domingo, 10 de dezembro de 2006

Fidelypiinoceht.jpg

Fidel Castro e Augusto Pinochet, Chile, 1971.

Nenhum dos dois vale um tostão furado.

Ambos ditadores sangüinários.

A diferença é que Pinochet fez mais pelo Chile do que Castro por Cuba. Quando menos, porque Pinochet soube o momento certo de deixar o poder para que o Chile tomasse o caminho democrático.

Qual dos dois matou mais?

Impossível saber, já que a maioria dos historiadores é marxista. Eles jamais permitirão que as mortes de Castro sejam devidamente contadas.

Vá de retro, Pinochet. Vá logo, Castro.

9 comentários:

Peregrino disse...

NG,

Que o facinoroso Fidel Castro desça rapidamente às profundezas dos infernos, e faça companhia a Belzebu.

É este o meu desejo.

WALTER TADEU DE LIMA disse...

SEI NÃO, MAS ACHO QUE NEM O CAPETA

VAI QUERER RECEBER DE UMA VEZ SÓ FIDEL E PINOCHET.

Degauss disse...

A foto ai de cima é de novembro de 1971, passado quase um ano da posse de Salvador Allende. Trata-se de uma visita oficial de Fidel ao Chile, inicialmente programada para durar 10 dias. POr iniciativa ee Castro durou 24 dias - de 11/11/1971 a 4/12/1971. Fidel percorreu o país, comportando-se como um ator político interno. Durante aqueles 24 dias, pintou e bordou no Chile, a ponto até de criar constrangimentos ao governo da UP - Unidade Popular. Em inúmeras ocasiões, deu palestras e entrevistas "ensindando" o governo como proceder em vários assuntos. Isto lembra acontecimentos recentíssimos no Brasil, não lembra? Voltando ao Chile, foi, segundo alguns historiadores, o primeiro sinal de alerta aos políticos tradicionais do Chile. Dois anos e dez meses depois da eleição de Allende, em 11/09/1973, Pinochet, comandando as forçar armadas e com o apoio dos carabineiros deu o golpe que derrubou Allende. Certas fotos são premonitórias. Na foto acima é visível que a mistura Castro/Pinochet ~"não daria liga..."

abstrato disse...

parece que a NG compartilha da mesma opiniao que eu...em certas situacoes tem que se fazer essas escolhas repugnantes, e devemos faze-las...repito, entre malditos vermelhos e milicos ainda fico com os milicos...morro de inveja dos chilenos hoje em dia, porque sao praticamente o unico pais desse continente de republiquetas que nao esta sob o dominio dos populistas vermelhos que conduzem os miseraveis e o proletariado decadente como gado...me daria orgulho defender a sua bandeira se fosse chileno...morro de inveja do Chile!!!! de verdade!!!

(N.G.: engano seu, abstrato. Não compartilho com nada que justifique ditadura e assassinato de oponentes ideológicos.)

abstrato disse...

ah Nariz por favor...vamos deixar de tro-lo-los humanistas...estamos aqui falando de historia. nao do que eh feio ou bonito...matanca e violencia fizeram parte da historia de praticamente TODOS os paises do mundo...eu tambem nao compartilho de "assassinatos e torturas"...so que do jeito que voces aqui pensam, nesse estilo demasiadamente purista em relacao a tudo, o destino dos sonhos de voces eh chegar a lugar nenhum...eu acho tudo muito bonito na democracia, com todos dando as maos juntos e cantando o hino nacional...so que nao eh assim que as coisas acontecem...todo filme bonito tem um "making of", muitas vezes feio e cruel...e eu estou falando de historia (e isso tu entende melhor do que eu), estou comentando levando os pros e contras que ficaram marcados na historia do pais...hoje mesmo ja li bastante artigos sobre o Pinochet, todos o condenavam como ditador, porem la no finalzinho do texto a maioria fazia ressalvas sobre a posicao Chile hoje e o que levou o pais a ser como hoje eh....tudo tem um custo na vida, talvez esse tenha sido o preco que alguns chilenos tiveram que pagar para hoje em dia desfrutarem de uma posicao privilegiada nessa esculhambacao chamada America Latina.

(N.G.: façamos assim, abstrato: você deixa o humanismo e o que mais quiser de lado. Mas não me faça qualquer convite neste sentido. )

abstrato disse...

eh, facamos assim, porque eu nao emito minhas opinioes baseado em utopias...a realidade sempre tem dois lados e eu nao me recuso a ver, nem comentar, nenhum dos dois...talvez daqui ha mais uns 200 milhoes de anos (se a humanidade chegar ate la), venhamos a ter esse mundo que alguns imaginam, literalmente asseptico e com todas as engrenagens devidamente azeitadas para o perfeito funcionamento da geringonca, mas do jeito que a coisa vai, duvido.

Eric Maheu disse...

Nariz,

Me parece que esse conceito da maior parte dos historiadores serem marxistas é um ponto de vista sul-americano. No resto do mundo (fora os paises comunistas obviamente) o marxismo esta disaparecendo fora algumas faculades. No Canadá onde escrevo você teria trabalho para encontrar um historiador marxista...

Minha intuitão entretanto é que o regime Castro tolera ainda menos a oposição que o regime Pinochet tolerou. Exercendo o controle total sobre o país nem precisa matar muita gente...

Robson Cerqueira disse...

Concordo com tudo que você escreveu...postei algo bem parecido com relação aos dois ditadores... se possível leiam...
http://colunafactorama.blogspot.com

Márcio Guilherme disse...

Sucinto, Nariz. Mas preciso.

Abs,
Márcio Guilherme.