segunda-feira, 6 de novembro de 2006

A Serra o que é de Serra

Desde o fim do pleito presidencial, sempre que eu posto críticas à postura de José Serra, aparece alguém dando a entender que eu jogo nas costas de Serra - e de Aécio também, embora os defensores do mineiro andem mais tímidos ultimamente - toda a responsabilidade pela derrota de Alckmin.

Quem assim argumenta incorre num erro muito comum: criticar o meu posicionamento sem ler este blog diariamente . Porque se o fizessem, saberiam que eu tenho analisado esta derrota sob vários aspectos, sempre sob o título " Direto do tanque".

Sugiro então que, antes de dizerem que eu coloco toda a culpa da derrota nas costas de Serra, os amiguinhos leiam o post Direto do tanque I, publicado no dia 31 de outubro, onde aponto as falhas de articulação política. Em seguida, leiam Direto do tanque (II), publicado ontem, onde aponto as falhas de marketing. Estes dois posts são a prova cabal de que eu - leiam meus lábios - não coloco toda a culpa da derrota sobre as costas de José Serra.

Reconhecer as diversas falhas desta campanha, porém, não me impedirá de dar a Serra o que é de Serra. Porque ele fez sua parte, sim senhores: simplesmente, não trabalhou para eleger Geraldo Alckmin. Dos muitos exemplos que eu poderia dar, ficarei com aquele que considerei mais humilhante para o PSDB: em pelo menos dois debates, Lula disse coisas como: " Pode perguntar para o Serra, Alckmin." ou " O Serra taí? Pergunta pra ele". E o governador eleito de São Paulo não foi capaz de, na saída, ou no dia seguinte, aproveitar as entrevistas para colocar Lula em seu devido lugar, avisando que pertencia ao PSDB, que votava em Alckmin e que Lula não o citasse mais para atingir ao candidato da "Coligação por um Brasil Decente".

Portanto, se estou falando de todos os problemas desta campanha, porque deveria poupar a José Serra ou a Aécio Neves? Querem que eu, que não sou filiada, tenha mais preocupação com a imagem do partido do que estes dois expoentes do tucanato - incapazes, ambos, de colocar os interesses da nação acima de suas ambições pessoas?

Podem esquecer. Continuarei dando a cada um a sua parte.

15 comentários:

Ranzinza disse...

NG,

So' gostaria que a noticia fosse confirmada antes, para podermos comentar com conhecimento de causa.

Vai que tudo nao passa de mais um factoide para desacreditar Serra?

Isto porque mesmo um "esquerdista" como ele saberia que se for para criar um novo partido de centro-esquerda, este acabara' sendo o mesmo que Lula, dizem, orientou Ciro a montar dia desses. Acabaria sendo uma uniao PT-PMDB-PSDB do B, com:
Serra, Jobim, Delfim, Ciro, etc, todos teoricamente desenvolvimentistas, seja la' o que isso queira dizer.

Justo agora que Serra articulava com o PFL para se preparar para 2008 e 2010, desconfiei muito da noticia.

Vamos aguardar para, ai sim, meter o cacete.

(N.G.: você quer saber mesmo, Ranzinza? A notícia pode ser uma tentativa do próprio Serra de pressionar o PFL - que não quer nem ouvir falar no nome dele. Agora, confirmada ou não, a notícia não invalida este post - pode invalidar o anterior. Deste aqui, eu não retiro uma linha.)

Ranzinza disse...

NG

Sem querer transformar seu blog em chat, sim, com relacao ao peso das posturas de Serra e Aecio na derrota de Alckmin, concordo plenamente com voce. Foram cruciais para a vitoria de Lula, que deve esta a eles.

Sharp Randon disse...

Nariz... (!) que produção, heim ?!
Vem cá, quando é que sai esta candidatura...?
Isso aqui tá bom demais gente!

Ângelo da C.I.A. disse...

Nariz, fiquei curioso em saber como você obteve a informação de que o PFL "não quer nem ouvir falar o nome" de Serra. Porque, antes da escolha de Geraldo, o PFL trabalhou e muito pela candidatura Serra.
Meu palpite: Serra sabe que, entre ele e Aécio, Geraldo apoiará o segundo na escolha tucana para 2010. E Serra também governará sob a sombra de Geraldo em SP. A base parlamentar, a aprovação e a força política de Geraldo aqui em SP é monstruosa, não será fácil para Serra sair deste mandato com o mesmo prestígio de Geraldo Alckmin.
Desde a eleição de Serra eu já escrevi lá em casa sobre minhas "atenções" voltadas a Serra. Vejamos no que vai dar.

(N.G.: não posso revelar minhas fontes, querido. Nem sob tortura. :-) ..Mas parece que ele não deixou amigos na prefeitura. Até rimou!)

Confiança disse...

É,a capacidade do eleitorado brasileiro gostar de ilusicionstas,parece que é histórico,não contente de votatr duas vezes em ilusão 2002 e 2006 ,também,até arrumou um outo, ilusicionista na oposição.

Pelo jeito 37 milhões brasileiros pensantes,permaneceram 37 milhões de pensantes
O resto vota em ilusão,branco e nulo.A maior parte do eleitorado continuará tiete de ilusão

Hugo A-go-go disse...

... a chance do PFL apoiar novamente um tucano no primeiro turno de 2010 é simplesmente zero ... não haverá a famosa verticalização em 2010, logo, o PFL, por uma questão de sobrevivência, lançará candidato próprio, talvez algum de seus jovens senadores ou deputados, projetando um nome de olho em 2014 ...

Nina disse...

Eu sou "partidária" (com ou sem trocadilho tanto faz) da liberdade absoluta de pensamento. A sua contribuição consiste muito nesta liberdade que você tem, defende e usa.

Eu continuo agradecendo sua lucidez.

Ah, e quanto a esse tal "novo partido" é bom ter cautela mesmo. Vai que quem sai são os outros, do tipo Tasso e Aécio. Uma purificada não faz mal em momento algum, quiçá neste seja mais necessário do que nunca.

Abraço forte.

Coronel disse...

É isso aí, Nariz.

Serra mostra, com este papo insano de novo partido, que mais uma vez coloca os seus interesses pessoais acima de qualquer coisa.

É um egocêntrico, sem um pingo de amor ao Brasil. Pode estar jogando para ganhar espaço dentro do próprio PSDB. Ou para afastar ainda mais o PFL de qualquer composição, na medida em que define que, com ele, não há lugar para os liberais. Ou, ainda, poode estar justificando, com esta opção pela esquerda, um possível apoio à Lula.

De Serra, podemos esperar qualquer coisa. Menos honestidade política.

Um beijo do Coronel.

Soube? disse...

Sei lá o que está acontecendo...
Mas alguma coisa não me cheira bem.
Nariz, você sugeriu que Alckmim deixasse o PSDB, qual é o problema de Serra fazer o mesmo?

(N.G.: não há problema algum, cada uma vai para onde quer. Exceto que esta decisão evidencia, mais uma vez, porque ele não se empenhou na campanha de Alckmin, além de sinalizar sua inclinação a atender um chamado de Lula. Pensei a saída seria Alckmin ir procurar sua turma. Mas talvez seja o caso de Serra ir procurar a dele.)

serrista disse...

ok, quando Alckmin usou de suas artimanhas para se candidatar foi considerado obstinado... quando Serra usa o seu poder politico (poder politico eh para quem tem voto! ) para articular a oposicao ele eh egocentrico... sei.. daqui a pouco vai ter gente pedindo para que Serra doe o seu cargo ao Alckmin....


a proposito, o "poder" de Alckmim em Sao Paulo eh relativo... uma vez que ele teve menos votos para presidente do que Serra para governador.

Reitero, politica eh para profissionais!

(N.G.: articular a oposição, com um partido mais à esquerda? Vai é sentar no colo do Lula. E se estava tão preocupado assim em "articular a oposição" por que não lutou para termos um presidente tucano? Ali só existem interesses pessoais..Essa é que é a verdade.)

serrista disse...

esquerda e direita nao fazem o minimo sentido no Brasil. Ou voce acha que o governo de Lula eh de esquerda? Ou quem sabe o PFL representa um partido de direita ( no sentido liberal do termo)??

A oposicao tem que se articular para tirar o PT do poder. Esse eh o mal maior.

Se deixar como foi nessa campanha a oposicao serah, como disse alguem aqui, "jantada" pela maquina petista!

(N.G.: Serrista, vá ler em algum post meu por aí - se não me engano " Futurologia" - onde eu digo que o PFL deveria se reformular para se tornar um partido realmente de direita. Mais uma vez, você quer me criticar sem me ler. Fique à vontade, eu mas não perderei mais tempo lhe respondendo, pois terei que transcrever o blog inteiro aqui na área de comentários).

Zanco disse...

NG
Sei que o assunto não é deste post, mas estou "censurado" no Noblat. A respeito da Lei Eduardo Azeredo: todos pensam que isto vai inibir a pirataria de cd's de música. Quem troca música pela internet vai pagar o pato, pois o grande pirata não baixa a música pela internet. Ou compra um CD original e multiplica, ou tem os contatos nas gravadoras. Como fiscalizar e disciplinar o uso da internet, se a lei não consegue acompanhar a velocidade da indústria de hardware e software?
PS. Por favor, avise a Mayara que o Zanco "perdeu o acesso" ao blog Noblat.

Nomadez disse...

Nariz,

Este Brazil tem os políticos que merece. Só mesmo desmanchando para fazer de novo.
Onde já se viu partir para fundar um partido novo por qualquer birra! Chega de estrelismos.
O importante é que Lulla irá morrer pela boca, na botija. depois delle virá outro e mais outros.
O povo quer miséria? que a tenham. Vamos a la praia, pão e circo, cestas e ilusão.
Ave Lulla, os que vão morre te saúdam.

Zanco disse...

Muito se comentou nos blog's por aí a respeito do resultado das eleições, onde muitos festejavam a "morte" de certos partidos. Não tem o que festejar, já que os partidos são feitos de pessoas e idéias, e estes não morreram. Acho que o que vai haver é um novo realinhamento das pessoas em novos partidos, que espero, venham com novas idéias. É a minha esperança, mas, sabendo da "qualidade" de nossos políticos, o que vai acontecer é o surgimento de novas siglas, já que as que existem estão desgastadas perante a opinião pública.

Marian disse...

Por que você não publicou meu comentário sobre o PSDB: - Quem não os conhece, que os compre!?

Já viu a última do Serrinha paz e amor?

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5351&language=pt

(N.G.: Marian, às vezes alguns comentários somem. Publico agora.)