segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

É uma porcaria... Mas é a nossa porcaria.

É importante fazer algumas observações, antes que o que aqui se defende cause confusão aos espíritos mais afoitos.

Eu contesto, veementemente, o aumento salarial com o qual os nossos parlamentares, em histórica pachorra, se presentearam na semana passada. Acredito, também, que os parlamentares que não estiveram presentes na famigerada reunião terão que fazer mais do que apenas manifestar contrariedade na imprensa para que se possa acreditar que não estão coniventes com tal descalábrio. E não, senhores parlamentares... Não me perguntem como, nem aleguem que nada pode ser feito: vocês ganham bem o suficiente para descobrir um jeito de barrar esta coisa. Usem daqueles conhecimentos jurídicos que, volta e meia, lhes servem para livrar a cara de mensaleiros, sanguessugas e outros parasitas que vocês têm por aliados.

Por mais, contudo, que eu esteja contrariada, revoltada, chocada com a atitude parlamentar, devo avisar que não aprovo a histeria coletiva que começo a vislumbrar, aqui e ali, sugerindo que se rediscuta a existência e manutenção do Congresso Nacional.

O Congresso Nacional pode ser uma porcaria, mas é a nossa porcaria. Se perdemos a chance, em outubro último, de melhorá-lo, poderemos tentar novamente daqui a quatro anos. Até lá, protestos e represálias, desde que dentro de padrões civilizados e democráticos, são a saída. As instituições democráticas não devem balançar ao sabor do nosso mal-votar. Ao contrário: somente elas nos permitem o aprimoramento deste direito, garantindo o exercício de erros e acertos que são inerentes ao sistema democrático.

Quem está prestes a comprar este discurso que desvaloriza a existência do Congresso Nacional deveria, primeiro, tentar saber a quem ele serve. Falarei disso dentro de alguns minutos.

4 comentários:

abstrato disse...

nao Nariz...paciencia tem limites, ate mesmo pra manter esse lixo de democracia que vive o pais...eu acho que a hora eh de alguem quebrar o pau...deu! ja encheu o saco, nao tem mais solucao...palavras fazem efeito para quem tem vergonha na cara, fora isso sao placebo...como disse o poeta, quem sabe faz a hora, nao espera acontecer...se ainda tivessemos uma oposicao veemente, batendo de frente, fazendo escandalo e muito barulho, ate concordaria com voce...mas nao temos...apos as eleicoes sobraram na oposicao um bando de alguns patetas pateticos...o pretendente a presidencia do PFL (o tal partido oposicionista defendido pelo Coronel em comentarios anteriores), Rodrigo Maia, grifou seu bonito nomezinho la na lista tambem...bela oposicao! qual sera a desculpa desse sujeito para ter concordado com o aumento? votou como a dona Ideli? conforme a vontade da maioria? entao nao preciso de representante, deixo a maioria decidir por mim....

abstrato disse...

"Aposentado se acorrenta no Senado contra aumento de parlamentar".....eh disso que eu falo...um aposentado eh que teve que tomar uma ATITUDE condizente com o momento atual...atitude que era pra essa oposicao de araque fazer, um coitado de um aposentado eh que tem que fazer...ainda deve estar sendo ridicularizado, vai passar por maluco e em outros tempos ja o tinham enfiado numa camisa-de-forca...porque os nobres deputados e senadores nao podem "passar por ridiculo" protestando com veemencia tambem???...tem que ser sempre daquela maneira boca-mole, ultracivilizada - que eles nao usam quando metem a mao em din-din que nao eh deles - como se isso ai fosse uma Suica...

Samambaia de Plástico disse...

Querida Nariz
Aprendi ainda menina, que ajoelhou, tem que rezar. Os brasileiros escolheram esse Parlamento.
Pois vamos engolí-lo até o último dia. Sem essa de fechar o Congresso, vamos assumir a escolha (mal) feita e ponto. Na próxima, quem sabe o povo vote melhor.

abstrato disse...

meninas, tenho minhas duvidas...nao sei nao, mas acho que simplesmente as pessoas nao tem mais escolha...esse Congresso eh a prova de que nao ha mais opcao de escolha viavel para uma mudanca, com rarissimas excessoes...mesmo eu sendo extremamente pessimista em relacao a esse pais, eu ainda acredito (bem pouquinho,quase nada) que alguma coisa possa mudar...ate mudara, mas nesse nosso ritmo de fazer democracia isso levara muuuuuuito tempo....considero a proxima legislatura (que nem entrou em vigor ainda) literalmente perdida, pois nao se renovou quase nada e ainda entraram umas verdadeiras bombas em forma de deputados...vejam quantos eleitos ja estao enrolados antes mesmo de pisar no Congresso...eu acho sinceramente que um novo purgartorio se fara necessario para que algo realmente avance nesse pais...o primeiro - a ditadura militar - parece nao ter sido suficiente...olhem o Garotinho eleito presidente regional do PMDB, o Quercia no comando do PMDB paulista, o Lulla tendo a melhor avaliacao que um presidente ja teve...os ditados e as maximas sao sempre velhinhos e muitas vezes nos parecem bobinhos, mas sao eficientes e certos como uma equacao matematica..."nao da pra fazer omelete, sem quebrar os ovos"...nao da!