segunda-feira, 9 de abril de 2007

Faltou talento

No início de março, a Dolce & Gabbana retirou das ruas sua última campanha. Pesava, sobre a grife, a acusação de que estaria incentivando a violência contra a mulher. Foi apenas um round mais ruidoso entre Domenico Dolce e Stefano Gabbana e os movimentos dos direitos humanos. Já se acumulavam, há algum tempo, os protestos contra os anúncios da grife, que andava usando, com certa freqüência, imagens de submissão feminina em suas campanhas.

dolce.jpg

Dolce & Gabbana: ambigüidade e polêmica.

Na época do recuo da D&G, não cheguei a escrever sobre o tema. Conversando com amigos, porém, levantei dois pontos: o primeiro, é que a imagem utilizada poderia não necessariamente representar violência, mas fazer uso do próprio imaginário feminino. Sim, minhas queridas ... A imagem acima pode não fazer parte do meu ou do seu imaginário sexual mas, desde a década de 1970, quando Shere Hite publicou seu polêmico relatório, sabe-se que ela encontra eco, enquanto fantasia, junto a um número significativo de mulheres. Inverta-se a coisa - colocando um homem na posição da modelo, sob olhar de um grupo feminino - e o elemento "violência" simplesmente desaparecerá junto com os protestos. Isto nos dá bem a medida de que o anúncio chocou muito mais pelo que sugeria a respeito do comportamento sexual feminino do que pela suposta carga de violência contida na mensagem.

O segundo ponto que levantei à época é que marcas de moda vivem de conceito e exposição. Quando uma grife ganha espaço na mídia mundial, tornando-se foco de uma polêmica, seus donos podem se dar por satisfeitos. É o tal ditado: "fale bem, fale mal, mas fale de mim". E há um segundo, tão velho quanto este, que avisa que "em propaganda nada se cria - tudo se copia". Não demorou para este último se concretizar em terras tupiniquins.

É assim que, folhando a Veja desta semana, me deparei com o anúncio da MTV. Dois bonecos ( Barbie e Ken?) protagonizam uma cena que é só violência: nua, ela é arrastada por ele na direção de um forno. Para melhor esclarecer, a chamada avisa: "Uma diva da música. Um astro de Hollywood. Um dia, ele colocou a cabeça dela em um forno ligado." Em seguida, somos avisados de que duas vezes por semana, a MTV conta "as melhores e mais divertidas histórias da música".

dolce2.jpg

MTV: só mau gosto.

Ao contrário do que acontecia no anúncio de Dolce & Gabbana, aqui não há margem para dúvidas: é crueldade explícita, sem qualquer encanto, que a utilização de bonecos não pôde amenizar - ao contrário, parece que deixou a coisa ainda mais tétrica. E é crueldade aprovada: colocar a cabeça de uma mulher dentro de um forno ligado é "uma das melhores e mais divertidas histórias da música".

É provável, muito provável, que tanto agência quanto o anunciante estejam atrás de polêmica. Não raro, a MTV brasileira, na sua busca incessante por vanguardismo - que, de resto, costuma ser a pedra de toque das marcas voltadas para o público jovem - peca pelo mau gosto. Talvez eles queiram mesmo provocar protestos - algo assim como aquela ameaça de boicote sofrida pela Dolce & Gabbana, que possa lhes render algumas páginas na imprensa. A diferença crucial é que, neste caso, faltou sensibilidade, classe e magia - o que significa, em última análise, que vai ser difícil encontrar quem os defenda.

7 comentários:

Stefano disse...

Cara NG


A MTV só não é pior porque sua audiência beira o ridículo. Politicamente correta, homogeneamente esquerdista ("social"), não passa de uma TVE com piercing.


(Atualmente a MTV veicula o seguinte video, "Quebrada MTV": skatistas, à noite, fazem com gasolina uma barreira de fogo numa rua e a brincadeira é atravessá-la sobre seus skates...calças e luvas chamuscando,gritinhos ao fundo...e acaba assim. Sem explicação, sem advertência. A tal da "quebrada".)

O Editor! disse...

NG,

Concordo totalmente com você e com o Stefano...

O problema da MTV brasileira é que é um grupo de "adolescentes velhos" que querem ser modernos, "hypados", e lideram um grupo de adolescentes que querem ser revoltados contra o sistema (esse sistema que lhes paga casa, comida, carro e faculdade), e blá, blá, blá...

É o mesmo papinho de 20, 30, 40, 50 (...) anos atrás, com os filhos querendo contestar os pais. O único problema é que eles estão abraçando uma teoria política que não é mais revolucionária, pelo contrário, é um ideário que foi testado e rejeitado por praticamente todos os países que o testaram, sendo que a grande queda ocorreu em 1988, quando eles mal tinham saído das fraldas (quando muito).

Ou seja, são garotos, revoltadinhos, bravinhos com a vida, nervosinhos e pseudo-socialistas, pois não sabem o que é isso, nunca leram um livro de doutrina socialista, nunca leram nada a respeito do comunismo, nunca se educaram sobre aquilo que fingem defender. (Ok, talvez tenham lido a "Caros Amigos" ou a "Carta Capital", hehehe.)

É deprimente.

É isso que a nossa juventude aspira ser. Rebolar como a Cristina Aguilera, ser mau como o Eminem e ganhar dinheiro como o 50 cent... E fingir que é tudo isso "contra o sistema". Que ganha dinheiro apesar do sistema e não por causa dele.

Fight the power, you know?

Beijos,

O Editor!

Zé Melo disse...

Cara Nariz Gelado, amigos, por favor dêem uma olhada em minha campanha contra a CPMF!

http://traveler.com.br/blogs/ze/?cat=16

Leiam por favor os argumentos, percebam o descalabro que esse imposto representa!

Por favor, usem os gráficos que criei aqui. Não precisa dar crédito, basta divulgar essa idéia, basta movimentar contra esse tipo de lei. Acho sinceramente que esse Congresso e esse governo pensam que somos idiotas completos, pensam que somos um bando de otários a serviço da pouca vergonha deles.

Ajudem! Protestem! Não precisa dar crédito, mas movimentem os amigos em torno disso. É o máximo que podemos fazer na democracía.

http://traveler.com.br/blogs/ze/?cat=16

Atenciosamente,
José Melo

Julia disse...

NG, penso ser importante que o maior número de pessoas possível tome conhecimento disso:

DIVULGUEM, repassem para sua lista de e-mails.

Governo esconde direito a saque do FGTS

O pessoal do Lula teme que, com os saques, se esvaiam os recursos que pretende usar para o PAC

Cláudio Humberto

Marcos V disse...

NG

A MTV é uma fábrica de lixo.

Renato U Souza disse...

Olá Nariz Gelado

Só escrevi para lembrar que o relatório Hite, como costuma acontecer em trabalhos escritos por esquerdistas, é uma fraude. A autora simplesmente não respeitou as mais simples regras da ciência estatística. O que, é claro, não anula seu argumento (realmente há mulheres que tem fantasias assim).

(N.G.: Oi, Renato. acho que é menos. Há cotrovérsias. Assim como há esquerdistas que não fraudam - seu pecados são outros - e direitistas que fraudam. Um braço.)

deyvison disse...

Ola,

não assisto tv, não tenho muito tempo para isso, mas quandoda um tempinho la estou eu e acabo não vendo nada, pois trabalho com publicidade e quero ver tudo ai já sabe, zaaaaaaaping.
legal, mas não estou aqui para me apresentar rs, acho, quie estou dentro desse contexo "jovem" e o pouco que vejo da mtv, metade eu gosto metetade não, pode ate ser que impere esse espirito revoltadinho, mas uma coisa, não pode sernegada, eles fazem o que muitos gostariam de fazer, não tem rabo preso e por isso podem atacar os politicos (não to falando de situação, oposiçaõ ou um partido ou outro), no geral todos e isso é so um ex ... então acho que ate aceito ter os revoltadinhos, se é esse o preço que tenho que pagar .. é valido .. e em termos de publicidade essa camapanha tambem axei fraca, maaaaas muitas deles são MARAVILHOSAS...
foto das torres gemeas pegando fogo ao fundo, em primeiro plano uma criança sentada, texto ao lado das torres: 2863 mortes, ao lado do garoto: 824 milhoes de pessoas subnutridas no mundo. em baixo, O mundo unido contra o terrorismo. Deveria fazer o mesmo contra a fome.

(N.G.: acho que nem precisa perguntar quem criou, não é mesmo, deyvison?)