terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Para que serve o PSOL? Um post com cara de repeteco.

Em 28 de setembro de 2005, escrevi neste blog:

"O rebento de Heloisa Helena, Babá e Luciana Genro mostra que, além de ultrapassado ideologicamente, está também no lugar errado: Câmara é local para quem sabe e quer votar.

Quem gosta de votar em branco não pode pretender a carreira política.

Ninguém elege um representante para que ele fique apenas ganhando altíssimos rendimentos. Pessoas votam em representantes políticos para que eles, uma vez no plenário, façam a única coisa que deles se espera: que tomem uma posição e votem.

É simples, não requer prática ou habilidade.

Ao não posicionar-se na escolha do presidente da Câmara, o PSOL demonstra que não tem a menor condição de participar da vida política nacional. "

Pois bem.

Notícias recentes dão conta de que o tucano Gustavo Fruet acaba ser escolhido para representar a Terceira Via na disputa pela presidência da Câmara Federal. E o que fez o PSOL? Deu de ombros para a expectativa daqueles mais de 40 milhões de oposicionistas e, dizendo-se contrariado com a escolha de Fruet, abandonou o movimento.

Some-se isso a postura recente do partido - que não quis posicionar-se no segundo turno da campanha presidencial - para que se torne imperativa a pergunta: "para que serve o PSOL?"

Penso que um partido de oposição que não tem chances de eleger qualquer candidato para um cargo significativo, que não se posiciona numa eleição presidencial e que sempre tira o corpo fora nas eleições da Câmara serve para absolutamente nada.

12 comentários:

Gili disse...

Com efeito, de nada serve.

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

O PSOL virou um bom abrigo para esquisóides, cebeludos e que tais, pois partido político é que não é. Não pode apoiar o Fruet por quê? Queriam que a terceira via indicasse quem, o Babá?
Cresçam e desapareçam, que é o melhor que podem fazer.

Cfe disse...

Se ele(partido) tomar posição não irá poder "ser contra tudo isso que está aí". Ou seja perde a razão de sua existência.

jml disse...

NG, viu a última ? O Brasil quer a Bolívia no Mercosul - depois de já ter patrocinado a cada vez mais "democrática" Venezuela no bloco. É, a Bolívia, do "companhêro" Morales, que tomou "o meu, o seu, o nosso" investimento da Petrobrás. E em condições privilegiadas! Vale ou não vale a pena desafiar o Brasil? Com este governo, vale. E não duvide se, mais adiante, Chavez & Cia começarem a falar que a amazônia precisa ser protegida da invasão dos americanos e nada melhor pra isso que a Venezuela, a Bolívia e o Equador começarem a "proteger" uma parcela maior do território brasileiro. E la nave vá...

abstrato disse...

serve pra fazer figuracao e arrebanhar tolinhos ideologicos juvenis como aquela tal musa gaucha dessa nova e patetica esquerdalha mirim, e que nao me recordo o nome no momento...

Tambosi disse...

NG,

o PSOL não existe, apesar da expressiva votação (de protesto) que recebeu.

Ou seja: é um partido que não fede nem cheira.

Delenda PSOL!

WALTER TADEU DE LIMA disse...

Narizinho,
concordo com sua teoria, porém a meu ver o tal de PSOL não tem peso nenhum.

Didi Iashin disse...

Ah, sim, o PSOL serve para uma coisa: tirar o meu, o seu, o nosso suado dinheiro para apoiar excrecências como hugh keys, evil morales, daniel ortega, fidel castro, henver hoxa, aminejabad, essas coisas. Aliás, o que esses cretinos do socialismo ocidental estão querendo com o "presidente" do irã? Ele nos odeia!!

Confiança disse...

Parabens Nariz,
Certeira,como sempre

Há muito perdi a confiança respeitosa que eu tinha,pelp lado utópico,que HH expressava, Mas no 2 turno,lava as mãos,claro .tacitamente apoiar o PT,depois de tudo que se passou!
E Alckimin,como cada dia fica mais claro,era uma candidatura indepentente!Apropiada para aquele momento!
Como se diz ,aqui no Rio,"tudo garganta",da boca para fora!
Como o PT se descrevia,em priscas eras!

janice disse...

Mas, Nariz? Essa sempre foi a posição do PT, quando oposição. Eles eram contra tudo. Eles queriam dar a impressão que não misturavam-se com os outros. Por isso é que essa petralhada está no poder. Por isso essa inversão de valores toda. Beijos

Joao Gomes disse...

Muito estranho, durante a campanha do primeiro turno a presidencia da republica, simpatizantes tucanos e a impressa(em sua maioria tucana, que tem saudades da ditadura militar), fizeram de tudo para o Psol crescer e garantir o segundo turno. Isto não quer disser que O Psol, que não apoiou o Lula, deveria apoiar O Alckmin(chuchu) no segundo turno. Alias, na região onde moro, Americana, todos que conheço que votaram em HH e Cristovan, optaram por Lula no segundo turno.
A escolha tem uma logica bem definida, eles moram em SP, conhecem o trabalho do PSDB, e tem senso critico para entender as "opiniões" emitidas por orgãos "isentos" da imprensa paulista. Agora os outros, que escolheram o Serra, agora estão vendo a verdadeira face deste pessoal(isto lembra FHC em 1999).

Quanto a presidencia da Camara, se não gosta de nenhum candidato, tem todo o direito de abster-se da escolha. Isto faz parte da Democracia, ou democraria é os outros votarem sempre em quem nos agradam?

Atilio disse...

O BOM DO REGIME DEMOCRÁTICO É QUE ELE ABRE ESPAÇO PARA AS DIFERENTES POSIÇÕES POR MAIS ESTRANHAS QUE SEJAM, PARA QUE SERVE UM DEPUTADO COMO JAIR BOLSONARO? APESAR DE TUDO MILHARES DE ELEITORES O APOIAM, E ISSO É IMPORTANTE NUM REGIME DEMOCRÁTICO.