terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Aquele "novo mundo" é cada vez mais possível

Basta ler duas manchetes dos jornais de hoje para perceber que as viúvas da guerra fria - sempre saudosas do tempo em que o mundo era dividido entre esquerda x direita, capitalismo x comunismo, etc e tal - não estão brincando em serviço: caminham firme e forte para construir aquele prometido "novo mundo".

"Bush volta a advertir Irã."

"Venezuela vai construir com o Irã aviões não-tripulados."

A esquerda jurássica baba de satisfação. Com Fidel prestes a "lamber o coringa", as afrontas de Chávez aos Estados Unidos mitiga-lhes um pouco a sensação de orfandade. Como já é de praxe, o pessoal do "novo mundo possível" está elegendo um maluco ditatorial como representante de seus anseios revolucionários. Desta vez, porém, o maluco em questão não está apenas alinhando-se a adversários dos americanos, prováveis detentores de armas atômicas: alinha-se a adversários dos americanos, prováveis detentores de armas atômicas e representantes de um fanatismo religioso que só espalha sangue e desgraça mundo a fora.

Preparem-se, pois, para a chegada de mais uma versão do "novo mundo possível". E para as criancinhas sem braços e pernas, que a sua TV exibe toda a vez que este pessoal encontra um louco que lhes dê ouvidos.

6 comentários:

jml disse...

Esta aliança poderia até ser engraçada. Talvez até seja, pois folclóricos são os personagens. Não é bom se enganar, contudo. Ela é, acima de tudo, perigosa. E pertubadora. Enquanto nosso Estimado Lider, seu valoroso Chanceler e a petelhada tratam o ditador venezuelano a pão de ló, Chávez não está brincando. Ele está se armando até os dentes. Tudo graças ao dinheiro do petróleo. É bem possível que, em um futuro não muito distante, possa começar a crescer os olhos para a amazônia brasileira. E, alegando querer protegê-la do "imperialismo americano", tomar parte do país. O pior é que, do jeito que as coisas vão, quem sabe com a cumplicidade - e até os estímulo - de LuLLa & Cia. E é bom lembrar que o outro maluco boliviano também continua no comando. Guerras são, ensina-nos a história, sempre positivas quando os governantes não conseguem satisfazer o anseio de seus povos. A América Latina parece caminhar para um futuro de incerteza e tensão.

Aluizio Amorim disse...

Nariz: perfeita a sua análise. Incrível o apoio e a tolerância a essa perigosa estupidez. As áreas de conflito sempre começaram assim.O que causa espécie é o silêncio complacente e interesseiro da maioria, inclusive daqueles que poderiam formar um arco de repúdio sistemático a tudo isso.

vlady oliver disse...

Poxa, Nariz, adorei essa história de aviões não-tripulados. Será que nosso efelentíssimo não quer comprar um pras suas viagens ?

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

"lamber o coringa" é muito boa! não conhecia a expressão.
Mas ele custa a dar essa lambida, hein?

Suzy Tude disse...

Nariz, a gente até tenta colocar uma pitada de humor, mas El Diablo e comparsas estão tramando o próprio fim. O pior é que mesmo sem querer, seremos levados à outra vida possível, será?

Beijos

pernão disse...

Pô nariz...

Primeiro pegam um recruta russo que plantava maconha num submarino que transportava misseis balísticos intercontinentais nucleares...
Agora o Chaves e o Mohammed do Irã estão se organizando para fabricar armas...

O FIM ESTÁ PRÓXIMO.