quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Sobre o sigilo telefônico da Folha

Não me manifestei ontem sobre este caso porque, na minha opinião, não existe um caso.

Quando li a matéria da própria Folha, me pareceu claro que quebra de sigilo foi legal e não dirigida especialmente à Folha - o que poderia caracterizar algum tipo represália ou cerceamento.

Falo agora porque estou percebendo, em alguns blogs e chats, que tem gente boa tentando transformar isso numa prova de perseguição contra a imprensa. Se prosseguirem nesta coisa, o tiro pode sair pela culatra.

Este governo é, sim, uma ameaça à liberdade de imprensa. Mas este caso do sigilo da Folha não ilustra a questão. Tentar criar, à força, um episódio de perseguição, é dar munição ao inimigo: em breve, todos os outros sinais concretos da má vontade governamental para com a liberdade de imprensa - e eles são muitos - , serão colocados no saco da imaginação fértil e do discurso golpista, que o governo não se cansa de atribuir à mídia e à oposição.

Sejam mais espertinhos, pois. Não caiam nesta cilada.

7 comentários:

abstrato disse...

Nariz, compartilho de maneira irrestrita com o seu raciocinio...eh melhor esse pessoal ir devagar com o assunto porque como voce bem disse, o tiro podera (pra mim, certamente) sair pela culatra...assim como os jornalistas tem direito de investigar casos, a Policia Federal tambem tem esse direito, alias, obrigacao...desde que ambos o facam de maneira LEGAL...eu defendo imprensa livre com todas as minhas forcas, mas a cada vez que me lembro do caso da Escola de Base - aquele linchamento publico absurdo de um casal inocente - eu me vejo obrigado a condenar veementemente a parte da imprensa irresponsavel.

Mauro disse...

Admiro muito este seu equilíbrio ao pedir cautela para o assunto. Mas mudemos de assunto. Me explique, se explicação houver, a atidude adesista do senador reeleito Pedro Simon, que resolveu dar "governabilidade" ao "Ali Babá(ca)".
Como sei que o senador não é de pegar "peteca", "mensalinho(ão)" e outros, só pode ter contornado a curva rumo à uma melancólica reta de chegada. Uma grande decepção para todos nós.

Ângelo da C.I.A. disse...

Nariz, nem precisa publicar este comentário. Só corra ao podcast de Diogo Mainardi, simplesmente sensacional

Ruy disse...

Nariz, querida, concordo com você e com o Reinaldo -não há nenhum sinal de que essa quebra de sigilo tenha visado prejudicar a Folha.

Mas "ser espertinho" também é ficar de olho, não? O governo federal demonstra o tempo todo o quanto detesta a atividade de imprensa livre e crítica. Eterna vigilância, portanto. :) Beijos.

Soube? disse...

Pois é...
Mas não estão lhe dando ouvidos. Ainda estão repercutindo muito. Talvez seja proposital, para que o tiro sai mesmo pela culatra...
Foi também o caso da Veja. Fez muitas reportagens contra o governo bem embasadas, até publicar aquela das contas no exterior, que ninguém acreditou, nem a oposição. Me pareceu proposital, para desacreditar todas as anteriores...
Sei lá... não acredito mais muito nessa nossa imprensa!

Sharp Randon disse...

Tá faltando cobertura decente do pano de fundo invisível para a grande imprensa que dá contraste às fotos do Mercosul Bolivariano.
Enquanto Lula emite "salves" para as coordenações do bloco socialista em construção, a mídia repercute ao pé da letra.
Evidentemente à falta de lógica em o falar e o fazer ficamos todos a bater na tal "incompetência petista" e nas surreais "aloprações" e "inofensivos" miquinhos petistas enquanto se desenrolam pontualmente as ações que permitem a falência premeditada dos obstáculos ao nivelamento por baixo do Brasil no bloco sulamericano.

Nomadez disse...

Ih, ih, ih, ih.

É só para daqui mais um pouco. Sapo cozido em fogo brando, inté que gosta da sopa enquanto não esquenta.
Ih, ih, ih, erraram no sal...