segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Que furo!

Vocês acompanharam nos jornais: Jorge Rebelo - diretor do BIRD (Banco Mundial) para o projeto da linha 4 do metrô de São Paulo, foi à imprensa negar que o banco tivesse exigido ou mesmo sugerido ao governo paulista a contratação das obras da linha 4 por meio do modelo "turnkey" (preço fechado).

A declaração colocou em maus lençóis o ex-governador Geraldo Alckmin, que havia declarado que o modelo fora adotado por "exigência ou por recomdenação do Banco Mundial" - ele não estava bem certo se uma ou outra coisa.

Em e-mail à Folha de S. Paulo, Rebelo rechaçou que o Bird tenha "exigido" ou mesmo "sugerido" ao Estado ou à direção do Metrô a adoção do método "turnkey".

Bem, há quem não goste de engolir declarações sem checar a veracidade das mesmas.

Lendo, pois, o relatório do BIRD assinado pelo Sr. Jorge Rebelo, encontramos trechos onde a instituição não só sugere como recomenda o modelo "turn key". Seguem os trechos mais significativos, com sua respectiva tradução.

(…)The project will have the following impacts:

(b) Direct Fiscal Effects. The Bank's support for the turnkey contract with PSP of this Greenfield construction project in Brazil should generate significant fiscal savings over the equivalent public-sector-only project of about US$200 million over the next 6 years. There will be no operating subsidies since this is a positive concession.(…)

O projeto terá os seguintes impactos:

(...) Efeitos Fiscais Diretos. O suporte do Banco ao contrato turnkey com PSP (Participação do Setor Privado) neste projeto de construção de novas instalações no Brasil deve gerar significativa economia fiscal sobre o projeto somente do setor público equivalente, de cerca de U$200 milhões, durante os próximos 6 anos. Não haverá subsídios operacionais, considerando que é uma concessão efetiva.(...)

(…) The Bank project team and IFC (International Finance Corporation) staff reviewed several options to structure this project including:

A equipe de projetos do Banco e o IFC (International Finance Corporation*) analisaram diversas opções para estruturar este projeto, incluindo:

a) a single Build-Operate-Transfer (*) type bid with all infrastructure, equipment and operating concession included;

a) Um tipo de licitação única Build-Operate-Transfer (BOT) com toda a infra-estrutura, equipamento e concessão operacional incluídas;

b) two bids: a turnkey bid for the infrastructure and fixed installation systems; and a second bid for the operating concession with provision of rolling stock and other systems by the private sector;

b) duas licitações: uma licitação turnkey para infra-estrutura e sistemas de instalações fixas, e uma segunda licitação para a concessão de operação, com provisão da estrada de ferro e outros sistemas pelo setor privado;

c) an Installment model which would consist on a turnkey project financed by a public-private partnership but operated by METRO, with conditionalities on METRO's working ratio;

c) um modelo de parcelas que consistiria em um projeto turnkey financiado por uma parceria público-privada mas operado pelo METRÔ, com condicionantes baseadas no índice de operação do METRÔ;

and d) a traditional procurement with several bids for each main component and support from export credit agencies.

E d) uma aquisição tradicional, com várias licitações para cada componente e suporte de agências de crédito de exportação.

After a long discussion of the advantages and disadvantages of each alternativa and analysing the market conditions, alternative b) was considered the most cost-effective and viable to secure the highest private sector participation in the project without jeopardizing its main objective.Após longa discussão sobre as vantagens e desvantagens de cada alternativa, e analisando as condições do mercado, a alternativa b) foi considerada a de menor relação custo-benefício e a mais viável para assegurar a mais alta participação do setor privado no projeto, sem prejuízo de seu objetivo principal.(...)

Conclusão

Jorge Rebelo não deveria disparar e-mail para a imprensa negando que seu relatório recomendara o modelo turnkey, antes de reler o dito cujo. O assunto é sério, envolve vítimas e não pode ser tratado com tal desleixo - ou, em hipótese pior, com o intuito de servir a uma certa facção partidária que anda ocupada em destruir a imagem de uma gestão que garantiu-lhe a eleição no primeiro turno.

Geraldo Alckmin continua mal assessorado. Era tarefa urgente dos que o rodeiam - e não de blogueiros - passar o domingo mastigando o relatório assinado por Rebelo. Ou Alckmin se livra dos incompetentes que o cercam ou, como dizem os petistas, não se elegerá mais nem para prefeito de Pinda.

Tradução: Kika Albuquerque

14 comentários:

Hugo A-go-go disse...

Alckmin continua mal assessorado e mal filiado.

Ângelo da C.I.A. disse...

Que furo mesmo, NG. Meus parabéns por ter ido fundo na matéria!
Você matou a charada quando escreveu: "(...)com o intuito de servir a uma certa facção partidária que anda ocupada em destruir a imagem de uma gestão que garantiu-lhe a eleição no primeiro turno."
Na mosca!
E, como disse o Hugo, Alckmin tá mal filiado MESMO!!!

Degauss disse...

After a long discussion of the advantages and disadvantages of each alternativa and analysing the market conditions, alternative b) was considered the most cost-effective and viable to secure the highest private sector participation in the project without jeopardizing its main objective.Após longa discussão sobre as vantagens e desvantagens de cada alternativa, e analisando as condiões do mercado, a alternativa b) foi considerada a de maior relação custo-benefício e a mais viável para assegurar a mais alta participação do setor privado no projeto, sem prejuízo de seu objetivo principal.(...)


OBS: No tradução acima há um equívoco. A tradução correta do termo "most cost-effective" é: "a de menor custo". Como aproximação, em seu lugar, pode-se utilizar a relação custo-benefício. Neste caso, entretanto, a tradução correta seria: "a de MENOR relação custo-benefício" ou, se preferir, "a de MAIOR relação BENEFÍCIO-CUSTO"

Aluizio Amorim disse...

Nariz: no meu modesto modo de entender, Alkmin está fora. Aliás, todos estão fora. O PT, com uma oposição merreca e oportunista, não sairá mais do poder pelos próximos anos. A responsabilidade da permanência dos petralhas no poder é dessa oposição traidora. O episódio da eleição da Câmara é emblemático. Reingressamos num longo e tenebroso período de trevas.

Julia disse...

Sem dúvida Alckmin está mal assessorado, ao contrário de você, super bem informada.




Parabéns pelo big furo!!!!

Coronel disse...

Nariz Gelado:

É isso aí. O escorpião José Serra continua fazendo de tudo, como fez durante as eleições, para destruir a gestão de Geraldo Alckmin. Este senhor só pensa nele mesmo. Arrogante, mal intencionado e péssimo brasileiro, não é capaz de erguer um dedo para defender quem lhe garantiu a eleição. E lá vou eu de novo:

PT, LEVA O SERRA PRA VOCÊ.

Coronel disse...

Nariz Gelado:

Para quem quiser ler o documento completo, pode acessar:

http://www.bancomundial.org.br/index.php/content/view_projeto/557.html

Ao lado, em PDF, está o arquivo " Project Appraisal Document", com todas as informações.

Boa leitura, principalmente para os assessores fajutos do Geraldo Alckmin que, ao que parece, já estavam comendo na mão do Serra desde as eleições. Bando de traíras!!!

Um beijo

Coronel

Dr Evil disse...

Eles querem achar assunto com o buraco de qualquer jeito. Mesmo com mentiras. Enquanto isso os buracos das Br's continuam nos mesmos lugares, sem que nada seja feito, matando gente todo santo dia.

Gili disse...

Nariz,

A falta de interesse (seria isso?) em desmentir Rebelo com seu próprio relatório não prejudica apenas a Alkmin. Mancha, primeiro, a credibilidade de todo o PSDB e, em seguida, a partir do furo dado por vc, mostra a incompetência do partido.

Lele Carabina disse...

Estamos bem de oposição hein... mas estou tão cansada, trabalha-se muito para ver esse circo. Desculpe, é que o tal do PAC ainda está na minha goela, o sapo não quer descer.
Abraço.

Soube? disse...

Mais uma vez!
Geraldo tinha razão...

marcelo disse...

estão doidos para crucificar o governo anterior e se possível, o atual.

relatório da cipa enquadrado como laudo.

para quem não conhece o Brasil e os petistas, parece brincadeira.

Adalberto Braga disse...

Dez, nota 10.
Cuidado para que não lhe peguem para cargo político ou público, resista até o fim, mesmo que o prometido seja o Ministerio da Educação com direito a mandar fechar uns ministérios imprestáveis (Ministério da Pessoa Humana, Reparação Racial, Coordenação Política,Integração Regional,"Dos Cumpanheiros sem Mandatu"...)e ao maior orçamento da União.
A propósito, o termo "turnkey" teria uma tradução mais fiel como "obra pronta" ou melhor ainda, "na entrega das chaves", o que não tem vinculação alguma com o preço da obra. Este termo refere-se unicamente a quando será paga a obra; quando concluida e entrague ao cliente.

Filipe disse...

De qualquer forma, mesmo que eles fossem à mídia com o documento, o máximo que conseguiriam seria uma manchete como "assessores de GA reafirmam que foi recomendação do banco mundial" ou algo do gênero. Nossa imprensa abriu mão há muito tempo dos fatos e se limita ao diz-que-disse...