segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

O impensável

Em comentário em post abaixo, Julia chamou a atenção para uma nota de Claudio Humberto:

Reunião da OAB discute extinção do Senado

Durante a sessão plenária deste domingo, os conselheiros federais da OAB discutiram durante mais de cinco horas as propostas que serão encaminhadas ao presidente Lula sobre a reforma política. Um dos pontos mais polêmicos foi a proposta apresentada pelos conselheiros Alberto Zacharias Toron (SP) e Reginald Felker (RS) de extinção do Senado Federal. Bastante crítico em relação àquele casa legislativa, Toron afirmou que "como está hoje o Senado é uma excrescência". A proposta foi apoiada pela bancada do Paraná mas rejeitada pelas demais bancadas.

Talvez seja uma política da OAB levar à discussão todas as propostas apresentadas por seus conselheiro - não importando quão esdrúxulas elas venham a ser. Mas que a coisa não cheira bem, lá isso não cheira.

Eu detesto alarmismos. Mas é impossível fazer de conta que eu não sei que Alberto Toron defendeu o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, acusado de entregar a Antônio Palocci o extrato obtido com quebra ilegal do sigilo do caseiro Fancenildo. Também não vou conseguir analisar a proposta de Toron sem considerar que ele atuou na defesa do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) para o caso do mensalão.

Se estiver certa a nota de Cláudio Humberto teremos o quê? Que há um conselheiro da OAB, com laços estreitos com o petismo, propondo acabar com o Senado federal?

16 comentários:

Julia disse...

Inconformada, agradeço !!

Cristal disse...

Nariz!!!
Quando se pensa que não tem como piorar,elles vem e nos surpreende.Se a "figura" queria aparecer,
conseguiu.

Zé das Couve disse...

Meus caros,
E com um problema. O Senado é a casa onde Lulla têm suas dificuldades (bem mais que na camara). Infelizmente, eu posso ser alarmista, mas que estas pontas fecham, elas fecham.
Saudações.

abstrato disse...

do jeito que aquilo la esta funcionando mesmo, nao acho assim tao impensavel...sinceramente...e a Camara que se cuide.

Degauss disse...

Estas reuniões da OAB me lembram aquelas da ABL: na falta do que fazer, vários causídicos reunem-se para discutir amenidades e inutilidades. Quando o assunto é sério tiram as nádegas da seringa (lembram-se do episódio impeachment?). A OAB é um órgão corporativista, contrário, por exemplo, à súmula vinculante. Está aí para defender os interesses da classe. É, portanto, um organismo suspeito. Proponho sua imediata extinção em troca da manutenção do Senado.....

Porta Porta disse...

Caríssima NG, martele contra essa simples hipótese levantada, por favor. Cruz, credo! Lembremos que o próprio Dom Batráquio Barbudo durante um rega-bofe aventou a possibilidade de, um dia desses, receber alguma entidade demoníaca e fechar o Congresso! E os bettistas insistem em posar de democratas! Hipócritas!!!

abstrato disse...

quem sabe um "susto" bem dado, como parece ser esse que a OAB arquiteta, resulte em algum efeito pratico mais acelerado por aquelas bandas...porque eh sabido que so damos o real valor ao que temos, quando o perdemos....como percebem pelos meus recentes comentarios, o meu saco com essa democracia tropical paquidermica e inerte, literalmente estourou!

Julia disse...

Por Luciano Blandyno - no alertatotal

Basta de alteração e ocultação da verdade de nossa história. Só se pode amar o que se respeita e só se respeita o que se conhece. Os verdadeiros mártires da história do Brasil clamam por reconhecimento e respeito.

Basta de condescendência com criminosos e facínoras de todos os matizes. Os cidadãos honestos têm o direito sagrado, democrático e inalienável ao desfrute de sua propriedade e de ir e vir livremente. Os marginais e contraventores devem suportar o rigor da Lei e do cárcere e não o contrário.

Basta senhores e senhoras. Só precisamos bradar Basta.

Steppenwolf disse...

Tem razão, seu nariz gelado tá afinadíssimo. Não tá cheirando nada bem essa história...

abstrato disse...

"Eles, inclusive, em dois momentos, pelo menos, praticamente quebraram o país"...frase do Marco Aurelio Garcia sobre a era Pinochet...esse discurso padrao petista nao parece um "deja vu"? ahahah...eles adoram essa frase quando falam em FHC e Pedro Malan...o sargentao deve ter sido traido pela consciencia programada...quem quiser ter o desprazer de ler essa micro-entrevista, a fonte eh essa http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1294524-EI6580,00.html

Soube? disse...

Sei que vou apanhar, mas sempre fui contra o sistema bicameral.

Acho uma inutilidade Senado e Câmara. Apenas uma entidade bastaria...

Alkimistas do Brasil disse...

Falando em exterminar o senado, assisti hoje o senador Cristóvam Buarque, na tribuna do senado, aventando a hipótese (e não concordando) do 3º mandato de Lulla.
Quando o quebra-cabeça começa a mostrar uma imagem horrenda, porque seria o fim do Estado de Direito (ainda que capenga) temos de nos mobilizar e não só ficar esperando acontecer. Melhor agir antes.
Beijo

abstrato disse...

"Estudantes iranianos protagonizaram uma rara demonstração contra o presidente Mahmamoud Ahmadinejad nesta segunda, queimando a imagem do líder durante um discurso..." ...o trabalho de todos os blogueiros, jornalistas e dos comentaristas do Brasil eh fantastico...mas quem tem coragem pra fazer isso no Ira, na frente do homem ainda (!!!), eh que eu considero ter "aquilo roxo"...

Tambosi disse...

Apetralharam até a OAB!

Não é de estranhar que ela tenha ficado calada nos últimos anos.

abstrato disse...

"É a evolução da espécie humana: quem é mais de direita vai ficando mais de centro, quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata. As coisas vão evoluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos e de acordo com a responsabilidade que você tem", declarou Lula....Deus do ceu!!!...ahahahahahahah...eu hoje nao consigo dormir de tanto rir...evolucao da especie humana (??!??!)...ahaha...chama a mae que o pai ta doido!!! completamente doido!!!...ahahahaha

Persegonha disse...

Uma coisa que ninguém aqui levantou: essa idéia foi lançada por Evo Morales, o aimara de araque que não sabe falar aimara. Como aprovar coisas no Senado é mais difícil, então que morra! Acabe-se com o senado e deixemos apenas os deputados e seus mensalões. É a lógica por trás disso. Para Lula, o Senado é um estorvo... Nem os ditadores de 1964 foram tão longe...