quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Era a via da vergonha na cara

Eu sou de um tempo em que, quando tudo estava perdido, tentava-se manter pelo menos a honra - aquela qualidade que nos permite andar pela rua de cabeça erguida.

É por esta razão que eu não entendo que a dita "oposição" - em especial o PSDB e o PFL, partidos que há dois meses diziam querer derrubar Lula nas urnas - esteja agora se dividindo entre apoiar Aldo Rebelo e Arlindo Chináglia. Esta duas candidaturas, todos sabem, são do agrado do governo Lula. Apesar do teatro ensaiado nos últimos dias, a verdade é que, para Lula, tanto faz quem venha a abocanhar a presidência da Câmara : um manterá tudo como está; o outro sossegará a sede de poder do PT.

Pouco importa que a "terceira via" não tenha qualquer chance de vitória. Aderir a ela seria uma forma de manter a honra destes partidos que se dizem de "oposição" mas que, nos momentos cruciais, têm se vendido barato em troca de uma maior proximidade com o executivo - esta vaca gorda, que pode ou não liberar dinheiro para seus projetos.

Este seria o único serviço que os nossos supostos parlamentares de oposição poderiam prestar a nação no presente momento: salvar o que ainda lhes resta de honra. Mas qual o quê.... Lá estão eles, de pires na mão, como as mais abjetas caricaturas políticas, em tal nível de degradação que, talvez, nem mesmo a literatura conseguirá reproduzir com total fidelidade no futuro.

Já sei que algumas almas seviciadas pelo tempo aparecerão por aqui dizendo que esta minha visão é utópica, que política é coisa para profissionais etc e tal. Poupem-se. Eu não gosto da política como ela é. Se gostasse, talvez eu estivesse em Brasília e não num blog dizendo o que penso - ou, pelo menos, a parte publicável do que estou pensando neste momento.

16 comentários:

abstrato disse...

"o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ao deputado Raul Jungmann (PPS-PE) que o PSDB cometará grave erro se apoiar Chinaglia"...eh NG, o homem eh realmente o unico lucido dentro desse, agora, partideco...dificilmente esse pais tera jeito...nao dai mais, esta realmente na hora de se fazer uma terceira via, mas nao pra essa eleicao na Camara, mas sim para o futuro politico do pais, ou seja, um novo partido...o vaso ja esta muito remendado...so um outro, novinho em folha, devolvera beleza a sala de estar.

abstrato disse...

nossa, eh desgracadamente chato um "bugzinho" que tem nesse teu blog pra efetuar comentarios...muitas vezes nao aceita o numero de confirmacao...eh necessario fechar o browser e acessar novamente a pagina...sei que nao eh tua culpa, eh so pra avisar (e desabafar...rsrsrs..)

(N.G.: é, eu sei. Mas até hoje não conseguiram descobrir o que é. Paciência, abstrato. Como nas melhores famílias, você agüenta minha chatice e eu aguento a sua.) /em>

O Editor! disse...

NG,

Esse é o problema de nossas oposições: Eles são profissionais da política, e não políticos. Se importam mais com o futuro (deles) e com o macro (deles) do que com coisas banais como moral, honra, coerência, dar satisfação às bases, justificar a votação que tiveram, defender e lutar pelo partido (e ideologias do partido) ao qual são filiados...

Já pensei mais de uma vez em entrar para esse mundo. Mas me dá engulhos pensar que ou entro apadrinhado (e portanto acoleirado) para um desses grandes partidos, ou terei que entrar na política através de um dos nanicos, que já desqualificariam meu curriculum só por serem quem são (ou você acreditaria no discurso ético de um político filiado ao PP, PL, etc.?).

Além disso me faltam R$ 100.000,00 para uma campanha básica para vereador...

É por essas e por outras que os bons minguam na política.

Abraços.

Julia disse...

Fico cá com meu botões pensando, como é que essa gente consegue dormir?

Que tipo de educação passam aos filhos, que exemplos dão, que esperam deles (os filhos) no futuro?

jorge nobre disse...

Isso, Nariz, é um péssimo sinal para o Agripino Maia. A falta de dignidade da oposição na camara pode muito bem se repetir no senado.

Suzy disse...

Nariz, nunca me arrependi em ler uma palavra siquer que você posta aqui. "Honra" é palavra que a grande maioria do nosso parlamento só encontra no dicionário para embelezar o discurso.
Afinal, são no mínimo 40 milhões de opiniões contra a turma que está no poder. O psdb (mostrando a pequenez) deve estar contando com a "nossa" memória fraca para as outras eleições. O Senador Bornhausen precisa permanecer na cena política! Mas só isso não basta. Estou começando a achar que embora não sejamos iguais a "elles", temos de aprender a lutar...pense: arco e flecha não combinam com armas nucleares.
Eu tenho muito medo, Nariz, a venezuela da "patria grande" chavista está cada vez mais perto de todos nós.
Grande abraço

Marcelo disse...

Nojo, lixo total. Não tem muito mais o que dizer. Seria melhor logo aderir de uma vez por todas, sem mais teatrinho e fingimentos.

Cristal disse...

Nariz!!!

Com essa do PSDB,mais acusação contra Jungmann resolvi dar um tempo.O País deixou de ser uma República para virar domínio territorial dos petralhas.Um abraço carinhoso,um dia volto.

serrista disse...

hoje eh um dia de luto para os eleitores da oposicao. E aqui nao cabe atribuir culpas individuais a ninguem. A oposicao, como um todo, foi covarde e cedeu aas pressoes do poder.

Esses mesmos covardes que aih estao foram os que permitiram que o pais caisse na mao dessa corja, e portanto sao tao responsaveis pelo desastre que virah quanto os aloprados petralhas.


Quem dera o povo brasileiro ficasse tao indignado com as sem-vergonhices dos poderosos quanto fica com a trepada da cicarelli.

Vamos ver a reacao popular... (se nao houver nenhum, seremos tambem cumplices)

John Travolta disse...

Você, realmente, não entende nada de política...

serrista disse...

que tal mandar emails em massa para os deputados do psdb e pfl??

Leandra disse...

Pois é!! Como diria uma grande amiga tucana (que a essa hora deve ter virado passarinho), isto é politicagem e não política.
Estou frustrada, por esta eu não contava.

stefano disse...

Cara NG

...você tinha razão...rapidinho apareceu um sabichão dizendo que você "não entende de politica"...mas fique tranquila, você não está sozinha em sua "ignorância"...uma boa parte dos 40 milhões de eleitores anti-Lula (para os quais o PSDB deu uma solene banana) também não entende nada de política...o PSDB consegue ser muito, mas muito mais asqueroso e covarde do que o próprio PT...nojentos, escorregadios...estamos perdidos...Venezuela, aqui vamos nós!

Aluizio Amorim disse...

Bravo! Nariz: essa gente não leva em consideração a honra. No meu blog eu analisei a situação e lá disse quase 100% do que penso sobre eles. Baixei o sarrafo e continuarei a fazê-lo. Tenho nojo, me causam engulhos.

ClaudiaSP disse...

Puxa, Nariz! Obrigada!
Bom saber não estou sozinha. Penso como vc, mesmo que se saiba que será derrotado entra-se na disputa para mostrar que EXISTE este outro lado, e que o meu e o seu voto não foram em vão. Eu não votei no PSDB pra ele se aliar ao governo!
Deveriamos nos juntar, não para formar um novo partido, mas sim um novo país!!!!!
Um abraço,
Claudia Nathan

Saramar disse...

NG, boa noite.
Conversando com vários amigos, todos usaram a mesma expressão: estou de luto.
Porém, eu creio que a a atitude do PSDB não deve causar espanto. Ela já era prevista desde quando esse partido entregou a eleição para a presidência nas mãos do lulo-petismo.
E não adianta FHC vir fingir de bobo. Ele sabia muito bem e sabe o que o seu partido pretende. Alguém deveria avisar aos ex-tucanos, hoje urubus, que as encenações midiáticas não enganam mais ninguém.

beijos