segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Quebrem tudo

Estava o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), na tribuna, discursando a respeito da CPI dos Sanguessugas e da necessidade de se quebrar o sigilo bancário e telefônico de parlamentares suspeitos de envolvimento com os Vedoin. Lá pelas, tantas, o senador entusiasmou-se :

"Por que este farisaísmo de quem escolheu a vida pública ter direito a sigilos? O homem público não deve ter direito e sigilos! Ao ser público, ele já fez a opção pela vida pública."

Em seguida, aparteado pelo Senador Antônio Carlos Magalhães, Antero Paes travou com ele o seguinte diálogo:

Antônio Carlos Magalhães: "V. Ex.ª tem absoluta razão. E há um projeto meu, há muito tempo, que toda a pessoa que entra na CPI tem que abrir o seu sigilo. Assim nós teremos CPIs sérias. E mais ainda: todo o parlamentar que for para a CPI tem que abrir o seu sigilo. Bem como, todos os membros da comissão de orçamento. Isto deveria ser uma coisa clara, objetiva no Congresso Nacional - e nós temos que estar realmente tratando deste assunto com muita propriedade. Mas dou esta contribuição para ver se a mesa faz andar este projeto. "

Antero Paes: "Eu agradeço a contribuição de V. Ex.ª. Eu acho que é uma necessidade que isto ocorra. Mas tão necessário quanto isto será, na minha avaliação pessoal, o fim do sigilo bancário, telefônico e fiscal de todos os integrantes do parlamento brasileiro."

A idéia é ótima. E quem tem uma memória razoável vai lembrar que ela foi proposta aqui no blog, no início do mês.

Que sejam quebrados pois, todos os sigilos. Seria uma chance única de moralizar de vez, com uma só lei, o quadro político nacional.

6 comentários:

Ângelo da C.I.A. disse...

Como diria o "nosso" Delúbio: Transparência assim é burrice. Sem chances disto ir adiante!

Sharp Randon disse...

Se no varejo já é um acinte.
No atacado é capaz de propina virar lei e integrar o hollerite parlamentar como verba de representação.
Essas coisas tem que começar por cima.
Degola de mandato presidencial.

(N.G.: não entendi, Sharp... Dizemos que algo vai do "varejo para o atacado", quando prevemos que vá aumentar. Você acha que abrir o sigilo telefônico e bancário de todos os parlamentares vai aumentar a corrupção?)

marcelo disse...

isso seria um começo. mas ía faltar membro para compor as cpi's...

(N.G.: não sei se você notou, Marcelo... Mas o projeto de ACM é que fala de abrir sigilos de quem participa de CPIs. A proposta de Antero é outra: que qualquer parlamentar, ao ser eleito, perca o o direito aos sigilos bancário e telefônico).

comandante disse...

O SENADO VAI PERDER UM GRANDE MEMBRO, ANTETO PAES DE BARROS, SENADOR PELO MATO GROSSO, SEGUINDO OS RUMOS DO PARTIDO, DEIXOU DE PARTICIPAR DA SUA REELEIÇÃO A SENADOR PARA CONCORRER AO GOVERNO DO ESTADO, ESTA COM DERROTA QUASE CERTA.
INFELIZMENTE, COMO UMA PESSOA SERIA, SEGUIU O PARTIDO.
TODOS NÓS PERDEMOS

marcelo disse...

pois é, ng, eu parti da fala do antero mais o exposto pelo acm.

se valer para todos que exerçam mandato, já vai ser um problema conseguir candidato que não deixe margem a divagações...

Claudia Nathan-SP disse...

Parabéns Nariz! Antecipando tendências...
Tomara que se concretizem e tenhamos um parlamento mais decente.