quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Com chave de ouro

Com um belo discurso, Jorge Bornhausen marcou ontem sua despedida do Senado Federal. Não se despediu, por óbvio, da política mas apenas do cargo de senador - função para qual não quis tentar uma reeleição.

Mas, para além das palavras, foi com atitude que o senador deixou claro que continuará vigilante, principalmente no que respeita a atuação do seu partido no cenário político nacional.

Ontem à tarde, pouco antes de Bornhausen ocupar a tribuna para seu discurso final, a mídia dava conta, mais uma vez, da agilidade e fimeza com as quais o PFL tem agido ultimamente para corrigir seus erros: o partido ameaçou ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso fosse aprovado o projeto de resolução, da lavra do pefelista José Thomaz Nono, que anistiaria, de uma legislatura para outra, deputados acusados de corrupção. Uma hora depois, os líderes dos principais partidos na Câmara dos Deputados retiraram o projeto da pauta de votação*.

Temos então que entre a gritaria da imprensa e a reação do PFL, passaram-se apenas três horas. Esta rapidez em dar uma resposta à sociedade tem sido a marca registrada do PFL nos últimos tempos. Junte-se a ela a postura do partido - que não se furta em fazer oposição ao Governo Federal, honrando os votos que recebeu enquanto aliado da candidatura Alckmin - e se entenderá que, se a presidência de uma legenda vale alguma coisa, boa parte desta postura se deve a atuação de Jorge Bornhausen à frente do PFL.

Um partido, obviamente, não está livre de cometer erros. Não está livre de ter, entre seus parlamentares, um que apresente um projeto estapafúrdio como esse do deputado Thomaz Nono - e que recebeu, vejam bem, o apoio sorrateiro do PT, do PMDB, do PCdoB, do PP, do PSC e do PL. Mas, uma vez que a sociedade faça soar o alarme, será pecado mortal se este partido não atender ao chamado, corrigindo rapidamente sua posição.

O PFL do senador Jorge Bornhausen tem pecado pouco neste sentido. Que eu me lembre, pesa sobre o partido, nos últimos dois anos, apenas a negociação que absolveu Roberto Brant. Mas é erro ainda passível de ser corrigido. E Bornhausen tem crédito. Uma vez ex-senador, espera-se que ele continue à frente da legenda, não deixando morrer a única oposição com qual podemos contar, de fato, no momento.

*Sim, eu sei: o projeto pode voltar à pauta a qualquer momento. Mas, então, estaremos todos vigilantes, certo?

14 comentários:

Steppenwolf disse...

Nariz,
Belo texto, mas sejamos sinceros: Chegar ao ponto de termos que depositar nossas esperanças em políticos do PFL é mesmo o fim do poço! Que decadência! Fala sério, ninguém merece!

Mauro disse...

Discordo do comentário do Steppenwolf. O PFL tem como se tornar a alternativa da "direita" responsável no país, "direita" esta que não tem nada a ver com Pinochets e tantas outras figuras de triste memória. O partido possue quadros sim, que podem nos tirar deste caminho sem volta que estamos trilhando. Quanto a Thomaz Nono...bem, ele se parece muito fisicamente ao Noblat...

Coronel disse...

Nariz

O PFL tem que ser esfregado na cara do PT e do PSDB, os grandes vilões da política brasileira, os grandes partidos sujos que roubam ou traem, para que eles entendam o que é um partido político.

O PFL sempre foi perseguido pelo PT em termos pessoais - e vejam o que o próprio JKB sofreu na pele - desde as calúnias da CPI do Banestado, que acabaram pela pizza fabricada pelo José Mentor (PT), das ofensas dos sindicalistas petistas de Brasília (vestiram-no de Hitler), do texto nojento e putrefato de Emir Sader tentando dar novo sentido à expressão "essa raça" (que hoje paga com um ano de cadeia e a perda da sua boquinha pública)e, por fim, a ofensa indireta do Lula (patrão de corruptos e mensaleiros) que indicou Emir Sader como representante brasileiro para os 80 anos do tiranossauro terminal, apenas para agredir Bornhausen e manter viva a egrégoca que, em mais de 20 anos, tentaram construir contra ele.

Acho que o PFL, no seu programa e no seu quadro partidário tem, sim, muito a que se contestar. Mas não é através de mentiras sistemáticas como o PT prega que se constrói uma crítica para o bem da política, e logo críticas vindas deste partidinho sujo, que bastou enfiar as mãos no poder para armar todas as falcatruas possíveis e imagináveis. Ontem, por exemplo, teve mais uma: as contas com ressalvas!!!

Pergunto: algum dia um Presidente do PFL foi expulso por suspeita de desvio de recursos públicos ou de manuseio de dinheiro criminoso, como no PT?

Por fim, Steppenwolf, seja mais lobo e menos cordeirinho. O teu comentário é de quem simplesmente aceita o que enfiaram na tua cabeça, ao longo de 20 anos, sobre o PFL. Já vi muita gente ter vergonha de ser do PT: do PFL nunca vi.
Vá mais a fundo em vez de ajudar esta esquerda nausebunda a espalhar mentiras que se transformam em verdades, de tanta repetição.

No que depender de mim, vou continuar esfregando o PFL na cara de petistas e tucanos, os primeiros sujos e os segundos frouxos!

Um beijo do Coronel.

(N.G.: um beijo, meu bem...Já vi que hoje você amanheceu em plena forma. :-) )

Steppenwolf disse...

Calma, Coronel!
Não é porque PT e PSDB estão mostrando suas verdadeiras faces que nós teremos que glorificar o PFL. Você está parecendo um petista discursando, Coronel...
O PFL só está fora dessa baixaria porque é um partido insignificante, não oferece perigo a ninguém, não vale a pena, portanto, ficar batendo em cachorro morto. A realidade é a seguinte, Coronel: O PFL sempre esteve no poder, por ser incompetente e corrupto, deixou que o petismo assumisse o poder. Boa parte da culpa por tudo o que estamos vivendo é culpa do "mal necessário" chamado PFL.
"Cordeirinho, Coronel, é quem segue o rebanho! Eu tô fora!

coronel disse...

Lobo da Estepe

Então assuma o teu esquerdismo acadêmico e siga cantando loas aos petistas e tucanos.

O PFL, queira você ou não, é um partido político, como eu mesmo disse, com muitos defeitos e quadros questionáveis, que sempre deu sustentação aos governos do PSDB.

O PFL nem de perto é igual ao PT e ao PSDB, que agem à revelia da lei e que traem à luz do dia. O PT só está no poder porque Serra e Aécio traíram Alckmin e porque gente como você não mexeu um dedo contra isso.

O PFL fez e faz oposição. Queira ou não queira, você. E acho, sim, que a sua opinião sobre o PFL foi o PT que botou na sua cabeça. Ao longo de 25 anos.

Um abraço.

Steppenwolf disse...

Coronel,
Pelamordedeus!, ser contra figuras como o Severino não é ser "esquerdista acadêmico"...
(Essa dá pra publicar, Nariz, tá bem light)

Marcos C. disse...

Pois é Nariz Gelado, o PFL está fazendo o seu papel que é de oposição e fiscalização. Já aquele outro partido que deveria fazer o mesmo sem comentários, uma vergonha, um dia eles acabam se fundindo com o PT.
Coronel parabéns pelos comentários.

Um abraço

Cristal disse...

Para o Senador Bornhausen pelo conjunto da obra:
Clap...clap...clap...clap...clap...clap...

Bee disse...

O PFL vai ter novo presidente. Tomara o próximo tenha a garra, coragem e determinação de ser OPOSIÇÃO.

O Coronel disse tudo e assino em baixo.

abstrato disse...

esse comentario do Coronel vai de encontro ao que comentei no post sobre o Pinochet...o PFL nao eh nem de longe reserva moral, etica e administrativa pra qualquer coisa...mas nem de longe...basta lembrar que um representante de grande expressao do partido foi acusado de fraudar o painel de votacao do Senado Federal...o PFL eh apenas a ultima boia de "salvacao" que jogaram para quem ja esta desiludido com PT, PSDB, PDT, PMDB e derivados...agarra-se nela quem eh PFL de carteirinha, obvio, e o restante que apenas nao quer ver triunfar esses esquerdismo barato que ai esta, como o Chile se agarrou em Pinochet (nao pensem que foi tudo obra apenas dele) para nao cair na tentacao do comunismo, que poderia sim, ter matado o triplo do numero de pessoas que matou Pinochet...a historia esta repleta de provas quanto ao "modus operandi" dos vermelhos...portanto eh isso que temos, uma escolha...eu ja disse, entre comunistas e milicos, fico com os milicos...se agora a escolha tem que ser entre PFL e esssa esquerda volver, eu fico com o PFL, mas nao por meritos do partido e sim por julgar que essa seja a opcao menos danosa a nacao...

Porta Torta disse...

Caríssimos, boa noite.
Coerência partidária de abrangência nacional aqui é impossível. Alckmin não foi eleito, mas muitos governadores foram. Dito isso, creio que a oposição pode estar bem representada pelo consenso da ex- dobradinha PFL-PSDB onde não se escalpelem para ver quem tem mais influência.
Coronel, acreditarei mais na força do senador J.K.Bornhausen quando o afastamento da traíra Roseana realmente se concretizar, apesar da grande amizade entre eles...

(N.G.: Porta Torta.. Não sou o Coronel, mas aviso que Roseana Serney já se filiou ao PMDB..a ficha partidária foi assinada nesta semana)

Marian disse...

Cada um luta com as armas que tem! O Chile tinha o Pinochet, nós temos agora o PFL! Não foram e nem são perfeitos, quem de vocês é? Faltou a Nariz colocar o link para ouvirmos o discurso de despedida.

Porta Torta disse...

Ok,cara NG.
O PFL e o senador Bornhausen não transigiram com indecências, lavaram bem e de forma rápida a roupa suja interna. Têm a minha admiração por isso. Já o PT, parece empurrar com a barriga o que fazer com Berzoini lá pra setembro de 2007. Quanta diferença!!!

Atilio disse...

O Senador merece descansar