segunda-feira, 2 de abril de 2007

Teoria da conspiração... Eu também tenho a minha, ora bolas!

E ela aconselha cautela com esta fórmula "quebra da hierarquia militar + militares de alta patente descontentes + presidente populista".

Uma venezuelização do quadro político nacional é tudo o que eles querem. Esta pode, aliás, ter sido a pedra de toque do governo tanto no que respeita ao desleixo com os relatórios recebidos desde 2003, quanto neste (aparentemente?) tresloucado desmando de Lula na última sexta-feira.

Alguém aí pode garantir que o PT não tem miliância dentro das forças armadas?

8 comentários:

Ângelo da C.I.A. disse...

Historicamente nossos militares são avessos ao petismo. O que me preocupa é pensar: QUanto custará a convicção destes militares? As arcas valerianas levaram para o lado de lá tanta gente que os odiava ( cabe destacar um em especial, Delfim Netto ) que cabe sim um certo temor quanto a esta crise institucional.

Dr. K disse...

O petismo não é um projeto só -- esse é o segredo de seu sucesso. As arcas valerianas não são tão fundas; o mistério do petismo consiste em que a contabilidade das ideologias é difusa, e eles conseguem prometer o impossível aos diferentes setores.

Quer dizer, há um aspecto internacionalizante do petismo (e as "bases" vivem saudando o avanço dos "ventos bolivarianos") que deve pôr a generália de cabelo em pé. Por outro lado, a ênfase num projeto "estratégico", "nacionalista" -- provavelmente cristalizado em algo mais específico convergente ao ideário militar -- pode ser suficiente como suborno ideológico.

Dr. K disse...

Aliás, bonito blogue, Nariz.

(N.G.: Obrigada, Dr. K. Seja bem vindo)

O Editor! disse...

NG,

"Todo governo populista precisa de um inimigo externo"

Só que este não quer um inimigo externo. Porque os países próximos são alinhados (Chavez, Evo, etc) e os EUA estão dando credibilidade e talvez nos dêem dinheiro.

Ele precisa de um inimigo interno. Alguém que lhe faça retomar o apoio popular por conta da rejeição de tal inimigo. Mas qual?
Antigos coronéis? Não.
Antigos desafetos? Não.
O crime organizado? Não.
A burguesia? Não.

Então quem?

Quem é o inimigo mais antigo dos comunistas aqui do Brasil? Quem pode ser combatido e escorraçado, quem pode tentar se levantar, mas que por conta de um discurso burro e/ou pilantra dos comunistas nunca mais teve apoio popular no Brasil?

Os milicos!

Eles ainda são odiados por 64. Eles ainda geram medo e revolta em muita gente. Eles não tem quem os defenda. Atacando-os, batem em alguém que o povo nunca irá defender. E se eles revidarem, será a senha perfeita: "Querem o Golpe novamente! Vamos impedir os militares de tomar novamente o poder, camaradas!"

E quem pode impedir os militares? Quem manda nos militares? Quem pode receber superpoderes e impedir outro 64? Seu comandante supremo. Seu comandande em chefe, como dizem os americanos. E quem é esse, mesmo?

Lula.

Aterrador o suficiente?

pepino disse...

Fala nariz!!!

Você já está colhendo apostas???

Eu acho que o presidente falastrão mexeu/quiz tirar a boquinha / botou a voracidade do partidão na tigela alheia.Eu acho que ele vai pagar caro por mais esse desmando.Eu , povão apóio os milicos!!! Cansei desse populismo inócuo - pernicioso!!! To cansado de ver bandidos em todos os lugares. O Bush vem ao Brasil discutir etanos e o partidão atravanca o país em termos de transito, segurança, aeroportos para levar o dono do mundo ver uma ong com meia duzia de meninos de rua tocando bumbo???? Mais uma oportunidade perdida.

pim disse...

NG, será que toda essa crise faz parte de um plano para desmoralizar as forças armadas brasileiras e provocar uma venezuelização do Brasil? Loucura, mas plausível...

Mãe Brasil disse...

Nariz querida,

Saudade...
Tudo bem?

Pensei que estava maluca de vez, mas graças a Deus vejo em seu post que minha "teoria da conspiração" não é tão maluca assim, e que não estou sozinha em minhas convicções.

Nariz, querida, quanto mais eu leio sobre isso, mas clara se torna a venezuelização do país...

Vem coisa feia por aí. Já vi esse filme antes, de pertinho...

Agora, só rezando. Nossos comandantes militares não conseguiram fazer nada, com a mídia corrupta coopatada por elles...

Que será de nós?!

Mãe Brasil, rezando sem parar, para ver se ajuda.

Beijos e abração pro Coronel.

Tunico disse...

NG, pode sim. E acho que é isso.