segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Matemática da traição

Não sou muito boa em matemática. Mas dando uma olhada na nova composição da Assembléia do Estado de São Paulo, fiquei surpresa: José Serra, mantendo-se fiel à Coligação Compromisso com São Paulo, que o elegeu governador, não precisaria vender a alma ao diabo para ter maioria.

Vamos às contas...

A Assembléia paulista é formada por 94 deputados. Ou seja, a maioria é conquistada com 48 votos. Os partidos que formaram a Coligação Compromisso com São Paulo (PSDB, PFL, PPS e PTB) somam 44 votos. Para conquistar a maioria, Serra poderia buscar apoio no PV, que tem 8 votos, chancelando a candidatura da Terceira Via para a Câmara Federal - única saída decente para quem diz pertencer a um partido de oposição. Serra poderia, ainda, buscar alianças com o PMDB e o PDT, que somam 9 votos.

Então, por qual motivo José Serra preferiu fazer agrados ao PT, que tem apenas 20 votos na Assembléia paulista?

Dizem que os números não mentem. Se assim for, conclui-se que Serra trai a oposição porque é da sua natureza.

20 comentários:

O Editor! disse...

NG,

Já há algum tempo que comento no teu blog. Não sei se você sabe ou não, mas sempre declarei voto em Geraldo. Acho que ele fez um ótimo trabalho em SP. Melhor até do que o trabalho do Covas. Por outro lado, acho o Serra muito competente, mas ele me assusta um pouco. Megalomaníaco demais para o meu gosto.

Isso posto, vamos ao que interessa: A mesma matemática usada por você nos mostra outra coisa. Serra precisa de 4 votos para ter a maioria. O PV tem 8. Fechando com o PV, ele precisaria que 50% da bancada honrasse o compromisso. PMDB e PDT, por sua vez, tem 9 votos somando as bancadas. Assim, Serra precisaria do apoio de 50% da bancada do PMDB e 50% da bancada do PDT. Lembremos que a votação é secreta. Conseguir apoio de metade do PMDB nem o Chinaglia/Tarso Genro conseguem, mesmo oferecendo ministérios e estatais. O PV é incógnita. Não é fisiologista, mas muitos não gostam de tucanos que "venderam o país", que "fizeram um péssimo trabalho em SP", etc. O PDT, do já falecido e infelizmente não esquecido Brizola, também é outra incógnita.

Já com o PT, em uma negociação casada, Serra precisaria dos votos de apenas 20% da bancada para ter a maioria. É bem mais fácil que tentar os 100% da base PSDB-PFL-PPS-PTB e 50% do PV ou do PMDB-PDT (lembre-se da última eleição da presidência da câmara na cidade de SP: O atual presidente da Câmara municipal era da base aliada, ignorou o candidato oficial do mesmo partido e saiu candidato contra a recomendação da cúpula do PSDB-PFL).

Mais fácil sonhar com 20% do PT, que talvez siga a recomendação da cúpula, e mais alguns votos do PV, para compensar eventual debandada da base aliada.

Não acho isso certo, nem a melhor jogada para a imagem do "principal oposicionista do país", mas com certeza é uma matemática muitíssimo mais fácil. Afinal, como vemos no plano Federal, os tucanos são mestres em fazer política e costurar alianças duradouras.

Um beijo,

O Editor!

WALTER TADEU DE LIMA disse...

NG, O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA PESSOA QUE TEM O PASSADO QUE ELE, SERRA, TEM ???

(N.G.: desculpe,mas discordo. Serra tem um passado do qual pode se orgulhar. É por isso que me decepcionei tanto com ele.)

jayme guedes disse...

Vs se engana quando afirma não ser muito boa em matemática. Conferi suas contas e estão corretas. Quarenta e oito votos constituem maioria num universo de 94 deputados. Se a coligação citada por vc conta com 44 votos, só faltam 4 que podem ser conseguidos facilmente. Ora, se dos 94 votos totais subtrairmos os 44 da coligação e os 20 do PT, sobram 30 votos onde poderiam ser facilmente conseguidos os 4 votos necessários. Simples assim pois vc deixa bem claro que acredita na nossa sólida tradição de fidelidade partidária. Para vc, pelo que se conclui do texto, entre nós não há voto secreto nem compra de votos. É tudo transparente e cada parlamentar segue fielmente os compromissos partidários. Os partidos, por sua vez, segundo vc demonstra acreditar, são fiéis aos seus princípios. Aquilo que em outros países a imprensa chama de mensalão, sanguessugas, balcão de negócios, etc, não acontece aqui.
NG, vc precisa se livrar da viuvez que está comprometendo o seu julgamento. O Alkmin não perdeu por culpa do Serra ou do Aécio. Perdeu por ser muito ruim de palanque. Prometer choque de gestão é discurso para escandinavo. Levou um baile do Lula. Frouxo, jamais bateu nos pontos fracos do PT. Vc avaliou mal o desempenho do seu preferido e ficou prisioneira da frustração. Precisando de um culpado, escolheu o Serra. Não foi uma boa escolha pois ele é reconhecidamente competente. Como dificilmente lhe dará motivos, vc se verá obrigada a “inventar”. Penso que deveria escolher um alvo mais fácil para perseguir.
Enfim, com dez em matemática e zero em análise política vc põe o blog em risco. Seus leitores são pessoas inteligentes (meu QI é 150) e não demorarão a abandoná-la se continuar a produzir análises tão distorcidas.

(N.G.: Jayme, primeiro, você incorre numa crítica equivocada e bastante vulgar por parte dos serristas e aecistas que aqui freqüentam: toma as minhas criticas a Serra e a Aécio como se a postura de ambos fosse a justificativa única que eu apresento para a derrota de Alckmin. Não é. Tenho dois artigos, publicados logo após o fim da campanha, nos quais falo de todos os problemas que vi na mesma. Você pode resgatá-los na ferramenta de busca do blog, aí na coluna da equerda, sob o título "Direto do Tanque I" e "Direto do Tanque II". O que não vou é me furtar a emitir a opinião que tenho a respeito da postura de ambos - postura que, infelizmente, vem confirmando, dia-a-dia, as impressões que tive durante a campanha.
Criticarei a ambos como faço com todos a quem acho dignos de crítica. Se você quer encarar isto como perseguição, péssima capacidade de análise política e viuvez, é um direito que lhe assiste. A mim só resta lamentar que seus argumentos lembrem muito a esparrela que os petistas dirigem a mim: que eu não entendo de polítca, que persigo o governo Lula e que sou viúva de FHC.
Segundo, embora e fique feliz com a visitação deste blog, e aceite as críticas bem educadas que recebo (pois há algumas que me dou ao direito de não publicar) devo avisar que o blog só existe para que eu possa expressar o que penso - só por isso e por nenhum outro motivo mais. Logo, se as minhas opiniões afugentam leitores, paciência. Se as minhas análises são ruins, azar. A porta de saída é, como se costuma dizer, serventia da casa.)
.

Ângelo da C.I.A. disse...

Alguns detalhes da sacanagem de Serra:
O atual presidente da Assembléia Legislativa de SP é Rodrigo Garcia, jovem deputado do PFL. Rodrigo foi eleito numa dissidência criada pelo PFL ( o candidato do PSDB e de Alckmin era Edson Aparecido, agora eleito deputado federal ) que incentivada e vitaminada por quem? Pelo PT, como resposta às candidaturas anti-governistas para a presidência da Câmara. À época, o que fez Geraldo? Nada, não retaliou e nem criou polêmicas. Apenas chamou Rodrigo e o PFL paulista para conversar e acertar as pontas. COmo prêmio consolo, Edson Aparecido foi então alçado à liderança do governo na Assembléia fora promessas futuras ( como pudemos ver, valeu a pena, ele teve expressiva votação para deputado federal ). Rodrigo tem sido um fiel aliado do governo paulista desde então e, de certa forma, fez-se de usado para verdadeiramente usar o PT.
Agora, o que quer Serra? Dar a presidência da casa legislativa ao PSDB. Mais especificicamente, a Vaz de Lima, um pastor tucano que, nesta campanha, aliou-se e bancou um candidato petista a deputado federal ( mais detalhes no post "Dúvida cruel ).

Uma loucura só! Serra apoiou gente do PT para juntos derrotarem alguém do PFL, que lhe apóia, a eleger alguém do PSDB, seu partido, e que se aliou em campanha a alguém do PT, partido que foi seu adversário na campanha e ainda tentou comprar e divulgar um dossiÊ destrutivo à sua campanha.

jayme guedes disse...

NG, se eu fosse psicólogo, diria que sua resposta irritada só confirma a impressão que externei em meu post. Se fosse um machista diria que encontrei vc num momento TPM. Mas, como não sou nada disso, peço-lhe mil desculpas. Mea culpa. Errado estou eu que imaginei estar em outro ambiente, um ambiente onde as pessoas se enriquecem mutuamente falando e ouvindo. Veja como é revelador o final de sua resposta: "devo avisar que o blog só existe para que eu possa expressar o que penso - só por isso e por nenhum outro motivo mais. Logo, se as minhas opiniões afugentarem leitores, paciência. Se as minhas análises são ruins, azar. A porta de saída é, como se costuma dizer, serventia da casa". Me dou por avisado e aceito sua sugestão quanto à porta de saída. Fui.

(N.G.: Jayme....a sua estratégia de negar afirmando para, com fajuto disfarce, me chamar de mulherzinha à mercê de TPM dá mais conta da sua capacidade mental do que o seu Q.I. De resto, são injustas as acusações que você me faz, já que sempre encontrou neste blog espaço para falar o que bem quis. Veja que você encontrou espaço até para me chamar de burra por tabela - e sugerir que minha burrice espantaria meus leitores. O seu problema, Jayme, é que você quer falar mas não quer ouvir. O seu problema é que você gostaria de vir aqui, falar, falar e não ser contestado.E desconfio que esperaria de uma mulherzinha que ela apenas concordasse com você - exceto, é claro, no período da TPM, quando, aí na sua cabeça, " todas devem ter o direito a momentos de rebeldia." )

O Editor! disse...

Vou me dar o direito de comentar os comentários:

Jayme, se seu QI é 150, e você é tão "fera", "craque" e arguto em suas análises política, sugiro que você abra seu próprio blog para, junto com outros "feras" e "craques" da análise política, ganhar dinheiro com isso. O que não dá é para você vir em blog alheio se auto-elogiar por sua sapiência. Afinal, fala pra mim: você só elogiou os "leitores" do blog pra ter a desculpa de falar o tamanho do seu QI.

Ângelo, adoro seu site, e gosto muito de suas análises políticas (aliás só não acesso mais seu site porque o servidor aqui da empresa bloqueou alguns sites, como o blogspot). Mas não entendí patavinas do que você escreveu aí no post abaixo. Você poderia explicar?

Abraços,

O Editor!

Ângelo da C.I.A. disse...

Olá "Editor". Não vou me alongar pois o blog aqui é da Nariz.
O que quis dizer: ROdrigo Garcia é aliado do governo do PSDB desde que chegou ao poder. E chegou lá através de uma travessura que contou com o apoio do PT e da oposição paulista. Ainda assim, como presidente da AL, repito, sempre foi aliado do governo.
O que Serra uqer é tirar o Rodrigo dali para colocar Vaz de Lima, do PSDB. Para isto se aliou aos petistas. Os petistas, aqueles que tentaram golpear mortalmente a campanha de Serra. E sobre Vaz de Lima: Ele fez dobradinha com um candidato a deputado federal do PT em Guarujá ( um crime eleitoral ). Mais ainda, foi ele quem bancou TODO O MATERIAL criminoso, ou seja, o material compartilhado por dois candidatos de diferentes coligações.
Que Vaz de Lima sirva de ponte ao PT, tudo bem, os atos pregressos dele indicam isto. QUanto a Serra... Bem, quanto a Serra eu dou uma pista no meu blog!

Um grande abraço,

Coronel disse...

Nariz Gelado:

Nossa, um cara com QI de 150 no Blog? Tucano? Serrista? Achei que não tinha mais disso na tucanagem, pelas últimas notícias.

Achei que só tinha sobrado empenados com QI maximo de 37,6. Excessão para o gênio Serra, que eu daria 49,9, o espertíssimo Aécio, com 51,3 e o arretadíssimo Jutahy, com uns 42,7.

Jayme, um pedido: fica, fica, fica! Serrista com QI 150 é espécie em extinção. Não nos deixe sós!

Joao Gomes disse...

Engraçado, alguns dias atras tivemos um
belo artigo sobre buracos nas estradas brasileiras. Sobre o buraco do Serra, nada?
Vão culpar a natureza? São Pedro é fogo mesmo.
a

Peregrino disse...

Não, NG! Eu acho que o WALTER tem razão. O passado do senhor José Serra não é tão Brastemp, não! Quem acompanhou a Constituinte de 1988 sabe que ele fez de tudo para que o ICMS fosse cobrado na origem e não no destino, como seria lógico (lembremos que o "c" do ICMS significa "circulação"!). A razão, todos sabem: cacifar-se como "o nome" do estado de São Paulo. O resultado foi (e ainda é!) a guerra fiscal entre os estados. Agora, ele apenas repete a tática.

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Quem traiu o eleitor assinando um papel garantindo não sair da Prefeitura, mostra que não tem caráter e nem ética.
- Tá falando de quem?
- Do Serra, ué!
- Ah, tem razão.
- Nunca avaliei meu QI, mas garanto que não baixa de 186.
- 186??? Cruzes!!!!
- Ops, essa é a minha altura, em centímetros... confundi.

serrista disse...

Seu raciocinio eh miope porque fica claro que, ao inves de analizar a situacao como um todo, voce sempre fica procurando achar um culpado para tudo. E, nao raro, esse culpado eh Jose Serra.

Eh bom lembrar que ateh Alckmin jah deu declaracoes de que "a governadores nao cabe fazer oposicao". .

Isso nao fio apenas um problema do PSDB e sim das oposicoes como um todo. Politicos graudos do PFL tambem apoiam Chinaglia...

Na sua obsessao em tentar "demonstrar a desimportancia de Serra", voce mete os pes pelas maos e acaba escrevendo besteiras como neste post...-

Ângelo da C.I.A. disse...

Só algumas informações: A Baixada Santista elegeu muitos deputados estaduais que COM CERTEZA não votarão em candidatos do PT mesmo não sendo da coligação de Serra.
Em GUarujá, Haifa Madi (PDT) não votaria em alguém do PT pois seu marido é prefeito em GUarujá e sofre fortíssima oposição do PT local.
Santos elegeu o deputado Baleia pelo PMDB. Em Santos, o PT está isolado: PSDB, PMDB e PP são as maiores forças e estão contra o partido. O prefeito é do PMDB e aliado de primeira hora de ALckmin.
Em São Vicente, Luciano Baptista( PSB ), afilhado de Márcio França também é próximo do PSDB. Após o primeiro turno, chegou a afirmar que nem que tivesse que ficar pelado lutaria para que o partido apoiasse Geraldo.
Só aqui temos 3 deputados estaduais de outra coligação uqe, por princípio e questões regionais, não votariam em candidato do PT.
A única alternativa ao PT seria apoiar alguma dissidÊncia na base de Serra. NO caso, Rodrigo Garcia, sempre aliado do governo.
Logo amigos, Serra está errado SIM SENHORES. Ou melhor, está certo... Certo com o que pensa e acredita.

Jamanta disse...

Jamanta tá rindo muito.
Primeiramente, deseja um feliz ano para todo mundo, com QI acima e abaixo de 150.
Os de QI 150 Jamanta ignora, com medo de represálias. Jamanta tem muito medo de BMH (baixaria machista hipócrita).
Jamanta não tem QI, mas não é mais tucano, nem serrista, nunca foi aecista e continua com a mesma visão oposicionista. Jamanta acredita que posicionamento político é uma coisa e partido político é outra coisa. Jamanta gostaria de ver Geraldo saindo do PSDB e indo mais à direita, saindo da área tentacular do petismo.
Jamanta acha, Jamanta não tem QI para afirmar.

Nina disse...

Nossa,temperatura elevada...O moço deve ter confundido a régua de medir QI com outra para ponto de ebulição (não de água,já que passou dos 100).Se for QI mesmo talvez seus 150 o ajudem a perceber que muitos "serristas" concordando ou não gostam daqui e lêem sempre.

Vejam bem,estou falando de pessoas que se relacionam e não de puxa-sacos. Falo de pessoas com o hábito de buscar informações e opiniões onde quer que elas estejam - e as usam, conversando, tirando idéias, pontuando. Discordando também. Mas, olha, surpresa: opiniões não ofendem.Mentiras sim.A autora emite opiniões.

Entre os Serristas Emplumados - que provavelmente não comentam - sem dúvida muitos não corcordam.Outros sim, se não no todo, em parte.Conheço alguns - se para minha sorte ou azar, sei lá - mas tenho como certo: longe de interpretar como perseguição, estes usam seus QIs para análise. E que garantias o leitor enfurecido tem de que não se tira proveito do cantar de um galo na cabeça, depois de um tijolaço certeiro? Pra mim isso sim é uma prova de QI alto.

Bom,cá estou eu de volta aos meus velhos e piores tempos:falando demais.Pra encerrar antes da dona do blog soltar a Madonna:

NG,saudades do expresso com torta de chocolate que nunca conseguimos saborear frente a frente , não é? Sempre no virtual...ainda no virtual...vou atualizar algumas receitas.

E ô Coronel,não zoa com essa coisa de espécie em extinção.Ao tempo em que morri de rir com seu comentário, também quase me matei.Sei que não foi comigo,o senhor não me conhece pessoalmente, mas saiba que eu já protocolei uma reclamação (em três vias) pro Papai do Céu: recebi um QI 60 numa cintura 175.Mas foi um engano, eu havia pedido justamente o contrário! Quando Ele corrigir tal distorção, eu serei a excessão que confirma a regra,kkkkkk!!!!

Abraços a todos.

Marcos C. disse...

Oi Nariz Gelado

Pelo andar da carruagem os Serristas irão te apurrinhar muito mais que os petistas te apurrinharam durante esses anos todos. Espero que sua paciência aguente.

Um abraço.

Peregrino disse...

Serrista,

Contrariamente ao que você pensa, não vejo a NG tentando demonstrar a "desimportância" do governardor José Serra, não senhor. Na verdade a mim parece que ela está tentando demonstrar a "importância" do mesmo, semelhantemente ao que se tenta demonstrar a respeito do outro José, o Dirceu. Pelo menos nos métodos traiçoeiros.

shirlei horta disse...

ATENÇÃO: Visite o blog http://mataador.blogspot.com para se informar sobre a blogagem coletiva a respeito de CELSO DANIEL.

Blogilda disse...

Sei não, essa estória de que Serra apoiou o acerto com o PT está mal contada, está cheirando a mais um ato dos petralhas prá queimar o filme do governador.

Joao Gomes disse...

E o buraco do Serra???????????????
E o buraco do Serra???????????????
E o buraco do Serra???????????????
E o buraco do Serra???????????????