de 2002. Muito estranho esta coincidência.! Mas vai ver que a burra sou eu, né? Eu continuo não acreditando em pesquisas.

abstrato disse...

li que o PFL deseja encerrar a alianca com o PSDB...ora, ora, ora...estamos vivendo em tempos bicudos mesmo, aonde vitima eh culpado e vicio eh virtude...essa ruptura deveria ter partido eh do PSDB, pois as figurinhas do PFL sempre foram nocivas a imagem dos tucanos...eu mesmo torcia o nariz de maneira indisfarcavel ao ter que depositar, por tabela, meu voto em ACM's e outros do genero...ja vao tarde, que tenham candidatos proprios e deixem o PSDB seguir o seu caminho de modernizacao do pais e consolidacao da democracia brasileira...tchau, PFL!

jorge nobre disse...

Quebrar a cara com as pesquisas não é tão ruim assim. Pior será o povo, que quebrará a cara com o molusco. Antes do que imagina.

Vera disse...

TENHO SEDE DE JUSTIÇA, MESMO QUE TARDIA!

Caros amigos,

Aqui estou a pedir desculpas humildemente, por ter me visto obrigada a excluir a possibilidade de comentarem no meu blog. É que ultimamente, o meu humilde bloguinho vem sendo atacado pela 'ignorância atrevida de um petralha' mal-educado. Me perdoem. :-) Bjs

Jamanta disse...

Abstrato

Me permita discordar em parte do seu coment.
Geraldo não saiu derrotado. Ele surgiu de São Paulo para o mundo nessas eleições.
Hoje Geraldo é personalidade nacional.
Fosse eu político e tivesse a força que Geraldo tem hoje, não hesitaria em fundar um partido me colocando desde logo que possível, candidato a presidente de 2010.
Deixaria a briga pela indicação do PSDB para ser disputada entre Serra e Aécio, que acabaria, quem indicado, por ser a terceira via.
Não vejo Geraldo como derrotado. Acho que quase sozinho ele foi muito longe.
Acho, não afirmo. Talvez seu próximo passo seja a presidência o PSDB.

Ranzinza disse...

Oi Nariz Gelado,

Olhe, se voce me permite a discordancia, os trackings estiveram sempre errados.

No primeiro turno a mudanca foi de ultima hora, se nao tivesse havido o dossie nem a ausencia no debate, Lula teria ganho.

O mais importante agora e' encararmos as razoes da derrota e fazermos uma oposicao ferenha a Lula.

abstrato disse...

Jamanta, ok sem problemas...so que quando citei "derrota", eu estava me referindo apenas ao resultado pratico da eleicao, o resultado matematico mesmo...em outro comentario perdido por ai, fiz referencia exatamente a bravura de Alckmin, pois literalmente caminhou sozinho contra inimigos e "aliados"...foi um bravo, mesmo com todos os erros - markenting e estrategia - cometidos durante sua campanha...o saldo para Geraldo eh muito positivo mesmo, ganhamos mais uma opcao para ajudar a reconstruir essa nacao, pois as ultimas noticias ja demonstram que as coisas nao serao faceis, ao menos pra nos, cidadaos comuns que tem de andar pelas ruas misturados aos "inimigos", sendo vitimas em potencial de xingamentos e agressoes, como as que ocorreram hoje em Brasilia com um grupo de jornalistas...porque os politicos, ah, esses se entendem entre eles...abs

cavallieri disse...

Estou a mais de 24 horas sem ver ou ler noticiarios, tentando me recuperar!
Acompanho sempre tudo muito de perto, o que mais me impressionou foi ver a imprensa sendo gradativamente dominada!
O autoritarismo petista está vencendo, está começando uma divisão de classes que nunca houve no país. As oposições não conseguem se arranjar porque são democráticas, o PT consegue porque não é nem democrático e nem partido, é Organização Criminosa.
A mídia verdadeira talvez não aguente a pressão (financeira principalmente), sem anunciantes não dá!
Teremos dias ruins pela frente, nossa esperança é a Justiça, mas o que acontece se a Justiça for impedida de exercer seu trabalho?
Podem escrever, após dominar o Imprensa, o PT vai obter o apoio do Exército! e depois vai mudar a constituição! A ditadura estará instalada (ainda que travestida de governo do povo).
Acredito que a postura e FHC, Borhausen, Tasso e do próprio Alckmin nos próximos dias poderão dar o tom da capacidade da oposição de se organizar, se conseguirem e divulgarem o que ocorre mundo afora teremos alguma chance, senão seremos apenas pagadores de impostos oprimidos.
Sou pela luta, mas cansado de guerra preciso de algum repouso, todos precisamos, mas não devemos repousar. Não há tempo!
NG - Parabéns pelos 3 anos!

Italianinha disse...

Se isso pode dar algum conforto..... bem em termos de percentagem elle não atingiu 50%


VOTOS % DO ELEITORADO
Eleitores aptos a votar 125.913.479 ............ > 100%

Votos obtidos por Lula - 58.294.228 > 46,3


Votos obtidos por Geraldo 37.543.024

Brancos ............. 1.351.443

Nulos................. 4.808.497

Não votaram(sabe-se lá pq) 23.916.287

Total................ 67.619.251 > 53,7%

Moita disse...

Nariz

Até o velho Otavio Mangabeira foi contrariado.
Ele costumava dizer que o eleitor é ajudado por um partido ou pessoa, é prestigiado é adulado, mas quando entra na cabine, dá uma vontade de trair! de votar contra danada!.

Dessa vez Lula deu a esmola e o povo não traiu. tenho que procurar os motivos noutro canto.

Que tal, por exemplo, no tag de 40% das urnas eletronica se programou 45 = 13. È facil de fazer, a questão seria provar.

1 cheiro

André disse...

É fácil explicar, as pesquisas não erraram no primeiro turno. Realmente a virada do Alckimin foi na ultima hora, com o dossie e com a ausência de Lula no debate. Quantas pessoas você ouviu falar que não votariam em Lula, porque ele não foi ao debate? Eu ouvi várias!
As pesquisas erram!! Mas você ficou cega pela torcida pró-Geraldo... Não entendo muito, mas como pode algo feito por telefone, ser mais confiável que uma pesquisa? Quantas pessoas não tem telefone? O Reinaldo Azevedo, não foi ingênuo como você...

mauro disse...

Pois, quer saber? Chame teoria da conspiração, chame olavete, whatever. Mas eu desconfio, muito, de um resultado eleitoral que sai em uma hora do encerramento da votação. Tem e-mail meu que leva mais de duas horas para chegar no lado de lá. Será que nada falha, nesse nossos sistema pós-moderno? Será que os nossos japoneses são tão mais criativos, assim?

Fernando C. Monteiro disse...

Quebramos a cara?! Tá bom...quebramos mas cada um vota de acordo com a sua consciências, sei que votamos no melhor que não foi eleito, os que se proclamam vitoriosos agora que não venham reclamar depois...
como gesticula o Bruce Lee nos filmes, depois que conseguem tirar sangue do seu nariz: "Ah, conseguiu me acertar? Então vem (chamando pra briga com as mãos), mas vem COM FORÇA, que agora vai ver o que é REVIDE (com os olhos fuzilando de raiva e resolução)"
NG prezada, baboseiras à parte, ou estamos loucos vivendo uma situação de hiperconsciência que não é percebida pela massa desafortunada de um mínimo de sinapses básicas para não vegetar ou ainda acho que o acerto das pesquisas no segundo turno foi fabricado pela manipulações anteriores: estavam erradas, induziram pouco a pouco o gado votante a se adequar a elas, tornando-as factíveis... Sei lá meu, minha busca por um país decente é sincera e não vou deixar de me indignar!

vlady oliver disse...

Nariz
O site da Fifa fez há pouco tempo uma enquete na internet para saber quem é foi o melhor jogador de todos os tempos e ganhou o Maradona !!! Era previsível, apesar de surpreendente, pois quem é novo o suficiente para flutuar na internet não é velho o suficiente para ter visto o Pelé jogar. No caso das pesquisas, há um "desvio natural" do tracking telefônico em favor do Alckmin porque uma parcela significativa dos eleitores do molusco tem título de eleitor, mas não telefone, he he he. O tracking registrou a entrada de votos para o Alckmin antes das pesquisas, mas retardou-se no registro dos votos em sentido contrário, pois a inversão ocorreu na ponta pobre do universo pesquisado. Isto só nos mostra uma coisa; o homem não errou de estratégia ao bater no mentiroso; a inversão se deu pela imensa capacidade de articulação do partidinho das maracutaias, que é uma tribo dominada por uma quadrilha, enquanto seu oponente é um monte de caciques sem tribo, dependentes da divulgação de suas idéias pela mídia. Mídia esta, com o pires na mão por depender das verbas governamentais. Vc vê o tamanho da encrenca que teremos que combater ? Prepare suas flechas, indiazinha.