quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Um ano e cinco meses antes daquele café em Lisboa...

(...)

O SR. DEPUTADO JAIRO CARNEIRO - V.Exa. conhece o Sr. Marcos Valério de Souza? Como e quando o conheceu? Que tipo de relação tem ou teve com ele?

O SR. DEPUTADO JOSÉ DIRCEU - Eu conheço o Sr. Marcos Valério. Não me recordo onde o conheci, em alguma atividade social. Não tenho relação pessoal com ele de amizade, não tenho nenhuma relação com ele de Governo. Ele esteve na Casa Civil acompanhando a diretoria do Banco Rural e esteve mais uma vez na Casa Civil - esteve duas vezes na Casa Civil -, e não é fato que eu me comunicava com ele por telefone. No sigilo telefônico dele e meu, isso vai ficar registrado. Nunca tive relação com ele para além dessa relação.

O SR. DEPUTADO JAIRO CARNEIRO - E nunca houve conversas de V.Exa. com o Sr. Marcos Valério por telefone?

O SR. DEPUTADO JOSÉ DIRCEU - Não posso dizer isso. Estou dizendo que não tinha contatos telefônicos com ele regulares, que eu não tinha relação com ele regular, que eu não tinha nenhuma relação pessoal de amizade com ele, muito menos de qualquer tipo de tratamento que não fosse a ida dele à Casa Civil e os meus encontros sociais com ele, coisa que ele confirma nas declarações dele.

(...)

O SR. DEPUTADO JAIRO CARNEIRO - Conforme notícia veiculada no jornal Correio Braziliense de 1º de agosto, o Sr. Marcos Valério teria feito dois telefonemas, logo depois da posse do Presidente Lula, para atender a pedidos pessoais de V.Exa.: o primeiro, para o Presidente da Brasfrigo e principal acionista do BMG, Flávio Guimarães, tendo como objetivo obter emprego para uma de suas ex-mulheres, a Sra. Ângela; o segundo telefonema, para José Augusto Dumont, ex-Presidente do Banco Rural, com o objetivo de conseguir um empréstimo para a compra de um apartamento para a mesma senhora. Segundo o jornal, ela teria conseguido o emprego na única agência do BMG na Capital paulista e um empréstimo em valor superior a 200 mil reais, ou inferior. V.Exa. confirma essas informações como verdadeiras?

O SR. DEPUTADO JOSÉ DIRCEU - Sr. Relator, o Banco Rural não confirmou a informação de que o Sr. Marcos Valério pediu um empréstimo para a Sra. Ângela Saragosa, minha ex-esposa. O BMG confirmou que ele pediu, mas que ela passou por um processo de seleção e exerce a função no banco. A nota - e depois vou enviar uma cópia da nota - da Sra. Ângela Saragosa, ela é auto-explicativa. Eu não tive participação; não solicitei e não tive participação, nem na venda do apartamento, nem no empréstimo e nem no pedido de emprego e na seleção que foi feita no BMG. Eu vou enviar a nota depois. A nota é pública, já foi publicada em praticamente todos os meios de comunicação do País.

(...)

O SR. DEPUTADO JOSÉ DIRCEU - (...) E, por fim, quero dizer, Sr. Presidente, que esse caso da Brasil... da Itália Telecom, da Portugal Telecom é muito grave. Porque, veja bem, o Deputado Roberto Jefferson vem aqui, joga uma acusação no ar e eu fico acusado. Veja bem: "que eu chamei o PT e o PTB e organizei algum negócio escuso com a Portugal Telecom". Olha a irresponsabilidade! As empresas investem no Brasil. O Brasil tem credibilidade internacional. Quer dizer que o Ministro-Chefe da Casa Civil... E disse que eu falei com o Presidente da República, levei a Portugal Telecom ao Presidente da República, quer dizer, envolvi o Presidente, de certa maneira, nisso. O que eu posso afirmar? Primeiro, que eu fico indignado. Segundo, que não é verdade. Não é verdade. O senhor está mentindo! Eu não fiz isso. E falo com tranqüilidade e serenidade. Não fiz isso. Quero dizer ao País que não fiz isso, como muitas das acusações que ele me faz.

(...)

DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA - (...) Eu quero aproveitar a oportunidade para mencionar que o Blog do Noblat acaba de dizer que foram a Portugal Marcos Valério do PT, ou seja, pelo PT - imaginem: Marcos Valério pelo PT! -, e Emerson Palmieri pelo PTB, que viajaram no início deste ano a Lisboa para tentar obter recursos junto à Portugal Telecom e outras empresas portuguesas. V.Exa. sabe inclusive da entrevista dada pelo ex-Ministro Mexia, se não me fala a memória, num jornal de Portugal, onde ele diz ter recebido o Sr. Valério.

(...)

O SR. DEPUTADO JOSÉ DIRCEU - (...) O Deputado traz de novo a questão da Portugal Telecom à tona. Eu repito: eu não posso reconhecer um erro de algo que eu desconheço, não participei, certo?. Não posso. O Deputado Roberto Jefferson traz aqui, no Conselho de Ética, uma informação. O Deputado José Carlos Aleluia acrescenta outra informação. Isso precisa ser investigado, precisa ser apurado. Agora, eu, como Ministro-Chefe da Casa Civil, não participei de nenhuma reunião com a Portugal Telecom, de nenhum... Não tomei nenhuma decisão que encaminhasse qualquer negociação sobre qualquer fato, sobre qualquer objeto, certo? Eu falei que eu era Ministro-Chefe da Casa Civil. Eu não participei, certo? É preciso ouvir a Portugal Telecom, é preciso saber em nome de quem viajaram esses senhores, qual foi a participação que teve o PT nisso, e aí apurarmos, mas eu não...

(Fonte: Conselho de Ética e Decoro Parlamentar- Audiência Pública - N°: 1049/05 - DATA: 2/8/2005 - Depoente/Convidado: José Dirceu - Deputado Federal )

Então é isso

Depois que uma relação meramente burocrática e um tanto superficial - já que um nunca sabia o que o outro andava fazendo da vida - colocou Marcos Valério e José Dirceu a frente de Conselho de Ética da Câmara, a amizade de ambos aprofundou-se.

Unidos, pois,na adversidade, eles agora foram desfrutar, conforme nos avisa o petista Mino Carta, de um café da manhã em Portugal - a capital européia para a qual, no passado, diz-se que o PT mandou Valério representá-lo numa negociação. Tudo, é claro, sem o conhecimento de José Dirceu, à época estrela máxima do PT e principal ministro do Governo Lula.

Meu Deus, que crianças maldosas são vocês, leitores!

9 comentários:

jml disse...

É como diz aquela velha música: "coincidências, nada mais..."

Ou ´´e como se diz: nada melhor que uma grande adversidade para criar uma maior ainda amizade (rs)

O Editor! disse...

NG,

Isso é lead. Depois de ficar um tempão contabilizando vítimas do buraco do Metrô aqui de SP (Hoje retiraram o corpo da 8003654ª vítima...), bem que os jornais poderiam ir atrás disso.

E a oposição? Não grita? Não fala? Seremos eternamente o país dos "Monólogos do PT"?

Beijos,

O Editor!

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

É mesmo. Como somos maus...Dois cidadãos brasileiros se encontram no exterior, onde estão a passeio: nada mais natural que, saudosos de casa, tomem o café da manhã juntos.

A única coisa que os une é esse sentimento de amor à Pátria, além, naturalmente, da SOC e desse delicioso café no Hotel Pestana, um 6 estrelas de Lisboa.

Claro que tudo isso segundo notícia do grande jornalista petista Mino Carta.

Joao Gomes disse...

Nariz,

Me diga uma coisa, vc não tem nada a dizer sobre o buraco do Serra?
Será que a falta de inteligencia e argumento impele algumas pessoas à falar mau do governo Lula sem apresentar qualquer evidencia de um bom governo tucano?(gostaria que qdo vc falar alguma coisa mostre numeros e estatisticas,pois isto comprovaria a eficacia do artigo, falar por falar não prova nada) Talvez não consigam falar bem dos tucanos, ai, tentam falar mau do Lula.
Conseguem até elogiar os nazistas do PFL.
Parabens a todos!!!!!!!!!!!!!!!!

(N.G.: João Gomes, eu não sei se você entende o conceito de blog - talvez o Zé Dirceu possa lhe explicar. Não tenho chefes nem patrões. Aqui eu falo sobre o que eu quero, como eu quero e quando eu quero. Se você tem fixação no buraco Serra, faça um blog sobre isso. Faça um blog sobre todos os orifícios da oposição, se achar que o assunto vale. De resto, você sabia que acusar alguém de nazismo - principalmente membros de todo um partido - está dando cadeia?)

Hugo A-go-go disse...

O "macho alfa" da petezada desmentiu o porta voz do PT. Com certo atraso diga-se. Deve ter checado primeiro se havia alguma foto. Isso está com cheiro de denúncia antecipada para esfriar matéria da VEJA.

Luis Hamilton disse...

Nariz,

Você tem toda razão na sua resposta ao João Gomes. O blog é seu, você fala o que e como quiser, limitada somente pelas leis do país.

Mas, como eu sei que você não tem motivos para poupar o Serra de nada, não posso deixar de pensar que sua decisão de não falar do buraco tem tudo a ver com o fato dele ter sido cuidadosamente escavado durante todo o governo Alckmin.

Só um pensamento...

Abraço

inconformado disse...

Estes petralhas não fazem outra coisa na vida, também com excelentes salários pagos por nós!!
Já encontraram uma maneira de driblar o "careca",
sobrou para a Globo...


24/01/2007 17:39

Falei com Dirceu

Falei com José Dirceu. Está em Lima, encontrou-se com Alan García de manhã, preparava-se a almoçar em recanto promissor. De fato, estava de bom humor. Já lera meu post de hoje e disse ter por mim grande antigo respeito. Confirmou a visita a Portugal no começo do mês, a trabalho, e declarou ter vasculhado a memória para localizar alguém parecido com Yul Brinner, perdão, com Marcos Valério, entre as pessoas que estiveram com ele. O único calvo, mas procurado como amigo, foi Toninho Drummond, da Globo, que vive entre Brasil e Portugal e é casado com uma portuguesa.

(N.G.: qual é o link?... Postem com o link, é o que eu sempre peço)

Confiança disse...

Mais estranho ainda,é o MC,cita e narrar o episódio,no blog dele.

''weary,very weary,kind of spooky!"

Abraços

Nina disse...

Eu detesto usar esta expressão: eu não disse? (Mentira, eu adoro falar isso, rsrsrs). Ambos, Dirceu e Valério nunca saíram de cena. A Granja do Torto fica no meu caminho, eu que o diga quantas vezes vi, depois de oficialmente afastados dos holofotes, visitas normalmente quartas a noite. Sempre falei e repeti que as ligações imorais continuam, agora até com mais liberdade.

O carequinha espalhou uma verdadeira frutaria em Brasília - se juntar tudo dá suco pra exportar pro Tio Sam.

E eu ainda acho: um faz jogo pro Chignalia, outro pro Rabelo. Sob a aprovação do mesmo sujeito.

Esses petistas têm formação de bolcheviques e treinamento de guerrilha colombiana. Não é fácil acompanhar a movimentação dos seus tentáculos nos túneis do submundo político. Às vezes, só se misturando um pouco para ao menos, neutralizar.

Um dia descobriremos uma vacina...

(Em tempo: essa do leitor que tem "fixação no burado do Serra" é de matar de rir. Eu necessitada de uma boa gargalhada, me acabei.Você agora é a responsável por eu não segurar um ataque de riso cada vez que topar com a carinha do dito cujo governador por aí...Me lembrou uma outra história: "E aí, governador, qual é a do buraco?" Putz!!! Salvou meu dia!)