segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Leitura dinâmica

Vamos ao que interessa da entrevista de Kenneth Maxwell para a Folha de S. Paulo nesta segunda feira:

O Brasil precisa,com urgência, de um partido conservador de verdade, capaz de defender, sem medo, as bandeiras do liberalismo - coisa que o PSDB não está sabendo fazer.

Sim, é verdade. E, conforme adiantamos outro dia, se o PSDB não tem vocação para assumir tal tarefa, está aberto um vácuo no qual poderiam frutificar duas hipóteses: o surgimento de um novo partido capaz de abraçar esta causa; uma reformulação no PFL, que permitisse à legenda tornar-se realmente representativa de uma direita moderna.

Serra tem estado sempre à esquerda de Lula, mas o PSDB tem mais alianças à direita.

Ou seja: nem Serra é o nome para puxar qualquer suposto movimento do PSDB rumo ao conservadorismo - o que parece ser, na atual conjuntura, a única estratégia capaz de salvar os tucanos de uma fusão com o PT-, nem um novo partido por ele fundado atenderia às reais necessidade políticas do quadro nacional. Talvez a haja lugar para José Serra no PSOL.

De olho em 2010, o PSDB jogou no lixo a campanha Geraldo Alckmin.

Se eu tivesse sido vítima de algo assim, das duas uma: ou exigiria que o partido se livrasse dos arquitetos de tamanha traição, ou sairia do partido. Só que estas coisas têm um tempo certo. No caso em questão, é preciso agir enquanto aqueles quase 40 milhões de votos ainda percebem em Alckmin um fiel representante de seus anseios oposicionistas.

14 comentários:

Tambosi disse...

NG,

Maxwell parece raciocinar como latino-americano quando associa conservador a liberal. Ora, nada mais conservador, hoje, do que a "esquerda" que anda por aí. Um liberalismo legítimo seria revolucionário aqui no Bananão. Não acredito, porém, que o PFL reformulado chegue a representá-lo.
Resumindo: teremos mais algumas décadas de domínio conservador, possivelmente com a junção de petralhas e traíras tucanos. Argh!

Abs.

(N.G.: Tambosi, eu até já escrevi sobre quem são, de fato, os conservadores nesta nossa América Latina. Mas às vezes temos que abrir mão de revisar os conceitos em prol da clareza da mensagem. Um abraço.)

abstrato disse...

ah, essa entrevista eu li logo que entrei na net...eh totalmente verdadeira, absolutamente tudo ali faz sentido...tudo, tudo, tudo...ai eu li no comentarios daquele blog muito famoso, um suposto petistazinho dizendo: "nao precisamos de nenhuma bobalhao americano para nos dizer o que fazer"...ahahahha...eh de rolar de rir com essa gente estupida, inculta e atolada ate o pescoco de soberba...o bobalhao em questao era "apenas" esse senhor ai - que leciona em Harvard - o Kenneth Maxwell...mas eles seguem o "mestre" deles nesse raciocinio curto...lembro que durante um dos debates o Alckmin fez referencia a uma materia do New York Times em uma das perguntas...qual foi a resposta do molusco? "o Alckmin eh daqueles que acha que tudo que esta no NYT eh interessante ao Brasil (ou algo semelhante)...eh dose aturar esse pessoal.

Cristal disse...

"Okamoto deixa o governo" (CH)

Paulo Cavallieri disse...

As armadilhas estão plantadas!
Tarso falando em reforma política, Lulla querendo o PSDB no governo, além do PMBD, PSOL, enfim qualquer um.
A OAB entrando no jogo, a imprensa dominada!
Falta oposição, falta posição!
Lulla quer ser unanimidade e vai conseguir, pode ter certeza que na reforma política, vão dar um jeito para o continuísmo!
Estão pautando a todos, por enquanto só sobra NG, o RA e o Diogo!
É lógico que a sociedade anseia por um partido que ocupe o espaço das coisas corretas, da inteligência, mas em 4 anos retornamos 20 no tempo, nos próximos 4 vamos retornar 30!
Sempre odiei a ditadura, mas entre Lullismo e Militarismo, fico com o militarismo.
Alckmin, de fato pode ser o novo lider do nosso futuro, mas pelo que ví na campanha do segundo turno ele não é dado a confrontos. É outro que prefere acreditar em Marketequeiro e não em fazer política de verdade.
Estou de fato muito triste com esta nação! Não desistí não mas estou sem rumo.

abstrato disse...

eu li essa do Okamoto tambem...que jogo de xadrez mais sinistro esse que o Lulla esta fazendo, hein? as pecas estao se movimentando de maneira muuuuuito estranha, tanto de um lado quanto de outro...ou essa oposicao eh formada por eximios estrategistas (o que nao me parece ser o caso) ou estao todos caminhando a passos largos para o precipicio...o Lulla me parece querer enfiar todo mundo no mesmo balaio pra depois repartir o fracasso, pois ele sabe o pepino que tem pela frente e que a maioria do que disse na campanha, eh mentira ou coisa muito dificil de realizar....a perola do dia mesmo foi o Virgilio relatar aos demais cumpanheiros psdebistas o sentimento de que o Lulla "pareceu ser muito sincero" na sua proposta de dialogo...ahahah...oh Senador, com todo respeito, mas que decepcao!...e eu gostava tanto de ver Vossa Excelencia falar na tribuna do Senado.

Thomaz Magalhães disse...

Prefiro ver como bem humorado seu olhar sobre Serra no Psol. Mas sentido faz, porque o cara não é liberal nem em sonho. Já o Alckmin, coitado, esse é cria do Mário Covas. Quase comunista. Conseguiu perder dois ou três milhões de votos de paulistas no segundo turno. Ninguém me tira da cabeça ter sido pela fraqueza demonstrada na questão da privatização. Tinha que ter chutado a bunda dos petistas com esse papo. Tinha que ter dado uma bicuda na bunda do garotinho que levou papel para ele assinar no palanque, prometendo não privatizar. Não ganharia a eleição com isso, Mas não perderia tanto voto da direita. Concordo com você, feito um belo rapa no baixo clero do pefelê, dá para tentar um partido liberal, que se anuncie de direita. Mas precisa também botar lá um pessoal mais denso. Gente nova e bem preparada.

ph disse...

Por que Serra tem sempre estado "aa esquerda de Lula"? Por pregar maior crescimento economico? Por querer baixar os juros? Por fazer parte dos "chamados" desenvolvimentistas? Estranho o conceito de direita e esquerda no Brasil (se eh que ha algum...)

A proposito, quem disse que era "mais aa esquerda de Lula" foi o Alckmim (vide http://www.reinaldoazevedo.com.br/2006/10/alckmin-em-entrevista-folha-estou-mais.html)

Hugo A-go-go disse...

.. acredito que ainda irá demorar para surgir uma alternativa viável de direita para o Brasil ... o PFL perde chances sucessivas de firmar como uma opção sendo coadjuvante de um partido - PSDB - sem rumo ...

abstrato disse...

""Passados dois anos de crise, o sinal de que a agricultura vai se recuperar é extraordinário", disse."...ahahahaha...o homi deu inicio ao festival de delirios do segundo mandato...ja tava sentindo falta dessas bobagens...mas o prizidenti nunca nos decepciona nesse aspecto, isso eh inegavel...ahahah...acrescentemos mais esse - "sinal extraordinario" - ao arquivo de delirios megalomaniacos presidenciais, que ja conta com o "espetaculo do crescimento", "nunca antes nessepaiz", "a saude beira a perfeicao"...

Juliana disse...

Prezada N.G.:

"De olho em 2010, o PSDB jogou no lixo a campanha Geraldo Alckmin.
Se eu tivesse sido vítima de algo assim, das duas uma: ou exigiria que o partido se livrasse dos arquitetos de tamanha traição, ou sairia do partido".

Há uma terceira opção, mais lenta, mas duradoura; mais cruel, de certa forma: lançar mão de uma atitude desde já comprometida com a vitória em 2010, buscando fortemente alcançá-la.

A motivação se daria toda vez em que se pensasse em FHC tendo de lidar com Alckmim [como] Presidente: ninguém [sob o meu ponto de vista] foi tão anti-Alckmim quanto FHC, quando creditou nele aquela imagem de um candidato errado, fraco para competir as Eleições e com Lula, manifestando-se a cada declaração de Geraldo, corrigindo-o, como se desejasse [e silenciosa e secretamente desejava mesmo] enfraquecê-lo... [o que acabou por conseguir].

Parabéns pelo blog. Digo que voltarei mais vezes [posso?].

Abs

(N.G.: é claro que pode, Juliana.)

Ranzinza disse...

Oi Nariz Gelado,

Ficamos contentes com sua volta.

Dia desses o Reinaldo Azevedo, que gosta de Serra, disse concordar com a necessidade de um novo partido de centro-esquerda, como se especulava entao. Disse que e' para roubar o espaco do PT, o que eu acho pouco provavel de ser bem-sucedido.

Para Serra esta necessidade pode ate' pode ser real: desde 2002 que ele se esquiva de apoiar o legado de FHC e de seu partido. Alias, acho que ele inaugurou esta fase sem rumo do PSDB, desacreditando FHC.

Mas para o Brasil nao vejo a utilidade em mais um partido de centro-esquerda. Ja' temos o PT, o PSDB, a tal MD, o PSB, ate' o PC do B, o PDT e o PMDB! Um balaio de gatos!

Quanto a um novo partido mais `a direita, acho que ate' eu, sendo de centro, entraria nele, so' para ajudar. Porque entre a tal "esquerda e os social-democratas as ideias estao muito mediocres.

abstrato disse...

cacildas!! o Senado aprovou o 13 do Bolsa-Familia...eheheh...o governo esta em panico, vai tentar reverter a derrota de hoje...eheheh...queria que alguem gravasse a possivel cena antologica da Senadora Ideli protestando contra a medida, porque acho que ela fara...ahaha...o mico de tirar fotografias com a Angela Amin ela ja pagou...esse seria mais um mico daqueles pra se saborear vendo a fita varias vezes, confortavelmente deitando numa lazbyboy apos ter enchido a panca no jantar...ehehehe...tava na hora dessa oposicao acertar uma dentro e usar das mesmas armas que esses caras usaram na campanha contra o Alckmin...a irresponsabilidade....eh isso ai oposicao!! agora vamos em busca do FGTS, dos 40% de multa caso se tenha o beneficio cancelado, ferias remuneradas, etc, etc, etc...

Cristal disse...

Nariz!!!!!!!
Tô rindo de me escangalhar,"décimo terceiro" para os bolsa famílias(Efrain Morais),agora só falta aposentadoria.A-DO-RA-RI-A ver a cara do "paidospobres"!!!!!!!!!!!!!!!

Mauro disse...

Como sou meio "devagar", peço a sua ajuda para entender este tal de "canal aberto com Lulla (grafado assim mesmo)proposto por Yeda e Aécio. Como se já não bastasse o Dr. Pedro ter pego carona do "Airbus - hic hic"...