sábado, 23 de dezembro de 2006

Operação mostra-buracos II

Felizmente, já estamos na casa da mami, sãos e salvos.

A viagem foi lenta porque optamos por fazê-la parando, sem correria ou stress.

O complicado foi que não consegui conexão em nenhum outro local antes de chegarmos aqui.

Mas seguem as "melhores" fotos do segundo trecho da viagem. Como bem lembrou a Lilis, nos comentários abaixo, vale observar que a pista é simples, aumentando muito o risco de acidentes.

BR 101 A 011.jpg

Jaguaruna. Foto: Nariz Gelado.

BR 101 B 012.jpg

Içara. Foto: Nariz Gelado.

BR 101 B 034.jpg

Ponte sobre o rio Mampituba. Foto: Nariz Gelado.

Com esta foto do Rio Mampituba, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, encerro a Operação mostra-buracos. A partir de Torres, deixamos para trás a assassina BR101, que já levou a vida de tantos amigos, e ingressamos na Estrada do Mar. Depois, pegamos a abençoada e privatizada Free Way, que nos trouxe a Porto Alegre.

Ainda tenho muitas fotos, mas penso que estas foram suficientes para ilustrar a real situação desta estrada que, mesmo passando por obras de duplicação, está com a única pista diponível jogada às traças.

No momento, importa mesmo é que, do Mampituba para baixo, tudo tem gosto de infância: caldo de cana, polenta frita, doce de laranja azeda e bala de funcho.

24 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Nariz: folgo em saber que estão sãos e salvos no seu destino. O descalabro do governo faz daquilo que deveria ser um passeio agradável, horas de tensão. Quanto a Free-Way privatizada, vc tem razão. Já viajei por ela reformulada, a mostrar que é uma solução para todo o sistema viário. Aproveito o ensejo para desejar a vc e a toda a sua família os melhores votos de boas festas. Abração do Aluízio Amorim.

Mãe Brasil disse...

Nariz querida,

só você mesmo, para ainda conseguir dar umas "narigadas" nelles em plena estrada!

Ave, Nariz Gelado!

Nariz querida, por sua força, seu incansável trabalho de denúncia, sua dedicação ao blog, ao nosso país tão carente de gente decente, por ser a pessoa íntegra e maravilhosa que você é, OBRIGADA, do fundo do coração!

Que neste Natal, o Divino Aniversariante possa derramar sobre você e sua família suas bençãos.

Muita paz, harmonia, alegria e amor, neste e em todos os Natais futuros.

Meu carinho, minha amizade sincera,

Beijo

Mãe Brasil

P.S. Grande abraço ao Coronel.

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Querida NG, o rio que separava SC do RS não era o Rio das Antas, num vale majestoso, belíssimo? Ou até isso nos tiraram? O Mampituba é lindo, mas o outro tinha um vale que era de tirar o fôlego!
Fico feliz de vocês dois já estarem aí. Um Ótimo Dia de Natal para vocês dois e todos os seus.
Um beijo da
Maria Helena

(N.G.: querida, o das Antas fica a oeste, na serra. No litoral, a divisa é feita pelo Mampituba mesmo. Um beijo e um feliz Natal para você)

Diadorim disse...

NG,
Sensacional sua operação mostra-buraco. Genial. Fotodocumentação perfeita. Mas sinto lhe informar, cara amiga, que a situação cá pras bandas de cima é muuuiito pior. Você não tem noção. Este é o noço paiz.
Enfim, bela idéia e boa iniciativa.
O principal: desejo um ótimo Natal para toda a família gelada. (calma, os votos para o ano novo virão daqui a uns dias!)
Um abraço.

Santa disse...

Nariz,

"Feliz Natal a quem acorda, todas as manhãs a criança adormecida em si e, moleque, sai pelas esquinas quebrando convenções que só obrigam a quem carece de convicção. E aos artífices da alegria que, no calor da dúvida, dão linha à manivela da fé.

Feliz Natal aos que ignoram o alfabeto da vingança e jamais pisam na armadilha do desamor, pois sabem que o ódio destrói primeiro quem odeia.

Feliz Natal a todos os que pulam corda com a linha do horizonte e riem à sobeja dos que apregoam o fim da História. E aos que suprimem a letra erre do verbo amar e se recusam a ser reféns do pessimismo"

Feliz Natal,bjs

Alexandre disse...

Nariz. Que bom que vc já chegou! Desejo um FELIZ NATAL prá vc, o CORONEL e todos os que lhe são caros!

Julia disse...

Lula diz que caos acaba hoje-24/12 do Estado de S.P.

"depois da 1ª mentira, vem a 2ª,3ª,4ª, 5ª"

o pior, é que tem gente que acredita

CHOPPMOTORRAD disse...

O Rio das Antas nunca fez fronteira com Santa Catarina. Ta certo que eu tambem fugi da escola, mas é o Rio Pelotas que faz a dita fronteira, e que depois vai denominar-se Rio Uruguai.

Nina disse...

NG,

Maravilha de cobertura fotojornalística. Agora é aproveitar tudo de bom que vocês foram buscar, não é? Energias, sensações, sabores, perfumes, cores, sentimentos.

Boas festas. Do fundo da minha admiração por você, um beijo carregado de carinho.

Continências ao Coronel.

Suzy disse...

Coloquei seu nome junto com os dos meus amigos, na árvore de Natal que armei no meu coração.

Grande abraço

Joao Gomes disse...

As estradas brasileiras, com exceção das paulistas( a custo de pedagios caros para o padrao brasileiro), estão em lamentaveis situações. Esta na hora de cobrar dos politicos , o por que disto.. Lula só olhou para as estradas nas vesperas da eleições, mesmo assim só na base do remendo.

FHC e sua gangue roubou o pais durante 8 longos anos e nada fez, para a ele a infraestrutura do pais não vale nada. E hoje cobram crescimento a niveis internacionais. Será qua a China, India
não se prepararam para crescer?

Obs: os paulistanos vão adorar, Serra e o prefeito de São Paulo, vão colocar pedagios nas marginais(Tiete e Pinheiros)....

Didi iashin disse...

Se você diz que a Freeway é boa, como são boas as estradas privatizadas daqui de São Paulo,
"por que será" que o pessoal esperneia tanto ...??
Já sei, já sei ...
Feliz Natal, NG, e, se houver algum imprevisto, ,
um feliz 2007!!
(eita numerinho do cão ... 648464??)

abstrato disse...

FHC roubou o pais??? aonde??? se houve algum minimo avanco no pais nos ultimos anos deve-se ao governo dele...Plano Real, Lei da Responsabilidade Fiscal, Bolsa-Escola, CGU, Fundef, Genericos, o melhor programa do mundo do tratamento da AIDS, privatizacoes de monstrengos estatais falidos e muito mais...aonde estao os programas originais do PT? cade o Banco Popular, Farmacia Popular, Fome Zero, Primeiro Emprego?? os que nao estao falidos, estao moribundos, a espera da morte certa...esse eh um governo Pinoquio...

Joao Gomes disse...

Quem deu nossas empresas para amigos(a preço de banana), dizendo que ia investir em educação, saude, etc? Não sou contra privatizações, apenas acho que devem ser vendidas por preço justo e o dinheiro(moeda corrente e não moedas podres, como foi feito nas privatizações, vc deve se lembra) deve ser aplicado em investimento para o pais. No entanto, a divida do pais, quase triplicou após as privatizações. Lembram quais eram os viloes da divida publica?
As empresas estatais. Por que a divida aumentou muito na era FHC, mesmo com grande parte da estatais vendidas?

Fernando Henrique passou 8 anos de desgoverno , não deu bola para o crescimento do pais, não preparou o pais, como se fez na China e India. A Taxa Selic chegou ao absurdo de 80% em 1995, e olha o plano do Governo Itamar Franco, estava em vigor com a inflação "controlada".
Onde esta grana foi investida? Ao contrario, fala=se tanto em carga tributaria... Hoje, segundo dizem , a carga esta em 37,5% do PIB. Qdo O rei FHC I saiu do governo estava em 35,5%. Qdo o Rei FHC I entrou ela estava em torno de 28,5%. Quem aumentou mais a carga tributaria?
Aonde foi todo este dinheiro? Será que foi para comprar a aprovação da emenda de reeleição....

Talvez....

abstrato disse...

que FHC deu o que....as estatais foram VENDIDAS pelo preco que valiam na epoca...venderam um caco-velho que dava prejuizo (e essa eh a palavra de inumeros especialistas no assunto, caso a minha nao sirva) e depois de reformado o carro, crescem o olho e querem de volta, mas como o papo eh so da boca pra fora, eles nao o fazem na pratica...esse tal crescimento da China e da India eh mais conversa pra boi dormir...um crescimento baseado em jornadas de trabalho longuissimas, condicoes rigidas e salarios miseraveis...me admiro petistas, os "protetores" dos trabalhadores, encherem a boca pra falar desse tal crescimento, principlamente o chines...

abstrato disse...

ah, e se quiseres continuar o "entrevero" nao me cite mais o termo "nossas empresas"...me da vontade de vomitar...

Joao Gomes disse...

A falta de informação e inteligencia dificulta em muito o conhecimento das coisas.
Nossas empresas, constituidas com o dinheiro do povo brasileiro, foram doadas a empresarios amigos de quem estava no poder. A Vale do Rio Doce foi um belo exemplo disto, foi doada por 3,3 bilhoes de dolares. Era uma empresa saneada e , mesmo dirigida por politicos, dava lucro em torno de um 700 milhoes de dolares ao ano.O Seu valor estimado na epoca ultrapassava aos 15 bilhoes de dolares. Hoje, com a elevação dos preços dos minerios, o lucro da vale chega perto da casa de 10 bilhoes. E voce sabe quanto foi investido na vale nos ultimos anos , apenas 16,5 bilhoes? O que um governo de visão, o que não é o caso de FHC, teria percebido.
Então a privatização da "sucata" Vale foi muito bom, para quem comprou...........

E esta historia se repete com a Usiminas(na epoca do outro Fernando), etc.....
O Dinheiro das vendas das "sucatas", ninguem viu, ninguem ve. E olha isto não contado em dias, e sim em anos....
E torno a dizer, não sou contra as privatizações, mas, não se pode vender uma empresa por frações do preço que ela vale, e muito menos emprestar via BNDS o dinheiro para sua compra.
Quanto ao crescimento Chines e Indiano, concordo com vc, o metodo que usam não é convencional, mas estão crescendo e a direita brasileira usa este crescimento como comparação com o Brasileiro.
Usam até a Argentina, quem uma economia 1/4 da brasileira e esta apenas repondo o rombo feito pelo Fernando De la Rua(sempre os Fernandos!!!!). No entanto, a globo, a Veja(a revista em circulação no Brasil), ambas endividadas e parasitas do governo FHC, gostam deste tipo de comparação.

Joaquim Mitche disse...

Cara NG
Estes buracos me dão dor no coração. Não só pelo dinheiro jogado fora, mas por ver que o trabalho realizado pelos batalões de engenharia e construção decaiu muito nestes 15 anos!!!!
Meu deus, onde estão os manuais? Será que rasgaram todos? Ou os oficiais tiveram a ordem: "Tampem o maior múmero de buracos possíveis e nãos e preocupem com o resto"
Como ordem dada é ordem cumprida, só posso pensar nisto, pois ainda lembro muito bem como se faz um trabalho decente.
At
JM (que um dia, entre outras coisas, serviu como 2o Ten da arma de Eng de Combate)

Joao Gomes disse...

FHC recebeu em janeiro de 1995 uma divida publica em torno de 17,9% do PIB, e ja no fim do seu primeiro mandato, esta divida estava em 42,1% do PIB, quando largou o osso em dez/ 2002, a divida ja chegava perto dos 55% do PIB.
Uma coisa interessante que justicava as privatizações e depois viu-se que elas
não ajudaram em nada:
Qdo Collor tomou posse as empresas estatais eram responsaveis por 40,12% da divida publica(dez/89)(somando Governo Federal/estaduais/municipais e
estaduais). No final do primeiro reinado de FHC I, elas representavam 3,5% da
divida publica, mas em contrapartida, a divida aumentou 2,66 vezes( de 102,23
bilhoes de dolares em dez/89 para 272,12 bilhoes de dolares em dez/98).
Sendo o Governo federal subiu de uma participação de 37,10% para 59,5% do
valor total da divida. Aumentou, em numero absolutos, 4,27 vezes o seu gasto.

E o que foi feito de concreto que justicasse isto: nada, a não ser compra de votos para reeleição, investimentos nos aliados ferozes(ACM, Bornhausen, etc).
Ou quem sabe, o governo financiou fabrica de generico(provalvemente algum socio oculto do Serra), deu dinheiro para que a Globo e a Veja não falissem, ajudou Bancos falidos(inclusive o Economico, onde ACM fazia suas falcatruas).
A Saude do brasileiro, a educação, o emprego, etc.. continuam a mesma merda que eram antes das privatizações. Só existem um detalhe: Estas empresas hoje não podem mais serem privatizadas, ja foram.
Quem diz que FHC não robou o pais, ou não estava nele ou tem outros interesses que não são o da verdade.Onde estão os mais de 100 Bilhoes de
dolares das privatizações? É uma pergunta interessante , nos lembrar um Sr.
Alckmin perguntando a origem de certo dinheiro.....
Como um pais pode esperar crescer nestas condições?(Divida enorme,juros altos,carga tributaria altissima,etc..) O governo Lula, que teria ser mais ousado, manteve algumas premicias do seu antecessor e apenas soube
conduzir melhor a economia, mas não arriscou buscando um crescimento.
Não morro de amores por Lula e pelo PT. Mas, não dá para entregar o pais à aventureiros do PSDB/PFL.
Ai vem uma pergunta: Onde estava a Lei de responsabilidade fiscal???? Foi aplicada onde deveria?


Contra fatos, não há argumentos.
Voce quer saber os historicos das taxas selics, inflação, desempregos , crescimento do PIB em comparação ao resto do mundo, denuncias de corrupção(apuradas ou não)?????????? na era FHC e Lula.

artinianom disse...

É, estão ruim as estradas. Porém, se procurarmos dar uma olhada nas estatísticas disponíveis, chegaremos à triste conclusão que muitos 50% nossos amigos queridos mortos em acidentes automobilísticos estavam embriagados, e 80%, em velocideade excessiva. É preciso colocar o dedo na ferida da irresponsabilidade dos motoristas e não ficar jogando toda a culpa no poder público. Porque se fala tanto de buraco em estrada (concordo que seja um enorme problema e que precise ser resolvido) e tão pouco sobre a selvageria do nossos "homens de bem" quando estão ao volante? Por que não se toca nesse assunto? Por que a Globo apresenta 1 hora e meia de programa sobre a "doença da pressa" e, quando cita o assunto trânsito, é para repreender pedestre que ousou invadir a área das máquinas. Muito estranho.

abstrato disse...

todo final de ano geralmente se faz a retrospectiva do ano que finda...o Joao Gomes parece estar interessado em fazer uma restrospectiva, digamos, mais profunda...eheheh...amiguinho, guarde os numeros do governo FHC pro seu deleite pessoal ou pra possivel turma que voce da aula de tecnocracia...nao leio cola/copia, lamento te informar que nao li nem a primeira frase dos teus "comentarios"...

Joao Gomes disse...

Voce não leu por que não como rebate-los.

(N.G.: aviso aos dois, abstrato e João gomes, que o o nível de testosterona está ficando alto demais para o meu gosto. Publiquei este aqui como um "direito de resposta".. Mas subam a temperatura para ver se não ficarão, pelo menos aqui, em silêncio forçado.)

Joao Gomes disse...

Fala, como todos que apoiam os tucanos, sem o minimo conhecimento de causa. Em outras palavras, bobagens.
Não vou mais te responder nada. Não vale a pena.......

Joao Gomes disse...

OK.

Não vou ficar discutindo com quem não sabe argumentar. Estou retirando o seu Blog dos meus favoritos.

felicidades...

(N.G.: felicidades para você também, João Gomes. E um excelente 2007.)