quarta-feira, 25 de abril de 2007

Sem papas no bico...Agora sem bico

"Por que o Geraldo perdeu milhões de votos no segundo turno? Ninguém explica. A má vontade do PSDB no segundo turno foi evidente. Por que o material de campanha não chegava? São questões internas do partido.

A gente vê essas situações entre Geraldo e Serra. Parece que o Serra nunca gostou que o Geraldo tenha sido candidato. Não sei se ele ganharia, mas era a vez dele. Houve esse desgaste. Essas questões nos levam a uma situação difícil."

Da ex-deputada federal Zulaiê Cobra, ontem, anunciando seu afastamento do PSDB.

Confesso que nunca acompanhei muito de perto a carreira da ex-deputada. O que sei dela é isto que se viu ontem: sem papas na língua, jamais se furtou a dizer o que pensa. Nos últmos anos, em várias ocasiões, ela foi a única a dar voz aos nossos apelos da forma como nós, os verdadeiros oposicionistas, esperávamos que alguém fizesse.

Agora, ao se desfiliar, Zulaiê apresenta como justificativa exatamente aquilo que tenho batido quase que diariamente neste blog: a oposição frouxa que o PSDB tem feito, os amores de Serra, Aécio e, mais recentemente, de Tasso Jereissati para com Lula, além, é claro, de posturas passadas que permitiram a absolvição de tantos mensaleiros.

Poderia ter ficado nisso. Como é do seu perfil, porém, ela fez mais: levantou o véu da última campanha, apontando questões que o tucanato quer ver esquecidas porque que são o retrato de uma eleição que o partido, a contar pela postura da maioria dos seus integrantes, não quis realmente ganhar.

Acreditem: quando a ex-deputada pergunta "Por que o material de campanha não chegava?", ela está falando de mais do que simples logística. Está falando de boicote e dificuldades de acesso intencionalmente criadas. Quando se refere a "má vontade do PSDB no segundo turno", está se referindo a decisões concretas, como aquele ridículo intervalo de 12 dias entre o primeiro e o segundo turno, justificado, à época, porque se tratava de "uma outra campanha", mas que, no final, vimos não ser nada disso: a campanha não mudou e, o que é pior, o PT aproveitou aquele vácuo para lançar sua ofensiva contra as privatizações - também elas, bem sabemos, vítimas da má vontade tucana.

Zulaiê Cobra tem um caminho difícil pela frente. Primeiro, porque não está fácil escolher um bom partido no Brasil. Segundo, porque, salvo engano meu, será desqualificada por seus ex-colegas. No mínimo, porque eles não gostam de ouvir algumas verdades.

Desejo boa sorte a ela.

7 comentários:

Renato Lellis disse...

Ouvi um trecho de uma entrevista dela na Rádio Bandeirantes hoje e também fiquei impressionado.

Serra, Aécio,Tasso, Lula, Mangabeira, César Maia Jr, ela não poupou ninguém. É o tipo de discurso que deveríamos ouvir o tempo todo.

Espero que ela ache um partido que lhe dê voz e que ela mantenha este discurso.

Ao contrário dos políticos sem espinha de hoje falam algo, mas que à oferta de um cargo dizem que foram mal interpretados, ou que eram apenas bravatas...

Stefano disse...

NG, a distribuição de material eleitoral não é nada, perto do show de desfaçatez, covardia e canalhice explícitas dos tucanos...o que é Tasso Jereissati? ...ainda me dó na memória a imagem do Chuchu e sua ridícula jaquetinha-estatal...Essa gente perdeu deliberadamente a eleição mais fácil de todos os tempos.Que morram. Viva Zulaiê!

Aluizio Amorim disse...

Nariz: perfeito o seu comentário. Além disso rifaram Zulaiê, que é tucana histórica, fundadora do partido, na última eleição. Fizeram com que ela aceitasse uma suplência de Afif. Pode? O PSDB se agacha e pensa que poderá ter o eventual apoio do PT na próxima eleição. É bem como ela diz, o PSDB é um partido que está sendo devorado pelo governo. Além de safados os tucanos sofrem de um ingenuidade idiota.

Suzy Tude disse...

NG, parabéns pelo apoio à Zulaiê, principalmente por sua lucidez em condenar a politicagem que fazem dos partidos atuais um braço e um abraço à Lula e às esquerdas. E mais sério de tudo: politiqueiros que erguem a bandeira de seus próprios interesses, tornando boa parte de cidadãos que se opõe a tanta patifaria, roubalheira, cinismo enfim, apátridas na terra que lhes extorque não só através de impostos absurdos (sem o devido retorno), como a própria dignidade. E pensar que por um aumento do imposto do chá as colônias inglesas declararam uma guerra! Que povo somos nós?

Pet name disse...

Antes tarde do que nunca. Boa sorte!

Angela disse...

Estou tão aborrecida quanto ela com o PSDB. A Zulaiê é minha candidata sempre, espero que ela ache um partido digno dela. Uma mulher que foi fundadora de um partido com o falecido Mário Covas, merece o seu lugar na história. Também sempre fui eleitora de José Serra, mas eu não votaria nele nem para síndico de prédio...Aprecio as pessoas que respeitam o partido e José Serra não é essa pessoa.

marcos ramos disse...

NG

a zulaiê poderia ter levado a vaga no senado, se não a fizessem compor a chapa com o afif.

e sentou a lenha no ex-partido, na rádio bandeirantes hoje de manhã.

vamos torcer para que ela realmente encontre um bom partido, se é que ainda existe algum partido que preste no Brasil. mas ela terá meu voto para qualquer cargo que dispute.

segue o link para a entrevista dela na RB.

http://www.radiobandeirantes.com.br/audios/gente2504bzulaiecobra.mp3