sábado, 14 de outubro de 2006

Sem partido

Desde que Geraldo Alckmin passou para o segundo turno, Tasso Jereissati simplesmente sumiu. Enfiou-se no seu Ceará, realizando eventos que não oferecem qualquer chance de mudança para a posição já consolidada por Lula naquele estado.

Aliás, se há algo que bem indica o abandono do partido com relação à campanha de Geraldo Alckmin é a infantilidade da estratégia escolhida para o segundo turno: será que eles realmente pensam que conseguirão subir mais do que dois ou três pontos lá, onde Lula é rei e o PT pode tudo?

Enquanto isso, deixam o flanco aberto em regiões onde Alckmin foi bem: estados onde o candidato atingiu os maiores índices de votação não foram nem mesmo citados no seu primeiro programa de televisão do segundo turno. Foram, isto sim, citados por Lula, que deles se apropriou para dizer que havia sido por eles aprovado.

Desde o primeiro turno, Alckmin subiu, no Rio Grande do Sul, nove pontos percentuais: passou de 56% para 65%, segundo pesquisa do jornal Correio do Povo. Em santa Catarina, subiu sete pontos: a pesquisa Ibope de hoje apresentou Alckmin com 63% dos votos válidos, contra 37% para Lula. Quanto mais poderá subir no Paraná, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, se estes estados receberem a atenção que está sendo dispensada a esta causa eleitoral perdida chamada Nordeste?

A incapacidade do PSDB em comportar-se como partido – e não como um grêmio estudantil de quinta categoria – é, bem sabemos, crônica. Sirva de exemplo a Onda Azul – série de passeatas a serem promovidas no sábado que antecedeu à eleição do primeiro turno. Iniciativa de última hora do próprio PSDB, a coisa recebeu total apoio de internautas. Foi decepcionante: na sexta-feira à tarde, a maioria dos diretórios do PSDB, das principais capitais, sequer havia sido comunicado a respeito do evento.

Isto são minúcias, dirão vocês.

Uma ova! São sintomas. O PFL conseguiu ser mais fiel à candidatura de Geraldo Alckmin que o próprio PSDB. Desde que Alckmin foi para o segundo turno, o partido vem sendo bombardeado pelos petistas. Falam-se as maiores inverdades sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso e o que faz o PSDB ? Espera que Alckmin saia em socorro da legenda - a mesma que não foi capaz de unir esforços em torno de sua candidatura.

Mas aguardemos. Na semana que vem ou , talvez, após as eleições, aparecerá, quem sabe, um grupo de lideranças tucanas para defender o PSDB. A maioria, a contar pela torpeza demonstrada nas últimas semanas, não vê a hora de encerrar-se logo este pleito para que 2010 seja “pavimentado”, sem este incômodo representado pela candidatura de Geraldo Alckmin.

Ledo engano. Geraldo Alckmin conquistou um índice de fazer babar de inveja os ambiciosos de 2010: foram quase 40 milhões de eleitores. Ao final de quatro anos, em qualquer partido que esteja, Geraldo Alckmin terá que se esforçar apenas medianamente para levar consigo estes votos.

Esta eleição - entendam, senhores emplumados - não é decisiva para Geraldo Alckmin. Esta eleição é decisiva para o PSDB. Ou o partido toma vergonha na cara agora, ou sairá dela completamente rachado, entregue a um abismo ideológico sem precedentes.

14 comentários:

***CORONEL*** disse...

Nariz:

Chega a ser nojenta a inveja de Serra contra Alckmin. Chega a ser nauseante a posição equidistante de Aécio - o tucano mais próximo do valerioduto - em relação a Alckmin. Chega a ser absurda a falta de unidade partidária em torno de uma candidatura que poderia, facilmente, empolgar o país, contrapondo-se a um Governo que está caindo de podre. Apenas estados mais politizados e que possuem história política poderão dar a vitória à Alckmin. O que esperar do Nordeste, o pobre Nordeste, sempre tão manipulado pela sua ingenuidade política? Agora, Minas Gerais não dar 65% dos votos para Alckmin é uma derrota ou uma traição de Aécio contra o Brasil. São Paulo não dar 68% dos votos para Alckmin é uma derrota ou uma traição de Serra contra o Brasil. A contar pelos primeiros números do Sul, se isto acontecer em Minas e São Paulo, Alckmin pode ganhar a eleição.
Concordo com você. Ou o PSDB se une nesta reta final da campanha, licenciando governadores para comporem o palanque de Alckmin, ou vai acabar. Se isto não acontecer, quero ter o prazer de abrir o primeiro comitê anti-Serra e anti-Aécio no dia 1 de novembro de 2006, Dia dos Mortos. Por fim, eu gostaria muito de poder ser tucano, mas só consigo ser anti-PT, porque o PSDB é uma frustração só.

Um beijo. Coronel.

Peregrino disse...

NG,

Nunca fui militante do PSDB, assim como não o fui de qualquer partido, exceto quando torci, em um curto período de três meses, pelo PL em 1989, quando este ainda tinha características liberais. No entanto, apesar de liberal, com o Plano Real nutri uma certa simpatia pelos tucanos, tanto que votei no FHC em 1994. Foi só! A simpatia durou pouco, não pelas mancadas econômicas do governo FHC (foram muitas, no que respeita à condução da dívida pública, principalmente da previdenciária), mas pela notória a rixa interna do PSDB. Quem não se lembra dos bate-bocas entre a turma desenvolvimentista (Serra e outros) e o grupo chamado monetarista (Malan, Gustavo Franco, etc)? O que está acontecendo agora é a mesma coisa. Rixas dentro do grupo. Do que chamaríamos a crise de agora? Fala-se dos apoios do Serra e do Aécio ao Alckmin. Que apoios?

Samambaia disse...

Nariz Gelado
Tenho estado em estado de choque esses dias todos com a postura do partido do nosso candidato. Espero em Deus que os "iluminados" leiam o seu blog a tempo, antes que a tragédia se concretize. Mas, se nada mudar, depois de tanto nadarmos acabarmos na praia, estarei com vocês no comitê anti-Serra e anti-Aécio, no dia 1 de novembro, dia de finados.
Bjs,
Samambaia

Ligia disse...

Clap clap clap Nariz!
Adoro ler teu blog por causa disso, tu escreve o que a gente pensa!
Se o Lula ganhar o PSDB vai se arrepender, pode crer. Não dá para entender esta atitude. Palmas também para o Geraldo que passou como rolo compressor por cima disso tudo. Que não teve apoio do partido não teve mesmo, apesar da negativa da turma deles.

Joka disse...

Muita calma nesta hora turma do ALCKMIN, quem realmente esta em pavor e desespero é a turma do PT e seu candidato, eles já participaram de 4 finais, ganharam apenas uma e sabem sentir o cheiro da derrota com antecencia, eles tem plena consciencia do desparate destas pesquisas, creiam, a derrota do Lula já esta perto de ser sacramentada.
Todos os caminhos levam para uma vitória do ALCKMIN, tenham a certeza que venceremos aquele que é a maior duvida para o futuro desta nação.
O ALCKMIN tem demostrado ser hoje neste país o politico mais preparado, mais seguro e mais obstinado, porque tocar uma campanha como esta e permanecer sereno (até mais do que nós que votamos nele desejamos) e de uma firmeza exemplar, mostra o quanto esta preparado para fazer as reformas para colocar este país no seu verdadeiro lugar de destaque perante o mundo.

Flamarion disse...

Tomara que o Joka tenha razão. Se for verdade o que diz a Nariz, é mais uma razão para acreditar que há um pacto entre petistas e tucanos, como a Mônica Bergamo disse.

vlady oliver disse...

Nariz

Nos teus dois últimos posts você traduziu com maestria um sentimento crescente junto ao eleitorado Alckmista. O PSDB, graças ao seu telhado envidraçado e sua ampla retrografia nunca assumiu, ou mesmo engoliu, a candidatura deste herói solitário que peitou bancar o "gigante aparelhadamente adormecido". Uma vergonha para nós, que representamos uma classe chamada apenas para pagar as contas de toda essa sujeira. Uma classe na mira desse totalitarismo barato travestido de assistencialismo populista e à mercê de sua própria sorte. Mas há um lado bom. Se ele ganhar, não precisará celebrar nenhum acordo imediato com a retrografia. Muito diferente do monarca, com a alma vendida ao diabo e a conta pendurada em nossos bolsos. Este ganha mas não leva. Um beijo, da Terra dos teletubbies.

(N.G.: Terra dos Teletubbies, hein? Ah, seu danadinho!)

Homero disse...

Cara Nariz,

nesse momento o governador eleito do Ceará, Cid Gomes, está na TV estatal do estado, a TV Ceará, fazendo propaganda para o Lula sob o pretexto de ser entrevistado sobre o seu futuro governo.

O Programa se chama Cena Pública, começou às 18:00 e deve se estender até às 19:00.

E o Presidente nacional do PSDB, que fez campanha para eleger o Cid Gomes, mora no Ceará mas não se manifesta sobre essa propaganda paga com recursos públicos para reeleger o Lula.

Suzy Tude disse...

Nariz, muito boa crítica ao PSDB, à ciumeira interna partidária.
Mas as eleições ainda não ocorreram. De minha parte acho que seu espaço seria melhor utilizado para ajudar o Brasil a se livrar de Lula e sua turma de aloprados.
Alckmin vem sendo injustiçado desde o princípio pelo PSDB. Isto é um fato.
Mas o que mais interessa agora não é dar repercursão a isto, mas colaborar com a candidatura, ainda viável, de Geraldo Alckmin.
Parabéns pelo texto.
Aguardo sua visita
http://alkimistasdobrasil.blogspot.com

(N.G: Suzy, entendo a sua preocupação - casualmente, a mesmo do Leo, do RJ, que escreveu abaixo. Mas há momentos em que é preciso dar umas sacudidas em uns e outros antes que seja tarde demais. E quando a crítica vem de alguém sinceramente empenhada na campanha, e que costuma ser otimista, é mais provável que ela encontre eco jubto a quem pode mudar o que deve ser mudado. Um beijo)

Cristal disse...

Braaaaaaaaaaaavo Nariz !!!

Lavas-te minh'alma. Obrigada !!!!!!!!!!!!!

cavallieri disse...

Não é por ai não!
As vezes também me dá desespero, mas política não acontece de forma racional.
Na verdade o Brasil não tem e nunca teve partidos. Agora tem o PT que é uma organização criminosa completa, por isto atua de forma consistente, nenhum partido tem esta consistência.
Nem PMDB, nem PDT, nem PSDB, enfim...
Estou com Joka!
E na verdade a onda está dentro de cada um dos indignados, estes não vão deixar Alckmin só!
3 meses atrás muita gente criticava o PSDB por ter escolhido o reserva, hoje o reserva é titular absoluto, é o anti-Lula, é o Herói Nacional das pessoas decentes.
NG, tenho a maior admiração por você e o que você diz é verdade, mas há verdades que devem ser guardadas dentro do próprio ser, e não postas prá fora, pois esse é o jogo do inimigo.
A decisão não é racional, então vamos de emocional! É Geraldo Presidente, porque queremos um País Decente, o resto são percalsos que hão de convir, Alckmin é mestre em superar!
"Muito Bom esse Geraldo"

(N.G.: veja a resposta que dei para a Suzy. E um adendo especial para você: depois da eleição, quero deitar a cabeça no travesseiro com a certeza de que fiz o meu melhor. Em alguns casos, isto significa puxar orelhas em público - e enquanto ainda é tempo. Muitos de vocês chegaram aqui há pouco e desconhecem que a minha relação com o partido se dá nestes termos. Não se preocupem: o PSDB está acostumado com os meus puxões de orelha. Alguns luminares da legenda já apelidaram este tipo de artigo de "tijolão da NG".)

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Não sei o que dizer, ou melhor, como dizer, sem usar baixo calão, o que me vai na alma. O que me consola é que o Serra jamais será presidente do Brasil. Ele não nasceu com essa estrela. O playboy também vem de uma linhagem meio mal afortunada. Também não vai chegar lá.
Mas ainda tenho a esperança que se descubra quem está por trás do dossiê e aí, adeus viola! O PT vai morrer na praia.
Um beijo, NG.

Cristiano Leitão disse...

Cara Nariz Gelado.

Infelizmente, a campanha de Geraldo Alckmin vem se caracterizando como uma campanha que poderia ... Poderia vencer, poderia empolgar, poderia mudar o paíspara melhor...

Mas não consegue!! Ou parece que não vai conseguir. E isso deixa claro que campanha é atividade partidária, mais que individual. São muitos os que se dedicam, mas o PSDB [enquanto tal] apenas assiste, e ainda há alguns que, por seus atos ou por suas omissões [mais estas que aqueles], deixam claro que torcem contra.

Assim há pouco o que fazer, pois sem uma campanha coordenada não há chance de vencer a máquina petista bem azeitada naquilo que melhor sabe fazer: a crítica destrutiva.

Pena...

Um abraço.

vICTOR disse...

CARO NARIZ GELADO NÃO FALARAM INVERDADES SOBRE O GOVERNO FHC, SÓ ESQUECERAM DE SE COLOCAR ENTRE OS QUE FAZEM A MESMA COISA. oU SEJA EM MAIOR OU MENOR GRAU ELES SIMPLESMENTE IGNORAM SEUS ELEITORES E SÓ LEMBRAM DELES QUANDO É ELEIÇÃO.