domingo, 14 de janeiro de 2007

Paternidade

Em junho do ano passado, o ator Carlos Vereza deu uma entrevista polêmica a Jô Soares. Desde então - como ocorre a todos os que ousam se opor ao lulo-petismo - passou a ser uma das vítimas prediletas do apedeutismo militante.

Dentre as muitas e boas declarações do ator, uma em especial enfureceu as hostes seguidoras no "Noço Guia Geniau dos Povos". Não porque fosse uma novidade. Mas porque foi escancarada em um programa de grande audiência. Segue ela:

"O que era um grande líder metalúrgico transformou-se na glamourização do apedeuta, da ignorância. Lula é uma invenção da USP, da Unicamp e das comunidades eclesiásticas de base com o aval do falecido Golbery do Couto e Silva. Ele agora diz que nunca se fez no mundo tantos benefícios para o trabalhador como ele fez. É um delírio absoluto. É um megalômano."

Houve choro e ranger de dentes, seguido de uma verdadeira ofensiva viral na internet, através da qual os militantes da estrela tentavam (surpresa!) reescrever a história e desacreditar a versão apresentada pelo ator.

Pois a Folha de S. Paulo de hoje colocou uma pá de terra sobre tais impulsos revisionistas ao trazer uma matéria sobre o ex-governador Paulo Egydio Martins. Ministro da Indústria e Comércio do governo Castello Branco e governador de São Paulo durante o governo Geisel, Paulo Egydio lançará em março um livro de memórias sobre o período militar. Dentre as memórias, destaca-se a reveladora reação de Geisel quando Egydio, na qualidade de governador, empossou Lula na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo:

Geisel teria perguntado "o que deu na cabeça" de Paulo Egydio. Ele explicou que Lula era adversário dos comunistas. Geisel relaxou: "Mas eu não sabia que ele tinha derrotado os comunistas". Segundo Egydio, Golbery do Couto e Silva, da Casa Civil, manobrou para "atrair" Lula para a política. Golbery "temia Lula no sindicato" e "queria que ele fosse para a área política, porque achava que lá ele iria se esfacelar".

Eis, pois, a História do Brasil, tal qual Carlos Vereza a expôs naquela fria noite de junho último: Lula é cria de Golbery.

3 comentários:

Santa disse...

Nariz,

Eis aí a cria do regime militar para evitar Brizola. Não sabia Golbery que o "bicho de sete cabeças" daria a paternidade ao covil.

Bjs

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

isso é uqe se chama colocar os pingos nos iiis! Boa, querida NG, muito boa nota.

(estamos sentindo sua falta)

Dagoberto de Oliveira Martins disse...

Praticamente tudo o que tem de ruim no sistema politico brasileiro, hoje, é obra do Golbery.