terça-feira, 24 de outubro de 2006

Levei meu nariz ao debate.

O segundo convite para um debate pode levar vocês a pensarem que este blog tem alguma importância. Não se iludam. É sorte. Mais uma vez, eu estava no lugar certo, na hora certa. E assim como fiz no primeiro turno, quando fui ao debate da TV Gazeta, prefiro falar daquilo que as câmeras e os microfones não captam - como, por exemplo, a sudorese presidencial.

Nos momentos em que não está falando, Lula não larga o lenço. Na minha modesta opinião, os calorões são menos efeito das luzes cenográficas e mais fruto da inquietação presidencial: ele não para um minuto. Enquanto ouve perguntas, réplicas e tréplicas, Lula sapateia sem sair do lugar, abre os braços e sacode a cabeça em negativa, mostrando contrariedade com o que ouve. Ele também tateia muito os bolsos, como costumam fazer os fumantes compulsivos. É interessante observar que esta movimentação segue uma ordem metódica: primeiro o bolso de cima, depois o bolso lateral direito; em seguida o esquerdo. Nunca tinha visto Lula pessoalmente. Ele é menor do que eu imaginava. Em todos os sentidos.

Geraldo Alckmin é aquilo que você vê na telinha. Mantém-se tranqüilo, as mãos pousadas no púlpito e um meio-sorriso nos lábios, enquanto ouve seu adversário. Eu desconfio que ele tenha alguma técnica de relaxamento ou de concentração. O que as TVs nunca mostram são os abanos descontraídos e sorrisos que ele troca com a platéia enquanto espera o debate ir ao ar. Ontem, Alckmin saiu desta tranqüilidade apenas uma vez: quando, ao receber a autorização para fazer uma tréplica, foi interrompido por Marta Suplicy.

Sentada na primeira fila da ala destinada aos convidados petistas, a ex-prefeita de São Paulo, pensando que o apresentador havia se enganado com as regras, deu-se à pachorra de vociferar um sonoro "não!!!". Celso Freitas tomou um susto. Geraldo abriu os braços como quem diz " mas o que é isso?". E Zulaiê Cobra, desde a primeira fila da ala tucana, devolveu: "Cala a boca!".

Aliás, sobre as "alas": convidados de Geraldo Alckmin e de Lula estavam estrategicamente separados por uma ala "neutra", de convidados da própria Record. E a coisa ficou muito perto uma "guerra de torcidas": a cada final de bloco, os dois grupos adversários disputavam um campeonato paralelo de gritos e aplausos. Como eu estava no lado tucano, o barulho destes me pareceu mais contundente. Mas talvez Ricardo Noblat tenha uma opinão diferente: sentado no lado petista, o blogueiro-mor só apareceu na ala tucana minutos antes do início do debate. Ali chegou, aparentemente, para cumprimentar Heráclito Fortes, mas queria mesmo era saber de José Serra.

Serra não foi. As primeiras-damas, porém estavam lá, conferindo brilho à noite (tudo bem..nem todas). De Marisa, é provável que vocês tenham mais detalhes para dar. Não vi a esposa de Lula chegar e, do lugar onde estava, era praticamente impossível observá-la. Discreta, elegantemente metida em um conjunto branco, Dona Lu deixou a primeira fila para os assessores do marido. Sentou-se na quarta ou quinta - não contei - de onde assistiu boa parte do debate de mãos dadas com um dos filhos. O evento já ia pelo meio, quando ela pediu um copo d'água.

De resto, falta dizer que, na minha opinião, Geraldo Alckmin saiu-se melhor desta vez do que da última, no SBT. Bateu na medida certa e, o que é mais importante, na hora certa.

Agora é esperar pela sexta-feira, quando ambos voltarão a se enfrentar a convite da Rede Globo. Podem estar certos de que eu assistirei a coisa de um lugar privilegiado: o sofá da minha casa.

23 comentários:

Cristal disse...

ÔOOOOOOO Nariz !!!

Obrigada, mui obrigada por esse passeio pelos bastidores do poder.
AAAADOREIIIIIIIIIIII me senti sentada ao seu lado.

Maquinavel disse...

O arroubo da Marthaxa deve ter sido ridículo.
Mas que mulher chata. O Suplicy acertou na Megasena quando aquele argentino pousou por aqui.

Nina disse...

Hum...eu perco a amiga mas não perco a piada: "fiquei sem internet no hotel". Como assim? "Onde fica esse hotel? Na Sibéria?" Alguém já me fez esta pergunta :o)

Dona Sortuda, se tivesse eu a sua sorte, teria dado vexame. Sofri enjôos fortíssimos vendo e ouvido o abominável Lula. Somatização pura.

O expurgo está próximo. Nós vamos vencer.

Beijo e mais e mais sucesso pra você.

(N.G.: Ah, Nina..eu explico porque é você. Funciona assim: você chega no hotel, conecta o laptop e nada de sinalzinho...Aí é 1:00 da madrugada e a assistência técnica lhe diz que resolverão em meia-hora. Às 2:00 você desiste e vai dormir. Às 8:00, quando acorda, o problema continua. Aí você se resigna e vai trabalhar - mais pra chegar logo em lugar que tenha conexão do que por amor ao trabalho. ;-) Um beijo.)

Italianinha disse...

Quer dizer que o Noblat ficou no lado destinado aos petralhas...rsrsr.Eu tinha dúvidas,agora não as tenho mais!!!!Deixei de ler o Noblat,tá muito chato aquele blog.
bijuxxxx

Ranzinza disse...

NG

Sobre o fato de Lula ser menor do que voce imaginava:

Lula e' como Napoleao. Do alto do carro de som, ele ate' parece grande. Do lado de Alckmin fica pequinininho.

recasampa disse...

URGENTE! IMPORTANTE
Tem comentarista no blog pitacos-políticos dizendo que a diferença agora é de 30 pontos, que será divulgado hoje à noite na Globo. Alguém sabe de algo????

Claudia Nathan disse...

Oi, Nariz, há pouco tempo te "leio" e tenho gostado muito dos teus textos. Legal ler sobre política com a suavidade feminina. Obrigada por nos dizer sobre o bastidor do debate e que a Zulaiê lavou a nossa alma mandando a Martaxa "calar a boca" deve ter sido impagável! Parabéns, e até a vitória contra o Lula (a esperança é a última que morre) Só aceito a derrota (se ela existir) da boca do Marco Aurélio (STE)!

Coronel disse...

"Podem estar certos de que eu assistirei a coisa de um lugar privilegiado: o sofá da minha casa."

Eu e a Madona estamos esperando por você, Nariz, com um mar muito azul, buganvíleas floridas, uma picanha ao ponto com baguete fresquinha, aquele vinho tempranillo de La Mancha.

Um beijo do Coronel

Raquel disse...

Nariz,
você gravou? digo, o "cala boca"! Não? que pena! Seria um bálsamo para os ouvidos dos paulistanos e moradores de Sampa que disseram não a essa lamentável senhora Marta Fabvre(?)...
abraço
Raquel
PS: próximo mês ficarei na sua bela e santa Catarina!

Tambosi disse...

Perfeito, Nariz.

Você relatou admiravelmente o que não vimos na tela. Mas na tela vimos, algumas vezes, o olhar de ódio do Pequeno Timoneiro quando contrariado. O que você relata confirma o que penso do sujeito. Haja bolso para botar os dedos que sobram.
Quanto ao Noblat, enfim, foi visto entre aqueles que sempre referenda em seu jornalismo declaratório (ou melhor, de "plantation").
Parabenizo-a pelo relato. Observação in loco mostra o que, de longe não vemos, principalmente quanto é feita por blogs individuais/pessoais.
Blog de jornal não cola: é mera reprodução dos vícios jornalísticos.
Depois das eleições, farei um texto para brigar com o jornalismo brasileiro.

Abraço,
Tambosi

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Ótima descrição, querida NG.
Você já reparou que o Favre anda desaparecido? Por que será?
Não sei quem teve mais sorte: se a Marta ou o velho Suplicy. Ela é chata, ridícula e ambiciosa até à medula. Ele é patético, manso e frouxo demais. Depois de tudo que se passou no seu quintal, sair fazendo campanha pelas ruas de Martinha em punho, francamente! E ao som de Blowin' in the Wind!
Ambos merecem o Lula. O Lula merece a ambos. O que me espanta é o paulista e o paulistano acharem que merecem o casal e seu chefe. Isso é o que me espanta.

MARVADO disse...

Pois é , mas Alckmin revelou a nos paulista algo verdadeiro, ou seja , um fraco, que se esconde , como sombra atras da figura do grande Mario Covas.Infelizmente aibda vou votar nele, como um voto de protesto , mas que o cara é ruim é.
Temas como o aborto, preocupacão com os pobres, desemprego no nordeste entre outros não foram sequer mencionados.Entrou pra perder e perde merecidamente, frustando milhões e milhões,pois como vemos agora , esta perdendo até votos recebidos no primeiro turno.

(N.G.: preocupação com os pobres e desemprego no Nordeste não foram tratados? Francamente, Marvado, melhor você rever alguns debates,programas eleitorais e entrevistas. Você me parece desinformado, querido. Daí a imagem errônea que faz de Alckmin ser "um fraco".)

recasampa disse...

Maria Helena Rubinato, os paulistas e paulistanos não merecem não o casal suplicio. Estas pesquisas aí só querem provocar desânimo, mas, ao contrário, cada vez mais ficamos indignados e irados. Hoje fui à padaria e a atendente me disse que quer tirar o Lula nem que seja no tapa. O povo vai responder no dia 29 de outubro. Não tenho dúvida alguma. Rumo à vitória!!! É trabalhar, trabalhar e trabalhar.

recasampa disse...

NG analise e veja se vc quer divulgar. EU, pessoalmente, gostei muito da decisão que esta pernambucana anônima tomou:
"Sou de Recife e todos sabem como o nosso estado está refem das migalhas do presidente Lulla. Recebemos telefonemas todos os dias de fundações pedindo ajuda para sua manutenção e ajudo a várias, hoje porém tomei outra atitude...
O IMIP hoje me ligou pra renovação de ajuda... então disse com todas as letras que não ia ajudar mais porque o nosso presidente detentor de 60% da aprovação popular no estado falou que a saude estava beirando a perfeição, então a moça falou: ISSO É UMA MENTIRA, então respondi: infelizmente vcs não desmentiram, então vou acreditar nele e deixo de ajudar. Ela agradeceu a sinceridade e disse que ia levar a sugestão a direção da fundação.
NÃO VOU MAIS FAZER A PARTE DO ESTADO"

cavallieri disse...

É duro ser Paulista e levar fama de eleger a Martaxa, o Genoino, o Palocci, o Maluf, o Clodovil!
O negócio é que são 28 milhões de eleitores por aquí!, que por sinal expulsaram o Mercadante e ajudaram a dar o segundo turno ao Geraldo!
Grande pérola sua ida ao debate, Maravilha!
Interessante o Noblat, acabou, está fora, acho que depois das eleições vai pra Carta Capital e eu que já gostei do cara!
Se tiver que ter milagre, que ele venha, mas antes da apuração eu não desisto!

vlady oliver disse...

Querida NG
Veja como somos diferentes, parafraseando nosso escolhido; não vejo em você nenhuma vergonha em defender seus ideais e pontos de vista. Nem por isso, em momento algum, suas opiniões soam rasteiras e subliminares. Você é o que é. Ponto. As pessoas que te aceitem o te odeiem por isso. Já o velhinho finge que é o que não é. Sob o aspecto de ser mais um daquela quadrilha, dá pra fazer uma releitura completa do espaço editorial dele. É uma raça que merece ser extinta, minha querida, pelo acúmulo de golpes baixos. Se perdermos a batalha, não devemos desistir dessa guerra, pelo amor aos nossos filhos. No dia 30 já devemos nos conclamar a lutar por apear do poder todos os “doela a quem doela”( não é sintomático que ambos os ladrões usem o mesmo código ? ); sejam eles tungadores de margarina ou abutres do erário público. Que pressionemos, pois, os poucos políticos que ainda restam com alguma vergonha na cara para que façam a lição de casa, que deixou de ser feita, quando Bob Jeff bateu com língua nos dentes e o armário no olho. Eles se merecem. Nós é que não os merecemos.

Sharp Randon disse...

Muito bom. Blog puro ! Na veia.

Celso disse...

olá a todos! Nariz, Coronel etc... estou descobrindo agora seu blog, NG. Acabei chegando por sugestão do HAGG, ao perguntar-lhe do CORONEL. Não aguento mais a ptlandia em que se transformou o blog no noblat! Preciso de oxigênio! Estarei por aqui, torcendo e acompanhando e se puder ajudando a saída do aPdTa do Planalto. Volta lula, pra SBC!

Angela disse...

Nariz, não sei se você leu hoje na FSP hoje que o Lullalelé estava usando ponto eletrônico no debate da Record vai ver que é por isso que êle estava nervoso, mas apenas para plagiar o humorista:Fala sério? Ainda teremos que aguentar esse sujeito por mais 4 anos? Tira o Tubo!

RV disse...

Conheci hj este blog, muito bom.

Aliás, tb abandonei o Noblat, agora vo de nariz e Reinaldo Azevedo.

Jardel da Paraíba disse...

Nariz . . . percebi que vc é mesmo nariguda, mete esse nariz em tudo . . . mas . . .
É verdade que as pesquisas não condizem com a verdade, observe que até o índice de aprovação do (des)governo LULa aumentou (??) . . .
No mais, primeira leitura que faço no site . . .
Parabens !

Lele Carabina disse...

Eu peguei uma parte do debate, por conta de um contra tempo. Confesso que não aguento mais escutar o apedeuta falar, me dá ânsias e irritação. Realmente, Alckmin deve ter alguma técnica de relaxamento, aliás ele tem um leve sorriso de Monalisa rsrsrs (só estou distraindo rsrs). Ele, Alk foi muito bem, superior. Mas não adianta, por mais que Lula faça o que faça, ainda assim é "desculpado"...

Alexandre disse...

E o que vc me diz sobre o Delfim Netto junto aos petistas?