segunda-feira, 16 de abril de 2007

Estranho e irreversível

O ataque na Virginia Tech difere um pouco da ação usual dos franco-atiradores norte-americanos. Não só pelo número de mortos mas, em especial, porque aconteceu em duas etapas: por volta das 7:00 da manhã, ocorreu um primeiro ataque em um alojamento. Duas horas depois, quando tudo parecia resolvido, novo ataque - agora vitimando 30 pessoas.

Embora as autoridades tenham descartado evidências imediatas de um ataque terrorista, até agora não revelaram a identidade do assassino - que parece ter se suicidado ou das vítimas. É uma morosidade incomum para os americanos. Por outro lado, alunos disseram à CNN que, nas últimas semanas, o campus teria recebido várias ameaças de bomba.

Só por curiosidade, fui dar uma olhada nos programas de intercâmbio da Virginia Tech. Pesquisei, também, o calendário de atividades culturais da semana. E, estranho, descobri que esta é justamente a semana de encerramento do Mês da Consciência Judaica. Clique aqui para ver a programação. Também é bom lembrar que hoje a comunidade judaica comemora o Dia do Holocausto - memória aos judeus mortos durante a Segunda Grande Guerra.

A hipótese não pode ser de todo descartada. Ainda assim, caso se confirme um ataque terrorista, creio que as autoridades americanas terão muito cuidado antes de revelar tal coisa. Para começo de conversa, isto obrigaria o governo a uma revisão dramática dos programas de intercâmbio universitário - questão que já provoca, há algum tempo, muita gritaria entre os jovens americanos.

3 comentários:

Ligia disse...

Tinha lido teu post e agora leio que uma das vítimas é um sobrevivente do holocausto, provavelmente um dos professores , quanta coincidência não?

Ligia disse...

Desculpa Nariz!
Agora que fui ler toda a notícia, corri para comentar sem ter lido antes, claro que era um professor e ainda conseguiu salvar alguns, gostei do currículo dele e foi uma pena ter morrido, e ainda conseguiu salvar alguns. Olha a foto, ele tem um olhar bom, que tristeza para a família.
Tristeza para todos parentes dos mortos é claro mas este caso tá bem estranho e acho que teu raciocínio está certo.

Marcelo disse...

Acho que você 'viajou' na teoria.

Estão criando tempestade em balde d'água. Nenhum terrorista seria burro o suficiente pra sair matando gente com uma pistolinha ridícula. O negócio deles é bomba, explosivos, veneno, coisas do gênero. Fica muito mais fácil matar e mais difícil ser interrompido.

E tudo isso por que tinha um sobrevivente do holocausto. Nada a ver! Tem lugares com muito mais sobreviventes por metro quadrado.

[]´s