terça-feira, 3 de abril de 2007

Os idiotas

É noite de sexta-feira. Você já está há cinco ou seis horas no aeroporto e nada de chamarem seu vôo.

No balcão da companhia aérea, tudo o que lhe dizem é que há um problema em Brasília. Não, eles não sabem lhe dizer se o seu vôo vai sair hoje. Também avisam que é melhor você não deixar o aeroporto porque eles podem chamar para o embarque a qualquer momento. Falando mais alto para se fazer ouvir, pois já há passageiros aos gritos no balcão ao lado, a atendente lhe aponta a imensa fila onde estão distribuindo o famigerado vale-lanche.

Você suspira irritado. Esta bagunça já vem desde outubro - e, aqui, pouco importa se você sabe porque viu na TV ou porque já é a décima vez que se torna vítima da coisa. No momento, tudo o que você pode fazer é ligar para quem o está esperando no local de destino e avisar do atraso. Do outo lado da linha, porém, quem o espera informa que a coisa vai demorar: os controladores de vôo estão em greve e os principais aeroportos do país estão fechados para decolagem. É quando você é cegado por uma luz. No segundo seguinte, um repórter coloca um microfone à sua frente e pede declarações sobre a situação.

E o que você faz? Você reclama da falta de informações, da fila do lanche, dos compromissos e negócios que vai perder, da incerteza de embarcar ou não, da possibilidade de fazer novas e imprevistas despesas de hospedagem... Você, enfim, reclama de quase tudo. Mas, coisa impressionate, por mais que você já esteja informado de que é uma greve - o velho problema, pois, que se arrasta desde outubro - , você não lembra de cobrar a fatura a quem de direito: não fala do governo, não cita o nome do presidente Lula, não cobra uma solução. Dias antes, o responsável pela coisa invadiu a TV da sua casa prometendo colocar um prazo para o fim da bagunça e, agora, diante da imprensa, tudo o que você consegue fazer é choramingar o lanchinho.

Ok, você pode ser apenas um idiota. Mas, me responda uma coisa: de quantos idiotas se faz uma multidão aprisionada em aeroportos? E por que só eles são ouvidos pelos repórteres? Você não acha que há, engavetados nas redações das nossas redes de TV, depoimentos de não-idiotas que, por um mistério qualquer, não foram levados ao ar?

Este post é uma homenagem ao Soube, que levantou esta questão no último domingo.

10 comentários:

Lefebvre disse...

Ué, a resposta é simples.

Essa gente só tem voz ativa sobre política nas pesquisas de intenção de voto e no dia da eleição.

Sem contar que tem muito jornalista xinfrim trabalhando por aí.

Marcos V. disse...

NG

Você e o Soube tem razão. Aquela confusão toda e ninguém deu entrevista criticando diretamente o governo? É muito estranho sim. Deve ter quilos de depoimentos chaveados nas redações.

AlexDg disse...

Nariz.

Se alguem chamar a atenção para o fato de Lula ser responsavel pela bagunça, se lembrar aos demais o sorvedouro de verbas publicas que foi a gerencia da INFRAERO no primeiro mandato do molusco, será sumariamente censurado pela propria TV.

Nem esse nem qualquer outro dos crimes perpetrados pela quadrilha hoje no poder, aliada aos velhos "donos do Brasil", será punido.
Muito pelo contrario, enquanto setores basicos da economia chafurdam na desorganização, a turma la de cima só se preocupa na divisão do butim resultante da ultima vitoria eleitoral.

Nao ha mais duvidas: Lula uniu o lixo com o esgoto.

Amoedo disse...

Acho que esta crise vai engrossar muito mais do que a imprensa papagueia por aí.

Dê uma olhada no Clube dos Militares da Reserva da Aeronáutica:

http://www.reservaer.com.br/introducao/avisos/impunidade.html

Acho que isso pode render um processo de impeachment.

(N.G.: duvido. Este papo de impeachment é que pode render a nossa própria versão de Hugo Chávez. )

Malu disse...

Só não podemos nos esquecer que o supremo chefe das FFAA é o Exmo. Sr. Presidente da República. Por que a mídia ainda não se manifestou neste aspecto?

Ângelo da C.I.A. disse...

O que Soube escreveu e você assinou embaixo me fez lembrar... Sabe quando Bush esteve no Brasil? Pois então, não faltaram entrevistas com "populares" e "motoristas" a reclamar de Bush pelo trãnsito daquele dia. E olha que o trânsito nem estava pior do que esteve ontem, por exemplo. Mesmo assim foram lá os repórteres a correr atrás de aspas de populares. Já agora, nadinha, nadinha de nada... Realmente estranho!

Dr. K disse...

Resposta:

http://koenigsberg.wordpress.com/2007/01/11/microfascismos/

;)

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Amigo Ângelo da Cia, não é estranho quando nos lembramos que as redes de TV foram contempladas com a escolha do padrão de TV digital.
- É!
- Eu lembro, e ainda vemos os lulo-petistas acusando a Globo e outras de serem vendidas.
- É!
- Que são empresas que se preocupam apenas com o lucro e com a audiência.
- É!
- Quem vende não escolhe o cliente...
- É!
- Aí é só juntar lé com cré e correr pro abraço.
- É!
- Bah tchê! A Nariz está dando uma canseira no meu pobre contador de visitantes!
- É!
- Me lembra os tempos em que fui parar na página principal do Noblat (não tanto, mas me lembra).
- Poderosa, hein?

oliver disse...

Nariz

Permita-me meter minha colher neste caldo, pois de tv eu penso entender um pouquinho. Acho que é muito pior do que vocês imaginam; nas redações telejornalísticas não devem haver tais depoimentos porque eles sequer foram pautados. Não pensem vocês que não há um forte odor de traição no ar. O clima não está essa alardeada maravilha, com as tvs contabilizando os longínquos e duvidosos lucros de sua digitalização, sabe-se lá quando. O problema é outro. Passa por um determinado ministério da propaganda que acena drenar todos os recursos do maior anunciante deste país, repartindo-os entre seus próprios companheiros de gangue. Sem ele, quase todas as iniciativas televisivas privadas irão pro vinagre. Ou pra privada, se quiserem. Quem se arrisca a peitar este tsunami, se o brinquedo é uma mera concessão do Estado ? Pra quem gosta de entrelinhas cabe perceber a sutil, embora tardia, “correção” nos rumos editoriais da poderosa, desde que o anúncio do massacre se configurou. É isso que dá apoiar quadrilha. Agora dança.

Oliver disse...

Mais um pouquinho de tv

Quem não gravita este universo nem pode imaginar a tamanha promiscuidade entre o “sagrado” e o “profano” que acontece nos meio televisivos. Sou do tempo em que uma determinada rede de tv parava uma manhã inteira por semana para embalar sanduíches para distribuir na porta da outra, como uma espécie de provocação travestida em atitude social. Esta mesma rede que gasta quase uma primeira pra ser quase uma última, como bem podemos antever o que acontecerá quando o ministério da propaganda entrar neste embrulho. Perdem os telespectadores, como aliás sempre vem perdendo a sociedade no campo minado dessa quadrilha que assaltou nossos bolsos. Emburrecidos, não cobram das tvs aquilo que também não cobram de seus governantes; qualidade administrativa. Mas há um BigBrother salvador nessa história; quem viu entende. Está fácil arregimentar idiotas para malhar um único cristo, que nem é lá muito chegado a herói. O problema é que esses imbecis acabam por “construir” a figura de um líder pelo avesso; aquele que foi vítima de uma conspiração do poder. E tascam 90% de aprovação ao seu perfil heróico. Sabem quantos “ Collores” de plantão dá pra construir com essa massa indignada ? A poderosa já percebeu isso, e bate no cravo e na ferradura com especial maestria. A única coisa que não se encaixa nessa pintura é que o lado dito “direito” é tão ruim de mira quanto se mostra o lado dito “esquerdo”. Não há “ Alemão” que chegue pra representar os excluídos dessa festa pobre. Mas quem viver vai ver. Na internet, he he he.