terça-feira, 31 de outubro de 2006

Futurologia... ou de como os próximos dias pavimentam 2010

Leio por aí que o PSDB vai viver, nos próximos dias, um dilema delicado: ser oposição sem que seus governadores eleitos explodam as pontes de diálogo com o Governo Federal. E - não me surpreende nem um pouco -, enquanto eu preparava este post, José Serra dava notícias de sua capitulação.

Embora alguns tucanos pareçam bastante afoitos para abraçar Lula, eu sugiro cautela e atenção redobrada. A questão primeira é: o PSDB quer ter alguma chance em 2010?

Caso a resposta seja positiva, os tucanos devem priorizar a lição que receberam das urnas no último domingo: derrotar o PT de Lula não é trabalho para uma campanha de três meses ou para um ano e meio de denúncias. Derrotar o PT de Lula implica declarar-lhe guerra implacável desde já - principalmente, fazendo a tal oposição "irresponsável", como eles sempre fizeram, sem jamais admitir que se está agindo assim.

É isso ou nada, meninos emplumados. Não adianta choramingar boas intenções. Não se preocupem que o país agüenta - e se, no final das contas, a coisa ficar muito ruim, teremos reunido um bom material de campanha contra Lula. É assim que se ganha eleição no Brasil - e eu espero, sinceramente, que o PSDB tenha aprendido pelo menos isso com o PT.

Qualquer outra atitude por parte do PSDB será interpretada como desonra pela grande maioria dos que votaram na legenda a fim de que ela se apresentasse como oposição ao governo Lula. Eis, aí, a verdade nua a crua: o PSDB recebeu votos menos pelo que é e mais pelo compromisso de apresentar-se como oposição ao lulismo. Se capitularem neste quesito, os tucanos condenarão o partido a um movimento fatal de retração - e deixarão o flanco aberto para que outros cresçam neste vazio. Ou seja: Fernando Henrique Cardoso que trate de amarrar suas cabritas em corda curta porque o bode do Lula está solto.

Quem se habilita?

Deve-se notar que os escândalos do último ano meio, somados à decepção daqueles quase 40 milhões de brasileiros com a reeleição de Lula, talvez tenha preparado o ambiente para o surgimento de um partido verdadeiramente de direita no país.

Toda a pouca vergonha do primeiro mandato de Lula colaborou para acabar com os pudores daqueles que, embora defendessem muitas idéias de direita, sentiam-se envergonhados de serem rotulados como tal. De certa forma, o desmanche público da imagem lúdica do presidente-operário - e, principalmente, das "boas" a "imaculadas" intenções da esquerda - liberou o pensamento direitista do trauma que ele normalmente carrega em países que, como o nosso, passaram por ditaduras de direita.

Mas é pouco provável que, com a nova cláusula de barreira, alguém se aventure a fundar um novo partido. O mais lógico é que o PFL se apresente como legenda capaz de dar voz a esta "direita desavergonhada" que começa a surgir. Caso se proponha a sair do armário - e a assumir, de fato, um programa de direita - o PFL pode tirar proveito deste novo ambiente para crescer em número de filiados.

Mas não é só isso: diante de uma hipotética capitulação tucana, o PFL será, ao final de quatro anos, tudo o que restará enquanto oposição. Pelo menos para efeitos de discurso, é assim que ele poderá se apresentar dentro de quatro anos, apontando nas alianças tucanas sinais claros de cumplicidade com o PT. De posse de tal discurso - e num quadro eleitoral novamente polarizado - este novo PFL, que a princípio abrigara apenas a direita desavergonhada, irá cooptar um bom número de insatisfeitos dentre aqueles quase 40 milhões que não votaram em Lula. Justamente aqueles que se sentirão traídos se, nos próximos dias, o PSDB tomar alguma outra atitude que não a oposição ferrenha ao governo petista.

A bola está no ar

Resta saber quem saltará para pegá-la primeiro. O PFL está dando mostras de que não quer conversa com o governo Lula. Hora mais do que propícia para o PSDB fazer jus aos votos que recebeu e encontrar alguma organicidade para tentar - agora sim, é hora para isso - pavimentar 2010.

O certo é que quem sentar no colo de Lula, como acaba de fazer o recém eleito governador de São Paulo, dificilmente terá credibilidade para apresentar-se como oposição.

12 comentários:

abstrato disse...

sim, porque do jeito que a coisa vai, com todos os gatos parecendo pardos ate mesmo durante o dia, se Serra se candidatar e acabar eleito presidente em 2010, Lulla podera dizer de boca cheia que fez o seu sucessor.

Marian disse...

A maioria somos nós!

Como bem analisou Reinaldo Azevedo, Lula obteve apenas 46,29% do eleitorado brasileiro, composto de 125.913.479 eleitores.

A oposição, se bem feita, poderá contar também com os votos daqueles que se abstiveram de votar e dos votos brancos e nulos.

Mauro disse...

Falou certo o "abstrato" do comentário aí em cima. Com esse PSDB que aí está, com FH, Serra e "lulécio", o sapo nem precisa tentar o terceiro mandato. Vai fazer o sucessor.

Ângelo da C.I.A. disse...

Eu sempre olhei meio torto para José Serra. Fiz de tudo para convencer meus amigos a votarem nele para governador pois, de fato, era um "mal menor" na pior das hipóteses. Só que nunca foi ingênuo: Serra é patologicamente um esquerdista. Vejamos como se comportará frente ao governo de SP e, acima de tudo, como líder de oposição, como sonha Reinaldo, ou como baba-obo do lulismo, como temos visto.

Peregrino disse...

NG,

Jamais fui militante de qualquer partido ou de qualquer candidato. Mas sempre fui (e serei!) militante da honestidade de princípios. Nesse contexto, apoio qualquer candidato que paute sua vida, pública ou privada, pelo combate à fraude, à intriga e à traição. Assim, descarto, de cara, dois possíveis candidatos do PSDB em 2010: Aécio Neves e José Serra. Esses dois jamais terão meu voto.

maroto disse...

MAG DESMENTE CPI E PGR QUE CONFIRMARAM A EXISTÊNCIA DO MENSALÃO E COBRA 'DÍVIDA MORAL' DA MÍDIA!!!

MAIS UMA TENTATIVA DE DESACREDITAR A MÍDIA E JOGAR OS LEITORES CONTRA REVISTAS E JORNAIS PARA CORTAR SUAS FONTES DE RECURSOS E INVIABILIZÁ-LOS DESTA FORMA, ENQUANTO O ESTADO FINANCIA SUA MÍDIA PARTICULAR COM O DINHEIRO PÚBLICO PARA SE MANTER NO PODER.

ELLES SABEM QUE A MÍDIA LIVRE É O INIMIGO MAIS IMPORTANTE QUE ELLES PRECISAM MATAR PRIMEIRO PARA ANVANCAR À PRÓXIMA FASE Q SERÁ CALAR OS LEITORES LÚCIDOS Q RESTAREM.

OS PETRALHAS ORGANIZARÃO O INCITAMENTO DO POVO CONTRA A MÍDIA RESPALDANDO LULA PARA ORDENAR A CENSURA COM A JUSTIFICATIVA DE QUE É A VONTADE DO POVO.

PRECISAMOS RESISTIR. PRECISAMOS NOS ORGANIZAR PARA ESTARMOS PRONTOS QDO ATACAREM DESCARADAMENTE. VAMOS NOS UNIR E AGIR TB FORA DA INTERNET PQ AQUI É PARA POUCOS.

Hugo A-go-go disse...

.. NG ... infelizmente, conforme informei aqui no início da semana, boa parte do PSDB vai repetir o comportamento do primeiro mandato de Lulla ... falarão em governabilidade, espírito público, mas na verdade capitularam ao projeto lullista ... o PFL será novamente o único Partido realmente de oposição, e, por isso mesmo, será bombardeado nos próximos meses(já está sendo) pela imprensa ... frase literal do grande Senador:

" ... o PSDB já se entregou ... "

Dagoberto de Oliveira Martins disse...

É isso aí, Nariz: OPOSIÇÃO IRRESPONSAVEL!!!

Peregrino disse...

Maroto,

Não conseguirão! Não têm tempo, nem firmeza econômica para conseguir tal intento!

Se você observar atentamente os movimentos do futuro governo (não será mais do mesmo? não foi isso que a propaganda do tipo "não troque o certo pelo duvidoso" sugeriu?) verá que os personagens desse drama de quinta categoria estão batendo cabeça: informações desencontradas são o que não faltam. De um lado o Tarso Genro e a Dilma Roussef avalizando o Mantegão como ministro da Fazenda (você sabe como se escreve MANTEIGA em italiano?) e de outro o grupo mais conservador exigindo a continuidade do modelo econômico em vigor. A razão de tudo isso é que eles não sabem o que fazer. Se você observar as contas públicas, tomará um susto: o déficit da previdência explodiu e a Lei de Responsabilidde Fiscal não é seguida há muito tempo. Neste ponto cabe a pergunta: como atender as reivindicações dos movimentos sociais (bolsa-família, Prouni, MST, UNE, CUT etc) que exigem mais recursos?. Além disso, a crise energética está batendo à porta. Some-se a isso a crise política que, qual espada de Dâmocles, pende sobre a cabeça do governo.

Agora, como se não bastasse, esses atrapalhados arranjaram essa briga com a imprensa, logo no momento em que mais precisam dela.

Agora coloque tudo no mesmo balaio e lembre-se da história recente, em que um presidente foi mandado embora por muito menos (a verdadeira razão da queda do Collor foa o confisco da poupança dos individuos!) e o resultado será: o Lula será abandonado antes do fim do mandato. Quer apostar?

Marcos C. disse...

NG o PSDB não ganha mais eleições presidenciais no Brasil. Espero que apareça o tal partido de direita para aglutinar as forças de oposição, ou que o PFL cumpra esse papel. De minha parte gostaria de ver Geraldo Alckmin nesse novo partido ou no PFL, e que Serra e Aécio se explodam com seu PSDB e seus traíras.
Um abraço.

Luis disse...

Nós precisamos agir. 2006 repetiu 2002, com muitas trocas de emails, piadas sobre Lula, charges sobre Lula, mas Lula venceu. Eles têm militância e agem em todas as frentes, enquanto nós assistimos. Neste segundo turno, sou testemunha, a campanha era só deles. Folhetos mentirosos em portas de fábricas e faculdades, carro de som de sindicato, só dava Lula.
Precisamos participar através dos mecanismos da Democracia, que é nossa, mas vem sendo usurpada e atacada por eles. Vamos entrar nos partidos de oposição e ajudar a revigorá-los. Temos o PPS, o PSDB, o PFL, o Partido Federalista em formação. É só escolher e se filiar. Pessoalmente, acho que o PFL é o melhor caminho.
Está certo que não somos vagabundos como eles, temos nossas profissões, nossos trabalhos, empresas, etc. Mas será que não vale à pena um esforço? Vamos querer ficar de luto novamente em 2010?

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Vamos ter que descer dos salões e pisar na terra, de pé no chão, preferencialmente...
- É!
- Mas não adianta 2 meses antes da proxima eleição.
- É!
- Ou subimos e descemos os morros desde já, ou necas...
- É!
- A confiança não se adquire em pouco tempo.
- É!
- Eles (petsitas) estão com anos de vantagem nesse quesito.
- É!
- Os mais desfavorecidos não tem acesso à informação normal.
- É!
- Por exemplo, esse caso da greve dos controladores de vôo e da mídia, nem chega nesse povo. Nem interessa isso pra eles.
- É!