quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Caíram no canto da... sereia.

Eu sei que este "sereia" aí da chamada vai provocar protestos. Mas pensem menos nos atributos atrativos e mais no resultado final da coisa, que ficará mais fácil de engolir.

Qual não foi minha decepção ao ver, ontem, Antônio Carlos Magalhães comprar o desafio de Ideli Salvatti e apresentar a PEC que propõe a transferência do teto remuneratório dos três Poderes ao Legislativo - o que significa, em última análise, baixar o teto salarial do Judiciário. Com isso, pretende o Senado dar uma liçãozinha no Judiciário.

Vingancinha pérfida que, já disse, ajuda a afundar um pouco mais a imagem do Congresso Nacional. O PT sabe disso - e, de acordo com o que venho alertando ao longo da semana, não é por outro motivo que apresenta coisas do gênero. Me admira é ver o PFL comprando o peixe sem pestanejar.

O resultado mais imediato foi um híbrido marinho de duas cabeças: Antônio Carlos Magalhães e Ideli Salvatti trocando afagos discursivos no Senado. Quem tiver predileção por perversões exóticas pode clicar aqui e ouvir a coisa.

De resto, o Senado inteiro surfou na mesma onda - PSDB, banda boa de PMDB, etc e tal.

Dediquei uma semana inteira a este tema - e vi pouquíssima gente escrevendo sobre a desmoralização do Congresso Nacional como algo que atende a objetivos claros. Mas se antes podia-se aceitar que a oposição colaborava para a coisa ao dar vazão àquela porção humana nada elogiável - a ganância -, a adesão à proposta de Ideli Salvatti é testemunho de lamentável estupidez.

Encerro, pois, minhas incursões ao tema. Não se queixe, o Congresso Nacional, quando a sereia tiver atingido seu fim e a discussão sobre a validade daquela instituição ganhar força nas ruas.

18 comentários:

Julia disse...

Perdoe o desabafo...


mas dá muito asco, repulsa !!

se julgam fora do alvo presidencial...



Também eles, pagarão caro porisso !

abstrato disse...

mas Nariz, talvez nao esteja mesmo em curso essa grande conspiracao que voce imagina...toda essa lambanca pode ser pura e simples trapalhada daquela Casa, o que ja faz parte tambem da tal "tradicao"...querida, eu ja postei uma vez aqui, "somos nos contra eles"...contra todos...nao ha oposicao, nao do jeito que imaginamos...temos dois deputados apenas que levantaram bandeira com veemencia - Gabeira e Jungmann - e nem foi pelo fim do aumento, mas apena pela sua votacao em plenario...so pra que a imoralidade nao ficasse envolvida na tal falta de transparencia...Rodrigo Maia, Aleluia, Virgilio entre outros, estavam todos com os seus nomezinhos cravados na lista...o negocio eh "estocar agua e comida" e se preparar para a guerra mesmo...de resto, espero que o pessoal do PFL - aquele partido de "oposicao" - leia esse seu post....e compreenda-o.

Porta Torta disse...

Prezada NG, é um absurdo fixar o teto de remuneração dos três poderes pelo Legislativo, que é composto por ELEITOS sem qualquer vinculação com um plano de carreiras baseado no mérito ou promoção mediante aprovação em concursos que demandam anos de estudo. Além disso,os nobres parlamentares PODEM se aposentar com 8 anos de "desserviços" prestados, ENQUANTO os outro não...

Gili disse...

Tens toda a razão, Nariz. Porém, acredito - lamentavelmente - que não se queixarão. Seremos apenas nós os queixosos.

Foratodos disse...

O Reinaldo Azevedo está alertando sobre esse perigo faz algum tempo, também. E repercute via VEJA. Tem também o Mainardi, Mas, realmente, não são muitos. Difícil ficar órfão de PFL e PSDB a essa altura do campeonato. Mas parece que ambos estavam no tal vôo, aquele da Gol. Portanto, a oposição jaz em algum túmulo político e a nós resta rezar para que alguém pegue essa bandeira largada pelo caminho e tome a frente de alguma reação. Eu não acredito, mas torço.

Alexandre disse...

Nariz.
Tenho que concordar, mas não apenas quanto à armadilha imposta pelo pt da "líder catarinense", mas também, e principalmente, pela desfiguração da "sereia" que se apresenta na forma deste "híbrido marinho", disforme e degenerado. Pior que isso só a "urucubaca" do molusco.

Aluizio Amorim disse...

Que coisa nojenta. É o cruzamento de sereia na menopausa com o peixe-boi gagá. De figueira maldita não sai frutos. Se sair, será um monstrengo. Típico filme ordinário de terror. Não vejo solução para o Brasil nem no longo prazo. Remember o post que escrevi no meu bloguinho: "Brasileiros são na verdade orangotangos e chimpazés". O que há de pior na seleção natural acontece aqui. Abs
Aluízio Amorim

Soube? disse...

Muitas vezes, para que as pessoas aprendam, é necessário um período de sofrimento... Uma quebra da espinha!

Ainda há tempo para escapar. Mas fazem ouvidos moucos...

Mauro disse...

Por que só um post por dia?

( N.G.: porque esta blogueira também é gente...E está se preparando para viajar no Natal e, na volta, ter a casa pronta para receber as visitas que chegam para o Ano Novo. :-) )

abstrato disse...

Soube, ja cansei de falar isso aqui...concordo que nao seja o melhor caminho, mas esta me parecendo ser o unico possivel e eficaz...infelizmente tem horas que nao da mais pra remendar o brinquedinho favorito que quebrou depois de tanto uso...a unica solucao eh descarta-lo e partir para a "compra" de outro...acredito ser o caso desse Congresso...nao existira eleicao que ira muda-lo...somente algo mais forte, "diferente", que mude nao so os caras que la se encontram, mas sim todas as regras que o regem...e nao adianta culpar o povo de uma possivel extincao da Casa do Povo, ela sera exclusivamente dos parlamentares, principalment os da dita oposicao (qua, qua, qua!)...o povo, coitado, ainda ate tenta a cada eleicao votar direitinho, mas chegando la, as mascaras dos eleitos caem e os lobos comecam a deixar as peles de cordeiros....mal esfriou a peleja do aumento salarial e ja li que alguns dos nobres parlamentares agora querem aviao da FAB pra voltar pra casa...nao tem a minima vergonha na cara!!

Sílvio Vasconcellos disse...

...E na noite de Natal
Antes da ceia tão esperada
Faça a pergunta fundamental:
Consegui fazer o menino sorrir
Ou deixei o ano passar igual?

Feliz Natal 2006

Sílvio Vasconcellos

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Querida NG, isso não é notícia que se poste nas vésperas do Natal. Como continuar a crer na harmonia entre os homens? Como continuar a amar o próximo, com próximos desse tipo?

(N.G.: desculpe, Lenita. Prometo que amanhã posto algo bem lindo. :-) )

abstrato disse...

vixe, odeio visitas...essas de verao entao...

recasampa disse...

Que tal se fosse proposto aos 3 poderes UM SALÁRIO MÍNINO como é dado a maior parte da população nacional? Eles topariam????? Estou com vergonha do Brasil!!!!!!!!!!!!

Jorge Nobre disse...

Os Brunos Maranhãos estão aí para isso mesmo, Nariz.

Jamanta disse...

Jamanta tá ligado.
Quieto, mas ligado. Jamanta lamenta as adesões da oposição ao governo, uns por comodismo, outros por ambição e outros ainda por mera prostituição política, mas todos por caradepalismo.
Foram eleitos por cidadãos que discordam das posições do governo, que em seus discursos de resistência a ele, encarnaram o "anti tudo isso que tá aí" para se elegerem.
Jamanta tentou achar um termo que definisse esse pessoalzinho adesista, que fosse um termo específico para quem se adere ao pt por interesse político-monetário. Não encontrou, então Jamanta inventou. Para Jamanta esse povinho forma a ala dos PETELEGOS.
Jamanta não opina mais, mas contitua lendo as opiniões dos que sabem das coisas. NG é a primeira no ranking de Jamanta.
Muita saúde, paz e harmonia neste Natal, boas festas a todos no seio das nossas famílias, que é o que conta.

abstrato disse...

NG, conheces a expressao "quem faz a fama, deita na cama"?...pois entao, feita a fama, vamos ao trabalho...ehehehe...nao tem essa de final de ano, festas e tal...queremos posts novos para continuar descendo a lenha nesse desgoverno... :)

(N.G.: que boa notícia, abstrato! E quando é que o seu blog inaugura? rsrsrsr)

abstrato disse...

ahahaha...nao, nao, nao...eu so quero ser um mero coadjuvante...sou muito mau-humorado pra gerenciar um blog...jamais conseguiria postar - num blog feito por mim - um comentario que discordasse do meu ponto de vista...ahahah...e pra aumentar mais ainda a sua responsabilidade, lhe informo que sua fama eh internacional, pois eu teclo do outro lado do atlantico, mas acho que isso ja eh de seu conhecimento...