quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Perderam o trem

O leitor João Gomes suplica, há dias, que eu fale daquilo que ele chama, de forma um tanto quanto aficcionada, de "buraco do Serra". Tentei explicar ao Gomes que o blog só existe para o meu bel prazer - e que aqui eu falo o que quero, quando quero e como quero.

Agora há pouco, o leitor Luis Hamilton veio defender a minha liberdade editorial - mas concluiu dizendo que eu não falo do acidente ocorrido no metrô de São Paulo porque, afinal de contas, o "buraco" é do Alckmin.

Ambos perderam o trem.


Na verdade, eu não falo do caso porque sou partidária de Faria Lima, prefeito paulista que, na década de sessenta, deu início aos projetos da primeira linha de metrô daquela capital - a "1-Azul". Deve-se considerar, também, que fiz boa parte da minha formação em escolas jesuítas. De modo que, pegando carona na onda petista de datar tudo em 500 anos, estou tentando poupar a Anchieta e a Manoel da Nóbrega, que tiveram a péssima idéia de fundar uma futura metrópole em solo tão instável.


Como vocês podem ver, tenho coisas a esconder e estou comprometida até o último fio de cabelo com esta história do metrô. Não me peçam mais para falar nisso.

11 comentários:

Ruy disse...

"Buraco do Serra". Então tá. Ao contrário do Reinaldo Azevedo, não defendo irrestritamente o Zé Careca e concordo com tudo o que você, Nariz, escreveu sobre (ou contra) ele aqui, desde a não-campanha para o Alckmin até a não-oposição ao PT.

Mas chamar o acidente do Metrô, acontecido SÓ NOVE DIAS depois de o Zé Careca tomar posse, de "buraco do Serra" é canalhice. So sorry.

Beijos pra você.

(N.G.: Ruy, não peça desculpas a mim . A expressão, um tanto quanto chula, tem sido utilizada por aqueles que, como o João Gomes, querem se apropriar polticamente da tragédia. Não é o meu caso. Um beijo)

Tambosi disse...

Mataste, NG!

Estou gargalhando no computador...

Bj

Luis Hamilton disse...

HUAUAUHAHUUHAUHAHU!

Tá certo, Nariz! Ainda bem que você reage com bom humor. Foi apenas uma provocação, como você claramente viu, mas sinto-me honrado pela citação.

Eu visito o seu blog diariamente, mesmo nem sempre concordando com você. Visito porque gosto do seu estilo, do que você escreve e porque, apesar de ter muitas idéias distintas, acho que sempre podemos crescer na divergência. Afinal, se você até cita o Mino Carta, é porque sempre algo de bom pode sair dos opostos, né?

Agora, quanto à provocação, o objetivo era esse mesmo, uma ironia. Longe de mim desrespeitar o seu espaço ou ficar pegando no seu pé só pra encher. Se bem que, de vez em quando, a bola fica quicando na área, com o goleiro caído...

Um abraço

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Nariz, você é sensacional!!!!!!!!!!!!!!!

marcos ramos disse...

Ô NG!!!

não dê corda pra petralha!!!

deixe que os defensores da SOC estrebuchem!!

quanto ao desabamento da estação do metrô, é interessante lembrar aos lullopetralhas que de buraco o lulla/pt entende muito bem.

fez uma operação quase tão cara quanto uma linha do metrô para tapar os buracos das estradas brasileiras e a única coisa que tapou, foi o caixa nas empreiteiras cumpanheiras.

ah, e morrem diariamente muito mais brasileiros nos buracos das estradas federais, do que o que aconteceu nesta lamentável tragédia.

bjos.

vlady oliver disse...

Nariz: Acho que a crise de vergonha na cara que assola o país tem pelo menos um lado bom; fazer com que as pessoas cristalizem suas opiniões e mostrem suas caras verdadeiras. Estou em Sampa, bem perto do buracão, e posso testemunhar a você que a conduta do governador frente à tragédia tem sido irretocável, o que deve empulhar os petistinhas. A tal ponto que o velhinho "sem luz", o Nobraite, foi capaz de afirmar que o homem levou seis horas para "dar uma passadinha" no local, esquecendo de dizer que aquele outro idiota estava na praia e lá ficou, como se Sampa fizesse parte de New Orleans, enquanto Brasília fizesse parte de Cuba. Você sabe o que penso do PSDB. Não estou aqui fazendo proselitismo. Concordo com sua análise da omissão de ambos os governadores tucanos, frente à militância da seita petistinha. Mas também sou adepto da coerência. Acho que há um componente que você não tem considerado adequadamente, embora não sirva como justificativa; a imensa egolatria de todos. Serra foi rejeitado uma vez pelos eleitores, que deram preferência ao bufão. Não quis voltar ao cadafalso e acho que, no lugar dele, eu ou você faríamos o mesmo. Instinto de preservação, que aumenta com a inflação do ego. Essa conversa de “estamos prontos a servir ao partido” é pra boi dormir. Meu irmão mais velho, certa vez, lembrou-me que houve aqui uma votação expressiva no hipopótamo “Cacareco”, para deputado estadual. Pois bem. Deviam ter feito um cercadinho e colocado o bicho lá, pra despachar. Quem sabe assim esse povinho estúpido não ia tendo uma aulinha de democracia ? Antes uma oposição esfarrapada que oposição nenhuma, não é mesmo ? Eu devolveria sua campanha com outro slogan : Ê, Ê, Ê, leva o NOBRAITE pra você !!!! Em Minas existe um paraditado que diz : Quem não tem cão, não caça com cachorro, he he he. Em política, assim como em jornalismo, meia ética é meia boca. Um beijo em seu nariz.

(N.G.: tudo certo, Vlady. Mas, pelo seu comentário, você acredita que eu critico Serra por ele não ter se candidatado a presidente. Não - até porque não acho que a decisão tenha sido dele. Criitico, sim, a postura dele em relação a candidatura Alckmin. Político que coloca vaidades e pirpaques pessoais acima dos interesses da nação, não merece confiança. Quanto à suposta briga entre Noblat e Azevedo, reocmendo cautela aos mais animados. Desde os primórdios da imprensa que este tipo de rusga atende a diversos objetivos - aumentar as vendas ou, no caso, a visitação de ambos os envolvidos, é um dos mais comuns. A época de férias costuma ser fraca. Acho que os meninos resolveram agitar as coisas.)

j disse...

Devo discordar de você, Nariz. O Noblat é petista, não tenho a mínima dúvida. Não é porque ele seja petista de carteirinha que ele não pode criticar o PT. Sim, ele critica. Aquela crítica que estapeia de leve e passa a mão na cabeça. O Reinaldo, realmente às vezes irrita na defesa de Serra, mas na maioria das vezes acerta. É mais ou menos a mesma coisa que dizer que Diogo Mainardi e Mino Carta brigam para obter mais audiência. Bobagem. Diogo sabe que o Mino tem muito mais audiência. Para ser mais exata é uma maioria bovina de 96%. É a maioria que sempre forma-se neste país. Eu disse país? Deixa pra lá. Isso aqui nunca foi um país.

(N.G.: "j", penso que você está comparando situações não passíveis de comparação. Não há ação judicial - nem motivos para uma - entre Reinaldo e Noblat ,como há entre Mino e Mainardi. Volto a dizer: esta rusguinha entre o do chapéu e o cabeça-branca - que, aparentemente, não quis sair pra dançar - é frescura para animar as torcidas. Ambos tem lá suas tendências políticas - seria anormal não tê-las. Mas são bons jornalistas, com qualidades diferentes e donos de egos espaçosos. É por isso que prestigio a ambos, sem me sentir obrigada a concordar sempre com eles ou a dar importância demasiada para os joguinhos de cena. Na verdade, eu acho engraçado como logo se apresentam voluntários para "escolher um lado" no pseudo conflito.)

j disse...

Não é questão de escolher um lado, Nariz. É questão de ser coerente. O Reinaldo Azevedo parece chato, prolixo feito mulherzinha, embora engraçado e pertinente na maioria da vezes. O Noblat vem com aquela "isenção" de butique, sem ser engraçado, mas escrevendo direitinho. Se é para defender um dos lados, prefiro o blog do Goiaba. Pode acreditar, na briga do Diogo com o Mino, muita gente grande pensa que é jogo de cena, até os processos. E eu sei que não é. Você sabe que não é. Mas acredito de verdade, que melhor mesmo é ouvir Grilo na Cuca com o Dudu França, o apogeu brega-chulé do Bananão. Isso sim, é edificante.

("J", mestre Goiaba não tem comparação - mas a onda dele é outra. E confesso que não entendi a quem você acha que falta coerência: a mim, ao Noblat ou ao Reinaldo? De minha parte, tenho certeza de que todos nós, em um momento ou outro, somos incoerentes - principalmente no calor da hora. Faz algum tempo que quero escrever sobre a "sacralização" de jornalistas blogueiros promovida por hordas de "comentaristas-fãs", que, na primeira contrariedade, viram desafetos. Há exemplos para todo o lado. Desconfio que, quando o fizer, entrarei para o caderninho negro de muitos. Mas que o assunto está caindo de maduro, está.

j disse...

Nariz, o "é questão de ser coerente" foi ironia, tá? E você tem toda razão. Só acho que quase sempre somos incoerentes. E antes que eu me esqueça, seu blog é um dos que menos cometem incoerências. E olha que dizendo isso, afirmo a você que não sou fã de ninguém. Nem do Dudu França. Um abraço da j.

Ruy disse...

Ei, querida, peraí. Deveria ter ficado claríssimo que eu NÃO estou pedindo desculpas a você -nem teria por que fazer isso, certo? O "so sorry" é para aqueles que usam a expressão "buraco do Serra", conscientes da canalhice ou não.

Fui mais claro desta vez? :)

Beijão!

Adalberto Braga disse...

Já viu que coisa? Nem mais o direito a um ponto final, uma pá de cal é dado a(o) cidadã(ão). Tá danado, tá ficando impraticável.
Eu, se fosse você, alegaria nestes casos chaaaatos, problemas com o blogger.